ESTILOS DE LIDERANÇA EM RELAÇÕES PÚBLICAS

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ESTILOS DE LIDERANÇA EM RELAÇÕES PÚBLICAS

liderança em relações públicas

Peter Drucker, popular consultor de gestão e autor, resumiu melhor os estilos de liderança com sua citação:

  • “Liderança é elevar a visão de uma pessoa a pontos altos, elevar os padrões de uma pessoa a um padrão mais alto, construir uma personalidade além de suas limitações normais.”

Quando se trata de estilos de liderança, eles são tão diversos quanto a variedade de alimentos em um bufê.

Nas relações públicas, a marca registrada dos líderes de RP bem-sucedidos pode estar nessas nove qualidades com base nos resultados de 16 estudos de liderança realizados desde 2005 pelo Plank Center for Public Relations da Universidade do Alabama.

O trabalho do Centro envolveu pesquisas, entrevistas e grupos focais com cerca de 4.000 profissionais, educadores e estudantes de relações públicas.

Liderando pelo exemplo

Liderar pelo exemplo foi citado por jovens profissionais de relações públicas como a qualidade mais importante que eles desejavam ver nos estilos de liderança de RP.

Executivos que demonstravam excelente comportamento e que eram mentores e modelos para seus pares eram vistos como possuidores dessas qualidades críticas de liderança.

Tomando uma decisão

Quando os profissionais seniores de RP foram questionados sobre isso, eles identificaram a capacidade na tomada de decisões estratégicas como o papel mais importante de um líder de RP. Eles disseram que um bom líder de relações públicas está imerso em participar com sucesso e confiança no processo.

Ética

Incorporar um forte conjunto de valores para fazer a coisa certa, enquanto pratica consistentemente os padrões profissionais, teve uma alta classificação entre os entrevistados.

Eles disseram que isso é crítico, não apenas para a própria reputação, mas também para a da organização e da profissão.

Conjunto de habilidades

Quatro níveis de habilidades de comunicação foram identificados pelos pesquisados. Eles incluíram:
1. habilidade técnica, para lidar com o mundo digital de hoje;
2. habilidade estratégica, a fim de criar estratégias e planejar com sucesso;
3. habilidade relacional, para boas relações interpessoais; e
4. uma habilidade de nível político. que exige capacidade de comunicação credível e verbal.

Autoconhecimento

Ter o autoconhecimento para orientar o desenvolvimento, formar relacionamentos e canalizar interações bem-sucedidas foi importante para os entrevistados.

Eles viram isso como vital para permitir que os profissionais de relações públicas se relacionassem melhor com os outros.

Um desejo de liderar

Por mais óbvio que possa parecer, os entrevistados sentiram que isso era fundamental para o sucesso de longo prazo de um líder de relações públicas.

Eles também sentiram que ter um forte desejo de liderar também fornece uma fonte contínua de energia, inspiração e aprendizado.

Ser transformador e inclusivo

Pesquisas anteriores revelaram que uma combinação de transformação e estilos de liderança inclusivos é a preferida pelos profissionais de relações públicas.

Ambos são considerados essenciais e eficazes para ganhar a confiança dos funcionários, bem como em conflitos. O lado transformacional oferece uma visão para o futuro enquanto o outro é colaborativo.

Mostre a Paixão

A essência da liderança é a paixão pelas relações públicas e o trabalho envolvido. Não só inspira os outros, mas também incentiva o desempenho exemplar.

Agente de mudança

A última descoberta foi encorajar os profissionais de RP a serem agentes de mudança dentro de sua organização. Criar uma cultura de comunicação aberta e modelar o comportamento ético promove um ambiente de excelência. Isso também serve de exemplo para o resto da organização.

Referência(s)

Ronn Torossian – Leadership Styles in PR

Por Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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