Liderança colaborativa

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Liderança colaborativa

liderança colaborativa

Envolver a inteligência coletiva para alcançar resultados além das fronteiras organizacionais.

A liderança colaborativa é uma fonte cada vez mais vital de vantagem competitiva nos atuais ambientes de negócios altamente conectados, baseados em equipes e orientados para parcerias.

No entanto, poucos líderes foram treinados para liderar de forma colaborativa. Especialmente aqueles em níveis mais altos que subiram na hierarquia organizacional em uma era diferente.

Conheça as principais práticas de liderança colaborativa e as competências críticas de liderança associadas a ela.

Definindo Liderança Colaborativa

Os líderes de hoje precisam de um repertório expandido de habilidades e uma nova mentalidade para ter sucesso em um ambiente de negócios cada vez mais acelerado, caótico e altamente competitivo.

Eles devem ser capazes de pensar estrategicamente em um contexto global. Precisam articular uma visão inspiradora entre culturas e fazer escolhas sábias em meio à complexidade e à incerteza.

Também, devem liderar equipes globais, construir redes dinâmicas e aumentar a capacidade da empresa de competir em todo o mundo.

Cada vez mais, isso exige liderança colaborativa. Bem como a criação de culturas colaborativas que possam aproveitar o conhecimento e a experiência de todas as partes interessadas para inovar, fazer parcerias eficazes, competir e vencer.

Por liderança colaborativa, queremos dizer o

  • processo de envolver a inteligência coletiva para entregar resultados além das fronteiras organizacionais quando os mecanismos comuns de controle estão ausentes.

Baseia-se na crença de que todos nós juntos podemos ser mais inteligentes, mais criativos e mais competentes do que qualquer um de nós sozinho. Em particular, quando se trata de abordar os tipos de problemas novos, complexos e multifacetados que as organizações enfrentam hoje.

Exorta os líderes a usar o poder de influência em vez da autoridade posicional para engajar e alinhar pessoas, focar suas equipes, sustentar o ímpeto e ter bom desempenho.

O sucesso depende da criação de um ambiente de confiança, respeito mútuo e aspiração compartilhada em que todos possam contribuir plena e abertamente para alcançar os objetivos coletivos.

Relacionamentos

Os líderes devem, portanto, se concentrar nos relacionamentos, bem como nos resultados, e o meio pelo qual eles operam é a conversa de alta qualidade.

Veja através da complexidade as principais coisas que você deve fazer para ter sucesso – então co-crie um “plano para vencer” que todos entendam e sejam apaixonados por alcançar.

Crie alinhamento, engajamento e responsabilidade mútua entre todos os membros da equipe.

“Criar um mundo melhor requer trabalho em equipe, parcerias e colaboração, pois precisamos de um exército inteiro de empresas trabalhando juntas para construir um mundo melhor nas próximas décadas. Isso significa que as corporações devem abraçar os benefícios da cooperação umas com as outras.” (Simon Mainwaring – Consultora de branding premiada, diretora criativa de publicidade, especialista em mídia social e blogueira).

Trabalhar dessa maneira pode ser um desafio para os líderes que estabeleceram um histórico de sucesso ao exercer comando irrestrito sobre as pessoas e os recursos sob seu controle.

Poucos líderes foram treinados para liderar de forma colaborativa, especialmente no nível sênior e, em muitos casos, a cultura e os sistemas de recompensa nas organizações desencorajam a colaboração.

Desenvolver líderes com capacidade de colaboração e criar culturas alinhadas, portanto, andam de mãos dadas. É um trabalho incrivelmente desafiador, mas cada vez mais vital para o sucesso dos negócios.

O Contexto para a Liderança Colaborativa

Uma abordagem colaborativa não substituirá totalmente a liderança de comando e controle na maioria das empresas.

No entanto, uma multiplicidade de forças está impulsionando a crescente necessidade de liderança colaborativa nas organizações de hoje, principalmente a globalização e a revolução das TIC.

As empresas devem alinhar a estratégia, coordenar as operações, gerenciar equipes e alavancar sinergias em estruturas organizacionais cada vez mais complexas e distribuídas.

Hierarquias mais planas, estruturas matriciais e equipes multifuncionais são cada vez mais comuns, o que significa que os líderes geralmente precisam trabalhar com pessoas sobre as quais não têm autoridade formal.

Os gerentes precisam envolver os funcionários de forma mais completa em todos os níveis para melhorar a eficiência, aumentar a agilidade, entender as necessidades do cliente e inovar.

As equipes precisam recorrer a diversas perspectivas dentro e fora da organização para resolver problemas e identificar oportunidades. Especialmente quando as formas familiares de trabalho não se aplicam mais.

O sucesso de modelos de negócios baseados em parcerias, alianças estratégicas e complexas redes de suprimentos depende da capacidade de colaboração.

Impulsionando tudo isso está a vertiginosa evolução das tecnologias de informação e comunicação. Principalmente as redes sociais e de negócios instantâneas, que .atravessam todas as fronteiras organizacionais.

Embora muitas empresas ainda estejam encontrando seu caminho quando se trata de usar mídias sociais e outras tecnologias interativas de forma produtiva, elas estão transformando a forma como as pessoas se conectam, como as empresas operam, como as empresas competem e como as comunidades se organizam e se governam.

Referência(s)

Oxford Leadership – Collaborative Leadership

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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