Você precisa desenvolver seu plano de carreira para ter sucesso

Share

por Ronaldo Lundgren.

plano de carreira para ter sucesso

Você precisa desenvolver seu plano de carreira para ter sucesso

Muita gente não sabe bem o que quer. Quando consegue um emprego que pague suas contas, se dá por satisfeita. Outras pessoas, por sua vez, investem na capacitação profissional. Fazem diversos cursos. Aprendem outro idioma e, de fato, adquirem uma capacidade cognitiva importante para o mercado de trabalho.

Tanto aquele que se contenta com o emprego que lhe paga as contas quanto o outro que busca se aperfeiçoar precisam planejar seu desenvolvimento profissional e pessoal. Definir suas próprias metas, estipulando os objetivos a alcançar é assumir as rédeas de seu destino.

Algumas pessoas acreditam que nosso destino está traçado. Que não temos controle sobre nossas vidas. Para esses que assim o creem, vale lembrar que todos fazemos escolhas. O livre arbítrio está aí para comprovar.

plano de carreira para ter sucesso

Você pode interferir de maneira positiva na sua própria vida pessoal e profissional. Basta se planejar. Existem diversos modelos de plano de carreira, facilmente encontrados na internet.

O objetivo deste artigo não é oferecer mais um modelo. Ele ambiciona tratar de 5 pontos importantes para você. São pontos que remetem ao autoconhecimento e à automotivação. Sendo indicado para qualquer modelo de plano de carreira que você venha utilizar.

Conheça os elementos básicos para desenvolver um plano de carreira para ter sucesso:

  • trabalhar em um clima de colaboração;
  • estipular marcos a serem alcançados;
  • comemorar suas conquistas;
  • ter acesso a seus clientes;
  • avaliar seu desempenho.

Construir relacionamentos colaborativos

Adote uma postura que facilite a colaboração com outras pessoas. É especialmente importante ter um relacionamento colaborativo com seu chefe.

Reveja os relacionamentos profissionais que estejam interferindo no progresso de seu trabalho. Para aprimorar suas habilidades de colaboração, avise seus colegas de trabalho. Divulgue seu desejo de tornar seu relacionamento mais colaborativo.

plano de carreira para ter sucessoNa próxima tarefa que for realizar, convide um colega para trabalherem em colaboração. Quando houver discordância ou mesmo conflito durante a execução da tarefa, encare a discussão como uma etapa importante para você conhecer melhor seu colega.

Conflitos em um ambiente de trabalho acontecem com regularidade. Eles mostram que está havendo o comprometimento em fazer o melhor possível. No entanto, se o conflito descamba para desavenças pessoais, ele passa a ser danoso para o clima organizacional.

Aprenda a ouvir com atenção. Entenda as preocupações da outra parte. Reflita sobre o que está ouvindo. Deixe a outra pessoa perceber que você a compreendeu.

Em seguida, explique seus pontos de vista. Fale de suas preocupações. Seja paciente, mas assertivo. Continue até notar que a outra pessoa entendeu seus argumentos.

Quando seu comportamento se torna mais colaborativo, você descobre que o relacionamento também muda de outras maneiras. Como a colaboração é grande tanto em positividade como em cooperação, o respeito e a amizade passarão a se fortalecer. Com elas, a confiança entre os funcionários fica mais sólida.

Estipule marcos a serem alcançados

Marcos são sinais que servem para assinalar um determinado acontecimento. Seu plano de carreira deve incluir alguns marcos a serem atingidos. Eles são os sinais visíveis de avanço em direção a seu propósito. Graças a eles, seu progresso se torna tangível.

