Saber ouvir é importantíssimo

Share

por Ronaldo Lundgren.


Saber ouvir é importantíssimo

Quais as 3 coisas mais importantes que você ouviu de cada pessoa que você teve contato hoje? Saber ouvir é importantíssimo.

Se conhecer você mesmo é fundamental, saber ouvir o que os outros têm a dizer é questão de sobrevivência. No mundo do conhecimento em que estamos imersos, não caia na asneira de pensar que você está lidando com um/uma bobão/bobona.Pessoa com Smartphone

Você faz um comentário, emite uma opinião ou traz a “última notícia” para um companheiro, pode estar certo de que ele só não sabe daquilo se não quiser. Com um smartphone na mão ele tem o mundo ao seu alcance. E rápido.

Aprenda a ouvir

Portanto, aprenda a ouvir. Se você é daqueles que já antecipa o final de um raciocínio que está sendo exposto por um funcionário, pensando que você tem o grande quadro na cabeça, enquanto ele só está vendo uma parte, lembre-se da estória dos 4 cegos e o elefante.

Depois de tocarem, separadamente, a cauda, uma perna, a tromba e o rabo, cada um deles passou a descrever o elefante conforme haviam percebido pelo tato. Faltou-lhes juntar as partes para formarem o animal por inteiro.

Pode ser que você, por se achar mais preparado (eu queria dizer mesmo era “por se achar a última coca-cola no deserto”), esteja perdendo a oportunidade de juntar mais um pedacinho ao todo.

Além disso, ouvir um funcionário com real interesse vai passar a mensagem de que a opinião dele é importante para a empresa. E é mesmo! Você vai ver como essa prática ajuda a motivar as pessoas. A notícia vai correr como um rastilho de pólvora. O líder, a despeito de todo o seu conhecimento, perguntou o que um funcionário achava sobre a última medida adotada.

Lembrar 3 coisas

Para incorporar esse hábito a sua rotina, experimente lembrar 3 coisas ditas pelas pessoas que você teve contato durante o dia. Aqueles pontos que lhe chamaram a atenção, anote-os. Mesmo que não saiba bem para que servem no momento.

Com o tempo, você vai perceber detalhes de como anda o ambiente de trabalho; vão aparecer ideias que podem reduzir custos; comentários que vão indicar o nível de conhecimento sobre a missão e a visão de futuro da empresa. Acima de tudo, você vai identificar com mais propriedade as características pessoais e profissionais de cada um dos colaboradores.


Outro benefício do “ouvir” está relacionado ao movimento. Deixe-me explicar melhor: o líder tem que andar pela empresa. Não pode ficar encastelado, esperando que os outros lhe tragam as notícias da empresa. Tem que andar.

Sei que a rotina e a burocracia vão tentar lhe amarrar à cadeira. Resista. Encontre um tempo de percorrer os corredores, de ir aos locais onde acontece o burburinho do pessoal. Ali que o conhecimento é passado. Ali que se formam os laços de relacionamento. Não é pra fofocar. É momento para ouvir. Quem sabe até explicar alguma decisão que não foi bem assimilada pela equipe.

Não deixe de ouvir seu pessoal. Eles querem o bem da empresa tanto quanto você. Se um puxa-saco se aproximar, aproveite para estabelecer limites. Não se deixe picar pela mosca azul. Aquela que torna o líder um infalível.

Você vai se entusiasmar com os achados que chegarão até você.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

2 comentários em “Saber ouvir é importantíssimo”

Deixe uma resposta