O poder da comunicação na relação gerente-equipe

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O poder da comunicação na relação gerente-equipe

poder da comunicação

Uma comunicação saudável entre gerente e equipe está entre os fatores mais críticos para um trabalho eficiente e eficaz na vida empresarial.

A linguagem falada determina o poder da comunicação e pode afetar os processos de negócios de forma positiva ou negativa. Não se esqueça de prestar atenção em algumas dicas simples em sua linguagem diária de comunicação com sua equipe.

A comunicação é uma das áreas mais importantes na liderança.

A linguagem de comunicação deve ser forte para que um gerente gerencie bem sua equipe, seja um líder popular e use a autoridade de forma eficaz. O sucesso da linguagem inclui tanto a capacidade de trabalhar com eficiência quanto a capacidade de lidar com os personagens difíceis da equipe.

Se você acha que suas habilidades de comunicação não são muito boas, não se preocupe. Algumas dicas simples que você pode usar no dia a dia podem fortalecer suas habilidades de comunicação e fazer com que seus processos de negócios funcionem de forma mais saudável.

Use o poder das declarações, não das perguntas

Um dos primeiros passos da comunicação eficaz com as pessoas de sua equipe é usar declarações fortes em vez de perguntas nos processos de negócios.

      • “João, você pode preparar o relatório?”

Embora a pergunta possa parecer que vai facilitar as coisas, de acordo com especialistas, dizer “João, seria ótimo se eu pudesse obter o relatório hoje” é muito mais eficaz. Tanto para o trabalho quanto para um relacionamento bem-sucedido entre líder e membro da equipe.

Construir confiança ao falar

É claro que um estilo de fala tranquilizador tem um grande impacto em ser um líder eficaz.

Um estilo de fala confiante, dominante e consistente cria confiança e admiração entre os membros da equipe, ao mesmo tempo em que ajuda a estabelecer uma comunicação sólida.

Usar expressões que levam dúvidas não apenas causa desconfiança do outro lado, mas também afeta negativamente a comunicação.

Não esqueça de colocar o prazo

Geralmente, quando os gerentes querem um trabalho sem especificar uma data, há uma alta probabilidade de que o trabalho seja adiado.

Por esse motivo, dar um prazo a um trabalho é muito importante em termos de priorização de tarefas. Com um modelo de trabalho tão sistemático, o caminho para manter uma comunicação saudável será facilmente aberto.

Repita seu pedido

Apesar dessas dicas úteis, seus funcionários podem ocasionalmente questionar sua autoridade e optar por se opor a você em muitas questões.

Seu funcionário, por achar que o relatório que você pediu até o final do dia não é tão urgente, pode optar por adiar o trabalho. Nesse caso, nunca ignore a possibilidade de que seu funcionário também tenha razão.

Primeiro, olhe para a situação a partir desta perspectiva.

Se este não for o caso, se o seu funcionário estiver deliberadamente retardando o trabalho, certifique-se de repetir claramente sua solicitação:

      • “Obrigado por sua opinião. Mas obter o relatório hoje é crucial para concluir o trabalho.”

Falar com autoridade nem sempre é um talento natural. Especialmente se você for um novo gerente, aprenderá essas abordagens simples ao longo do tempo.

Ser capaz de conduzir uma linguagem de comunicação dessa forma não apenas fará com que você ganhe prestígio em sua equipe, mas também permitirá que você estabeleça um relacionamento eficaz.

Referência(s)

ikblog

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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