Na maioria das vezes temos a sensação de estarmos progredindo. Porém, encontramos dificuldade em comprovarmos o progresso que sentimos. Daí a importância dos marcos. Eles servem para nos motivar. Eles nos dão fatos concretos de sucesso.

plano de carreira para ter sucesso

Seu plano de carreira pode ter marcos, como: cursos de capacitação a fazer; sessões de coaching para aprimorar o autoconhecimento; tornar-se mais colaborativo no ambiente de trabalho; aprimorar o condicionamento físico; etc. Vale a pena dedicar um tempo na escolha e definição desses marcos. Afinal, eles vão lhe ajudar, psicologicamente, a manter seu moral elevado.

Comemore suas conquistas

As comemorações estimulam. Elas registram o momento de que valeu o esforço despendido.plano de carreira para ter sucesso

Há muitas maneiras de se comemorar. Escolha aquela que mais lhe agrada. Contudo, faça a opção por uma forma de comemoração que não traga arrependimentos depois. Não se vanglorie. Mas, comemore.

O fato de se vangloriar mostra o quanto você é excelente. Comemorar significa avançar numa etapa. Deixe claro que a comemoração é feita por ter cumprido uma tarefa que você considera importante.

Tenha acesso a seus clientes

Reconheça que seus clientes são todas as pessoas que recebem o resultado de seu trabalho. Normalmente, cliente é aquela pessoa que paga pelo produto ou serviço feito por você. Mas, existem outros clientes que estão ao seu lado.

Seu chefe, por exemplo: em algum momento você entregará a ele um relatório, uma avaliação ou um componente do produto/serviço sob sua responsabilidade.

plano de carreira para ter sucessoOutras vezes, o cliente é o seu colega de trabalho. Aquilo que você produz é repassado para ele, de modo que possa dar andamento ao processo que todos vocês estão participando.

Uma vez identificados quem são seus clientes, faça uma pausa para avaliar quais são mais importantes para você. Como tem sido sua interação com esses clientes? Você tem acesso a eles? Já perguntou se eles estão satisfeitos com aquilo que você entrega a cada um?

Ter acesso aos clientes permite corrigir detalhes que, muitas vezes, geram aborrecimentos perfeitamente evitáveis. Saber que você se preocupa em atender às expectativas de cada cliente demonstra maturidade profissional.

Avalie seu desempenho

plano de carreira para ter sucesso

Avaliar as melhorias é importante para o sentido de progresso em qualquer tarefa de longo prazo. Faça uma reflexão sobre seu desempenho. Seja sincero consigo próprio. Aprofunde o conhecimento sobre você próprio. (o artigo “Quem sou eu realmente?” ajuda a se autoconhecer).

Periodicamente, reveja suas atitudes segundo dois prismas:

  1. Resultados no trabalho.
  2. Relacionamento no trabalho.

Suas funções e atividades no trabalho devem ser cumpridas. É isto que a organização espera de todo funcionário. As metas estabelecidas precisam ser batidas. Os resultados no trabalho, portanto, são relativamente fáceis para uma autoavaliação.

No tocante ao relacionamento, há um pouco mais de dificuldade na hora de se autoavaliar. Uma boa dica é ver como você se encontra em termos de colaboração com outros colegas. Colaborar exige capacidade de trabalho em equipe, respeito a diferenças e responsabilidade.

Hora de agir

Com esta lista de 5 elementos básicos para desenvolver seu plano de carreira, é hora de agir.

Verifique se existem relacionamentos de trabalho não colaborativos que interferem em seu progresso. Determine o que você pode fazer para começar a mudar esses relacionamentos. Certifique-se de que você estabeleceu marcos para medir seu progresso.

Ao atingir esses marcos, não deixe de comemorar. Se há algo que o impede, retire essa barreira e celebre. Mas não se vanglorie. Procure seus clientes. Veja como o fruto do seu trabalho é recebido por cada um deles. Habitue-se a fazer sua autoavaliação. Trabalho e relacionamento são os dois pilares para pensar a respeito.

Antes de ir embora

Caso tenha gostado do artigo, compartilhe-o. Outras pessoas podem estar esperando uma dica sua para também progredirem na carreira.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta