Otimismo

Share

por Alda Andrade*

Otimismo

 

Otimismo

Por definição, otimismo é uma disposição para ver as coisas pelo lado bom e esperar sempre uma solução favorável, mesmo nas situações mais difíceis.

Para manter uma vida saudável acreditamos que a felicidade e o otimismo se permeiam numa perfeita combinação quando se está de bem com a vida.

Quem pensa positivamente leva vantagem

Pesquisadores da Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, acompanharam quase que 100 mil mulheres durante oito anos, e concluíram que as mais esperançosas apresentaram riscos 9% menores de desenvolverem cardiopatias e 14% menos probabilidade de morrer devido a qualquer outra doença que não seja do coração.

E além da menor tendência de desenvolver depressão, estresse e pressão alta, elas costumam fumar menos, se alimentar melhor e se exercitar mais.

Os homens foram objeto de outro estudo, desta vez pelo Instituto de Saúde Mental, na Holanda, com 545 participantes. No grupo dos que acreditavam que seus projetos se realizariam, houve redução de 50% nas mortes por males cardiovasculares. A explicação: tal postura estimula o organismo a liberar substâncias como serotonina e dopamina, neurotransmissores que afastam o nervosismo e protegem os vasos.

Equilíbrio e bom senso

Se o sujeito só espera coisas boas da vida, pode deixar de tomar importantes passos para se prevenir contra as adversidades inerentes do cotidiano. E, muitas vezes, para ele é mais complicado superar obstáculos quando o que planejou dá errado. O que quero dizer, que o essencial é ter equilíbrio e bom senso.

Os comportamentos podem ser influenciados por diversos fatores, como a presença de doenças físicas, que provocam um retraimento geral, ou por falta de micronutrientes, como o aminoácido triptofano, precursor do transmissor químico serotonina e, portanto, imprescindível para o bom humor e o otimismo.

A família tem grande influência. Pessoas naturalmente otimistas geralmente vêm de um lar em que predomina o diálogo e descontração.

Já as pessoas mais confiantes, em geral têm uma vida com mais alegria e felicidade, conseguindo encarar os desafios com energia e se recuperando rapidamente dos problemas.

Uma coisa é certa: coisas ruins acontecem com todo o mundo. Não importa se você é otimista ou pessimista, tragédia, morte na família, desemprego, violência não escolhe quem vai atacar. Mas outra coisa é mais certa ainda: o otimismo facilita aquela volta por cima tão necessária.

…Assim, ser otimista é uma necessidade básica. Carregue esta certeza com você de que se alguém experienciou a felicidade, então isto é possível para você.

Considerações finais

Diante do exposto compartilho Josué 1: 9 : “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde andar”.

* ALDA ANDRADE (Psicóloga )

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

5 comentários em “Otimismo”

  1. Parabéns pelo artigo sobre OTIMISMO, sua iniciativa está sendo maravilhosa, escrevendo sobre assuntos bastante interessantes.
    A Dra Alda Andrade, escreve de uma maneira que atinge a todos os níveis , aproveito para parabenizar esta profissional dedicada.
    Sugiro que seja passado para os leitores, temas que venham a nós como forma de ajudar , por exemplo, AMOR, pois em todas as nossas situações do dia a dia.

Deixe uma resposta