Sinais de que você trabalha em um ambiente saudável

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Os 9 sinais de que você trabalha em um ambiente saudável

sinais de que você trabalha em um ambiente saudável

por Gabrielle de Loynes.

Você notou? Em dias de chuva, ansiamos por céu azul.

Então, quando chega o bom tempo, quando o sol está no zênite, você se acostuma. Céu sem nuvens, calor ambiente, clima tropical e suavidade do verão, tudo isso nos parece muito comum. O tempo está bom, o ar está ameno, o ambiente saudável e já nem reparamos.

Só tarde, quando regressam o frio e a chuva, é que nos arrependemos do clima de outrora.

No trabalho é a mesma coisa.

Demissões, esgotamento, licença médica, são muitas as manifestações de deterioração do ambiente de trabalho. Quando se torna tóxico, é identificado sem muita dificuldade. Mas, inversamente, como reconhecer os sinais de um bom clima de trabalho?

Para ajudá-lo a fazer um balanço e entender se seu ambiente de trabalho é saudável, conhecemos Alexandre Jost, fundador da Fabrique Spinoza, o think-tank da felicidade cidadã, e diretor educacional da Action Spinoza, sua subsidiária.

Pequeno barômetro do bem-estar no trabalho e os seus índices inconfundíveis…_

Barômetro de bem-estar: saiba como medir seu clima de trabalho

Para medir o bem-estar no trabalho, podemos usar um “barômetro”.

O termo não é escolhido por acaso. Já em 2017, o Observatoire de la Fabrique Spinoza usou esse conceito para medir a felicidade dos franceses no trabalho.

O barômetro é um instrumento de medição usado em meteorologia para avaliar a pressão atmosférica.

A pressão ambiente é o maior indicador do seu bem-estar ou mal-estar no trabalho. Porque não há clima de trabalho saudável, quando a pressão ambiente se torna pesada.

Clima tóxico: quando o trabalho vira tempestade…

Guerra de grupinhos, comportamento de pequeno chef, estresse e ansiedades…

“Há tempestade no ar, há água no gás”, poderia cantar Claude Nougaro, resumindo assim a previsão do tempo para o seu ambiente de trabalho.

O clima é elétrico. A tensão palpável. Reconhecemos aqui o ambiente de trabalho tóxico…

“O ambiente de trabalho tóxico ou insalubre é aquele que afeta a integridade do empregado”, explica Alexandre Jost.

Sua mente e seu corpo sofrem. Isso se manifesta por distúrbios, estresse, agressividade, até um impacto negativo em sua vida privada.

Além das licenças médicas, ou da chuva de demissões, isso resulta em deserção dos cargos.

“É um ambiente de trabalho onde os funcionários não vêm ou quase não vêm”, explica o especialista em felicidade cidadã. Eles ficam ansiosos só de pensar em voltar ao escritório. “Um fenômeno que não observamos num ambiente onde é bom trabalhar…”

Sol no zênite: não se deixe deslumbrar…

O ambiente saudável é aquele que não é tóxico.

Há muitos sinais positivos de um ambiente de trabalho saudável, e mesmo que não tenhamos naturalmente o reflexo de medir a temperatura quando o céu está azul e o sol está no zênite, “é preciso se questionar sobre sua condições de trabalho”, garante Alexandre Jost.

A vida cotidiana é absorvente e você pode se esquecer rapidamente de si mesmo.

No entanto, subestimamos o impacto que o trabalho pode ter em nossas vidas em geral. Quando sabemos que 2/3 dos franceses consideram que a sua vida sexual é afetada pelo trabalho, questionamo-nos! É precisamente necessário questionar-se, questionar as próprias condições de trabalho, para melhorar as coisas ao longo do caminho.

Só assim, medindo regularmente a temperatura ambiente, detectará os sintomas de deterioração ou não do seu clima de trabalho. Então, quais sinais observar para saber se nosso ambiente de trabalho é saudável ou não?

Esses são os sinais de um ambiente de trabalho saudável…

Seu espaço de trabalho é adaptado às suas atividades

Um espaço de trabalho saudável é aquele que permite que todos realizem suas atividades adequadamente, sem incorrer na ira do vizinho.

Por exemplo, você tem um local para fazer uma ligação silenciosa, uma sala de reunião para brainstorming da equipe, um espaço de convívio que recebe você para o coffee break, uma sala de descanso para o seu micro cochilo…

Em suma, “o layout do seu espaço de trabalho se adapta às suas atividades”, resume o especialista.

Isso é chamado de trabalho baseado em atividade. É uma filosofia de planejamento que visa projetar espaços de acordo com as atividades. Ou seja, um espaço que permite um clima de trabalho fluido e harmonioso.

Os móveis do seu escritório são ergonômicos

Você conhece a Emma? Este não é o seu colega atual (pelo menos esperamos que não), mas o protótipo do trabalhador de escritório em 2040.

Emma é difícil de ver, ela é corcunda, varizes, olhos vermelhos, pulsos e pernas inchados, barriga barriguda…

O sedentarismo do trabalho, reforçado pelo teletrabalho, afeta profundamente o corpo, lamenta Alexandre Jost.

Um espaço de trabalho saudável é, portanto, aquele que cuida do corpo de seus funcionários e de sua saúde no trabalho. É o caso de escritórios equipados com móveis ergonômicos.

Isso pode parecer material, mas é essencial.

Cheiros, luz natural, temperatura agradável, acústica, os nossos cinco sentidos são por vezes postos à prova. “Um espaço de trabalho saudável é aquele que estimula seu desenvolvimento e permite que você trabalhe melhor”, resume.

Seu espaço de trabalho está vazio às 20h (máximo!)

Quem pode se orgulhar de receber sushi e táxis de seu empregador para ficar no trabalho até as 23h?

Se o seu escritório ainda estiver cheio até tarde da noite, isso não significa que as pessoas trabalhem lá tão bem. Pelo contrário, desligar as luzes no espaço aberto às 20h é um bom sinal.

“Um ambiente saudável é aquele que permite um bom equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal”. O ambiente saudável de trabalho é compartimentado, não invade a esfera privada ou familiar. Físico ou digital, um ambiente de trabalho saudável é aquele que você pode desligar, sair e desconectar…

Mobiliário, disposição do espaço, horário e condições de trabalho… Claro que por “ambiente de trabalho saudável” entendemos tudo o que está relacionado direta ou indiretamente com o escritório.

Porém, o ambiente não para ali, brutalmente, na porta do escritório, como uma chuvarada pararia nos limites de uma região. Não, o clima de trabalho estende-se também a quem nele vive e governa.

Seus colegas e gerentes dizem “obrigado”

Mais do que nunca, o ambiente de trabalho deve permitir que as pessoas cuidem umas das outras. E, começa pelo reconhecimento: saber agradecer.

“Obrigado pelo seu trabalho”.

Um agradecimento detalhado, frequente, que dá lugar de destaque às emoções. “Obrigado por dedicar seu tempo para lidar com este arquivo”, “Obrigado por ser criativo”.

Um sincero obrigado deve ser automático.

Seu gerente pergunta “como você está?”

Não basta um “como vai você?”, perguntado vagamente pelos corredores. Nem daquelas perguntas que, lançadas automaticamente, não esperam resposta. Não vale também, “um ‘tudo bem?’ global, que aborda toda a vida da pessoa”.

O ambiente de trabalho saudável é baseado em gestão de apoio. De “liderança servidora“.

Aquela que levará em consideração o estado mental da pessoa, seu cansaço físico e moral e seu impacto em seu trabalho. Todos nós temos nossos dias de tempestade e nossos dias de céu azul. Nosso clima interno tem impacto em nosso ambiente externo.

Seu gerente mede regularmente a temperatura

Falando em clima interno, você já notou essas mudanças de humor?

Em um ambiente de trabalho saudável, o gerente costuma questionar seus funcionários para saber como eles estão. Ele toma o pulso, a temperatura.

Assim como o tempo tem seu boletim meteorológico, o gerente tem suas ferramentas digitais para sondar os corações.

Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para criar um barômetro da qualidade de vida no trabalho. Humor no trabalho, sorriso do dia, seja qual for o meio. O que importa é fazer regularmente uma pequena pesquisa interna para saber o moral das tropas.

O seu chefe pede a sua opinião

Outra pista para a qualidade do seu ambiente de trabalho está escondida no processo interno de tomada de decisões.

As pessoas estão preocupadas com a minha opinião?

Levam em conta o que eu penso?

Se a resposta for sim, então você está evoluindo em um ambiente saudável onde é ouvido. Todos os métodos de participação do empregado na tomada de decisão valorizam o trabalhador. Ao usá-lo, seu gerente mostra que você está contribuindo ativamente para a operação da empresa. É uma marca de confiança.

Você tem a capacidade de dizer “não”

A revolução digital no trabalho, acelerada pela pandemia, é boa. Menos transporte, menos reuniões, menos compromissos: todos nós economizamos tempo. Um ganho que compensamos com uma sobrecarga de atividades. Com a democratização da videoconferência e do teletrabalho, ganhamos em eficiência, mas em contrapartida a nossa lista de tarefas encheu-se e a frequência de burn-outs aumentou.

A carga de trabalho é mais pesada de suportar.

Um ambiente de trabalho saudável é, portanto, aquele em que você pode dizer ‘não’ ao seu chefe e ser ouvido de volta”. Aquele em que você se sente livre para estabelecer seus próprios limites e onde eles são respeitados.

Você tem o direito de cometer erros

Existe uma frase que ouvi e que me marcou profundamente, testemunha Alexandre Jost: ”o erro do colaborador é a razão de ser do gestor”.

Sem erro, sem gerente.

Ao contrário da crença popular, o erro é saudável, é humano. O ambiente de trabalho que cria as condições que permitem a ocorrência de erros, ao mesmo tempo em que fornece mecanismos para limitar as consequências, é um ambiente saudável.

Paradoxalmente, são as organizações que têm uma cultura do erro e que incentivam a sua formulação, as mais virtuosas e as mais confiáveis. E você, já errou sem receber a ira do seu gestor? Se sua resposta for positiva, diga a si mesmo que é um bom sinal.

Considerações finais

O tempo está bom, o céu está azul… Todas estas pistas provam que o seu tempo no trabalho está bom. Você trabalha em um ambiente saudável. Mime-se com um banho de sol, divirta-se.

Viva o momento, mas lembre-se de ficar de olho no clima, ele pode mudar a qualquer momento.

Todos os dias, meça a temperatura. O que diz o tempo? Qual é a pressão ambiente? E quais são as previsões?

Se o vento mudar e o tempo estiver ameaçador: tomem as devidas precauções, protejam-se. Espere até a próxima calmaria e aconselhe, talvez este seja o momento certo para se mexer.

Referência(s)

Gabrielle de Loynes

Artigo editado por Gabrielle Predko
Foto de Thomas Decamps

publicado
Categorizado como Motivação

Por Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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