[CONFIRA!!!] O caminho da promoção na carreira

Share

O caminho da promoção na carreira

O caminho da promoção na carreira

Os principais passos para chegar a uma promoção.

Quem deseja alcançar uma posição de destaque no meio empresarial deve definir uma estratégia a longo prazo.

Na verdade, fora casos excepcionais de sorte, a carreira constroi-se passo a passo e todos os momentos de um profissional servem para avaliar o seu potencial.

Conheça os principais passos para chegar a uma promoção.

– Comece desde o dia 1!

Desde o primeiro momento em que entra na empresa, você está criando uma imagem e a desenvolvendo o seu perfil profissional.

A forma como se mostra aos outros e como se comporta, são avaliadas desde logo e é nesse momento que se começa a pesar se tem ou não o que é necessário para subir na carreira.

– Avaliações.

As avaliações de desempenho são momentos decisivos e acabam por ser a sua principal “carta de apresentação” na esfera organizacional.

Elas perpetuam-se em relação a chefes, simpatias e antipatias, por isso, não desvalorize a sua importância. Empenhe-se para obter a classificação que considera mais justa.

– Resultados.

À medida que vai alcançando metas e batendo objetivos, é importante que registre essa informação.

Há pessoas que fazem muitas coisas que se revelam importantes para a empresa, mas que num momento de confronto não são capazes de identificá-las.

Se for fazendo este exercício passo-a-passo é natural que tenha mais sucesso num momento destes.

– Mantenha uma boa relação com o seu chefe.

Esta é uma boa forma de assegurar-se de que terá alguém com influência a interceder a seu favor, quando surgir uma boa oportunidade.

Isto não quer dizer que se torne um “puxa-saco”, mas sim que consiga relacionar-se de forma positiva e não conflituosa com as suas chefias.

– Seja profissional.

Se tem a ambição de vir a ocupar um lugar de liderança, é importante que o seu comportamento seja exemplar.

Preocupe-se com uma postura correta e uma atitude irrepreensível com todos os que o rodeiam para, mais tarde, aqueles que neste momento são seus pares, não tenham nada a apontar.

– Seja um “jogador de equipe”.

É importante que não ignore ou tente atropelar os seus colegas.

Contribua ativamente para que toda a equipe ganhe, divida os êxitos e evite apontar dedos quando existem falhas. Lembre-se que um profissional é avaliado sob várias perspectivas e a forma como se insere na equipe é um dos critérios relevantes.

– Expanda os seus horizontes.

Se quer subir na carreira é importante que vá atualizando e adquirindo novos conhecimentos.

Para alinhar os seus objetivos com os objetivos da empresa tente adquirir as novas competências nas áreas que identifica como sendo críticas para o negócio.

– Não fuja das responsabilidades.

Peça mais trabalho, mostre-se disponível, torne-se “valioso” para a empresa.

Isto demonstra o seu interesse e demonstra também que está preparado para assumir maiores responsabilidades. No entanto, lembre-se que só deverá avançar para aquilo que consiga realmente assegurar. Caso contrário, a sua operação de marketing pode revelar-se um verdadeiro “tiro no pé”.

– Mantenha a calma.

Se as coisas não acontecerem com a rapidez que pretende, é importante que não esmoreça e que continue a trabalhar na direção do seu objetivo.

– Saiba parar.

Se tem dado tudo por tudo, teve calma para aguardar que o seu momento chegasse, sucederam-se oportunidades e nunca foi promovido, talvez esteja no momento de mudar de emprego. O caminho da promoção na carreira também passa por um plano B.

Referência(s)

Este artigo foi publicado no portal Sapo .

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta