Você conhece seu estilo de gestão?

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Você conhece seu estilo de gestão?

estilo de gestão

A maneira como você toma decisões e interage com seus funcionários diz muito sobre seu estilo de gerenciamento.

Você envolve sua equipe quando as decisões precisam ser tomadas? Ou será que prefere gerenciar sozinho? Talvez, deixe os processos de tomada de decisão totalmente para a equipe?

Este é apenas um dos muitos aspectos que ajudam a determinar qual estilo de gerenciamento você usa.

Abaixo, estão quatro dos estilos de liderança mais comuns. Qual deles o caracteriza como líder?

Não se pode dizer que um estilo de gestão é melhor que o outro. Além disso, é importante estar ciente de que diferentes situações exigem diferentes estilos de gestão. Pode, por exemplo, ser vantajoso agir a partir de um estilo de gestão em uma situação, e de outro estilo em outra ocasião – também dentro da mesma equipe.

Liderança autoritária

Você prefere tomar decisões com base em seus próprios pontos de vista, em vez de trazê-los para discussão em sua equipe? Portanto, provavelmente prefira o estilo de gestão autoritário.

Como líder autoritário, você se encaixa melhor em locais de trabalho onde são necessárias decisões rápidas ou onde o nível de competência e experiência da equipe é relativamente baixo.

Sua força como líder com estilo de liderança autoritário é principalmente dominar a definição da agenda para equipes que não têm objetivos comuns ou dependem do líder para tomar todas as decisões.

Um dos maiores desafios que você enfrenta é a dificuldade em motivar ou inspirar os funcionários. Além disso, você não gosta muito de delegar responsabilidades para utilizar todos os pontos fortes da equipe.

As soluções comuns não estão em foco e, com o estilo de gerenciamento autoritário, você corre o risco de perder a contribuição construtiva dos funcionários. Os membros da equipe muitas vezes se sentirão inseguros em apresentar novas ideias que possam ir contra suas próprias ideias como líder.

Um líder autoritário:

  • Não estimula comentários e ideias dos funcionários;
  • Concentra-se nos resultados e não nos meios para alcançá-los;
  • É determinado em uma discussão com a equipe;
  • Tem a última palavra e, portanto, sempre toma a decisão final.

Áreas de desenvolvimento para o líder autoritário

Com um curso de team building e team development, é possível reforçar suas capacidades de liderança para que, através de uma comunicação construtiva, possa desenvolver o espírito de equipe e fortalecer a motivação, a inovação e a resolução conjunta de problemas.

Cursos de coaching baseado em gerenciamento ajudam você a utilizar todo o potencial de seus funcionários. Cada indiviíduo é motivado por diferentes fatores, e um bom gerente deve ser capaz de identificá-los em cada membro da equipe.

Ao treinar seus funcionários, você pode criar lealdade, comprometimento e satisfação, o que leva a melhorias no desempenho geral da equipe.

Gestão transacional

Como líder transacional, você prefere usar recompensas e “punições” para atingir metas e garantir o alto desempenho da equipe.

Normalmente, se concentrará na otimização do desempenho atual da equipe antes de lidar com metas futuras e soluções de tarefas.

Sabe-se que a gestão transacional é particularmente eficaz em situações de crise e quando projetos detalhados precisam ser executados. Isso porque os gestores transacionais estão atentos aos detalhes e ao esforço de trabalho dos colaboradores, de forma que erros e desvios são identificados e corrigidos imediatamente.

Se você prefere o estilo de gerenciamento transacional, seu desafio é que você se sente mais confortável trabalhando dentro de estruturas fixas e metas quantitativas, o que muitas vezes inibe a capacidade da equipe de inovar, desenvolver e ser criativa.

O estilo de liderança transacional geralmente é mais bem-sucedido nos níveis mais baixos de uma organização. Os gerentes que desejam avançar em suas carreiras para cargos mais altos geralmente são aconselhados a usar elementos de outros estilos de liderança.

Um gerente transacional:

  • Monitora de perto o desempenho do trabalho dos funcionários;
  • Centra-se na eficácia dos meios e no resultado;
  • Motiva a equipe com recompensas e novos desafios;
  • Implementa soluções e decisões globais.

Dica: O gerente transacional pode se beneficiar do desenvolvimento fazendo cursos de inovação e gerenciamento de mudanças.

Áreas de desenvolvimento para o gerente transacional

Os cursos de inovação podem ajudá-lo a desenvolver uma mentalidade inovadora e criativa que pode ajudar a organização a melhorar efetivamente a resolução de problemas e a tomada de decisões.

Como gerente transacional, você está acostumado a processos padronizados e decisões fixas.

Uma maneira de pensar mais flexível e a capacidade de implementar mudanças podem contribuir muito para aumentar a eficiência da sua organização.

Com um curso de gestão de mudanças, você poderá integrar novas medidas, como tecnologias e processos, e abrirá novas abordagens para o monitoramento empresarial e gerenciamento do desempenho de sua equipe.

Liderança democrática

Se você prefere ouvir as opiniões dos outros antes de tomar a decisão final, então a liderança democrática é provavelmente o seu estilo de liderança preferido.

Como gerente democrático, você também demonstra confiança nos funcionários, delegando tarefas pelas quais eles têm total responsabilidade.

Isso ajuda a promover um ambiente de trabalho motivador que é um pré-requisito para colaboração, discussões e pensamento criativo. Também faz com que cada membro da equipe se sinta valorizado e produtivo.

O desafio para você como líder democrático é que sua falta de envolvimento nas tarefas diárias pode fazer com que você não perceba se o desempenho da equipe cai. Por isso, é importante que a gestão democrática seja apoiada por um certo grau de controle e medição de desempenho.

Um estilo de gestão democrático também pode fazer com que se perca tempo com longas discussões e reuniões desnecessárias e improdutivas, impedindo o cumprimento de metas e prazos.

Um líder democrático:

  • Incentiva a discussão e troca de ideias dentro da equipe;
  • Estabelece diretrizes sobre como uma tarefa deve ser resolvida, mas deixa o funcionário no comando;
  • Toma decisões finais com base nas opiniões e informações da equipe;
  • Enfatiza os objetivos de longo prazo e não os meios pelos quais eles são alcançados:
  • Fornece feedback contínuo aos membros da equipe e os motiva a atingir metas de longo prazo.

Dica: Considere um curso em Lean ou gerenciamento de reuniões se você tiver um estilo de gerenciamento democrático.

Áreas de desenvolvimento para o líder democrático

Aqui você pode ter uma visão geral de quais áreas de treinamento podem ajudá-lo a se tornar um líder ainda melhor, que inspira cada membro da equipe e fortalece o desempenho de sua equipe.

Os cursos de gestão de reuniões ajudam a garantir reuniões eficazes, onde ideias e recursos são utilizados da melhor forma possível, para que as atividades da sua organização continuem produtivas.

Com um curso de gestão de reuniões, você obtém ferramentas para fortalecer a priorização e a comunicação do conteúdo das reuniões, garantindo assim que todos os objetivos sejam alcançados por meio de planos de ação concretos, divisão de responsabilidades e afins.

Com um curso Lean, você pode agilizar consideravelmente os processos de sua equipe com base no que gera valor para seus clientes. O Lean pode ajudá-lo a garantir alta produtividade na organização, e as tarefas existentes podem se tornar mais eficientes continuamente, com melhores resultados como resultado.

Leia mais sobre como você pode desenvolver suas habilidades de liderança como um líder democrático. Descubra aqui quais são os seus pontos fortes e fracos.

Gestão laissez-faire

Como gerente laissez-faire, você prefere dar aos funcionários a liberdade de assumir a responsabilidade pelas tarefas e decisões finais.

O aumento da responsabilidade geralmente promove a sensação de ser valorizado, bem como a lealdade da equipe.

Se você é um gerente laissez-faire, provavelmente reconhece que raramente se envolve nas tarefas diárias. Esse estilo de gerenciamento, portanto, funciona melhor em equipes que são profissionalmente competentes e experientes e capazes de tomar decisões importantes e decisivas.

No entanto, o alto grau de liberdade e falta de liderança, que caracteriza o estilo de gestão laissez-faire, pode fazer com que os funcionários fiquem inseguros sobre a resolução de tarefas e o alcance de metas.

A falta de feedback e conselhos de você como gerente pode, na pior das hipóteses, resultar na queda do desempenho da equipe.

Como um gerente laissez-faire, você não dá importância ao fato de que as tarefas delegadas sejam executadas e que padrões satisfatórios sejam mantidos.

Um líder laissez-faire:

  • Em grande parte, delega tarefas e responsabilidades a seus funcionários;
  • Valoriza a contribuição pessoal de cada funcionário;
  • Incentiva iniciativas e pensamento independente na equipe;
  • Dá a sua equipe a liberdade de tomar suas próprias decisões;
  • Coordena e motiva em vez de ditar decisões.

Dica: você é um gerente Laissez-faire? Considere um curso de gerenciamento de conflitos ou coaching

Áreas de desenvolvimento para o gerente Laissez-faire

As habilidades de coaching são extremamente importantes para a grande maioria das funções de liderança modernas, mas para você como um líder laissez-faire, o coaching pode ajudá-lo muito a fortalecer o desempenho de sua equipe.

Com um curso de coaching, você obtém ferramentas para dar feedback positivo e construtivo aos seus funcionários, fortalecendo o desempenho e a motivação.

Você provavelmente não desempenha um papel importante em sua equipe e, portanto, mesmo pequenos conflitos cotidianos podem ter grandes consequências para o espírito de equipe, já que não há um líder para lidar com eles.

Com um curso de gestão de conflitos, você obtém ferramentas para solucionar conflitos entre seus colaboradores de forma construtiva, de maneira que o desempenho da equipe seja mantido e fortalecido e os objetivos da organização sejam alcançados de forma satisfatória.

Referência(s)

 

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Categorizado como Liderança

Por Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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