Traços de uma liderança inclusiva

Share

Traços de uma liderança inclusiva

traços de uma liderança inclusiva

por Juliete Bourke.

Conheça as seis principais características da liderança inclusiva.

Liderança inclusiva é um tipo de liderança que valoriza e respeita as diferenças individuais de cada pessoa, promovendo um ambiente de trabalho diverso, inclusivo e colaborativo.

As organizações que adotam a liderança inclusiva tendem a ter uma cultura mais forte e uma equipe mais engajada e produtiva.

Mas o que é necessário para ser um líder inclusivo?

De acordo com um estudo da Deloitte, existem seis traços de liderança inclusiva que os líderes eficazes devem possuir:

Compromisso com a diversidade

Líderes inclusivos valorizam a diversidade e estão comprometidos em criar um ambiente de trabalho onde as diferenças são valorizadas e respeitadas.

Cognição cultural

É importante que os líderes inclusivos entendam a abrangência da diversidade cultural e trabalhem para compreender as perspectivas únicas de cada indivíduo e de cada cultura representada na equipe.

Flexibilidade cognitiva

Ser flexível nesse momento é fundamental. Líderes inclusivos são capazes de mudar suas perspectivas e adaptar seu estilo de liderança para atender às necessidades de uma equipe diversa.

Empatia

Precisa ter compaixão. Líderes inclusivos têm a capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas e entender suas perspectivas, sentimentos e necessidades.

Comportamento desafiador

Não pode se conformar com a retórica de que “isso é parte da cultura da organização”. Líderes inclusivos desafiam o status quo e as normas culturais que não são inclusivas, criando um ambiente de trabalho mais diverso, inclusivo e colaborativo.

Habilidade de engajamento

Ninguém faz nada sozinho. Neste tema, então… Líderes inclusivos são habilidosos em engajar a equipe e criar um ambiente de trabalho que promove a colaboração, a inovação e o crescimento profissional.

Considerações finais

Ao adotar esses seis traços, os líderes podem promover a inclusão em suas equipes e criar um ambiente de trabalho mais diverso, inclusivo e colaborativo.

Com uma liderança inclusiva, as organizações podem obter benefícios significativos, incluindo maior engajamento da equipe, maior produtividade e uma cultura mais forte e inovadora.

Referência(s)

Juliete Bourke. “Six signature traits of inclusive leadership

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta