Tipos de liderança

Share

por Ronaldo Lundgren.

Existem dois tipos básicos para se exercer a liderança em qualquer organização. Eles são os tipos direto e indireto. O líder utiliza os dois constantemente. Talvez, o direto com maior frequência. Se a organização for grande, com muitos funcionários e filiais espalhadas por vários lugares, o tipo indireto tem sua importância aumentada.

Tipo direto

Olho no olho. Vendo as reações de cada um. Recebendo um feedback ao vivo. Seja por palavras ditas, seja por palavras faladas pelo corpo. O Lideranca Diretatipo direto tem essas grandes vantagens. Você pode variar o tom de voz, a velocidade que se comunica. Pode motivar seu interlocutor, acompanhando se ele está “comprando” a mensagem da forma que você espera. Você pode até reformular sua ideia inicial, incentivando que sejam apresentadas sugestões, de modo que todos se sintam comprometidos.

Tipo indireto

No caso indireto, o líder não disfruta das condições descritas anteriormente. Como você vai influenciar uma pessoa que não está próxima, que talvez nunca tenha lhe visto pessoalmente? Alguns técnicas ajudam a compensar essa distância. Vamos a elas.

Primeiramente, a mensagem a ser transmitida. A parte fundamental da mensagem pode ser resumida na leitura dos objetivos que você deseja que a organização trabalhe. Defina os objetivos com clareza. Não pode haver dúvidas sobre o que você pretende. Lembrando que os objetivos, sempre amparados nos valores e na cultura de sua organização, vão orientar como cada pessoa deve agir para chegar até eles.

Depois, escolha várias maneiras de passar essa mensagem. Por meio eletrônico, por filmetes, escrita, falando. Por meio da cadeia de comando: o líder maior, exercendo uma liderança direta, transmite para os diretores; estes para os gerentes; e assim vai até a quase totalidade da organização tomar conhecimento. Utilizar-se de todos esses meios, de forma redundante, é uma garantia de atingir as pessoas com mais eficiência. Se alguém não viu o email, pode assistir ao filmete ou ouvir sua mensagem.

Circulando

Em ambos os tipos de liderança, não deixe de circular pela organização, para sentir como a mensagem foi entendida e como está sendo executada. Mesmo em grandes organizações, saia do escritório e procure o retorno consultando o maior número possível de funcionários. A maneira informal de fazer esse tipo de checagem é a melhor. Você vai ser visto não apenas como aquele que manda os outros fazerem, mas como aquele que está junto, a despeito de suas responsabilidades e de uma agenda sempre atribulada.

Por Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta