Fatores que influenciam a motivação e o comprometimento com o trabalho
Todos os dias que nos dedicamos a uma atividade profissional, nosso ambiente de trabalho é fonte de motivação ou desmotivação para nós.
Este ambiente influencia diretamente nosso compromisso com a empresa. Como explicar esse fenômeno?
A necessidade de se sentir importante
A necessidade de se sentir importante é intrínseca ao ser humano. Estimula a autoestima e promove o bem-estar.
Mary Kay Ash, que se tornou bilionária por construir a Mary Kay Cosmetics, recomenda imaginar que todas as pessoas que você conhece estão usando um adesivo que diz:
“Faça-me sentir importante”.
Para satisfazer a necessidade de cada um de seus funcionários de se sentir importante, você deve estar ciente de como interage com essas pessoas, mesmo em seus menores gestos.
James MacGregor Burns, um cientista político americano, escreveu um livro chamado Leadership (Harper & Row, 1978), ganhando o prestigioso Prêmio Pulitzer.
Neste livro notável, ele escreve:
“Na vida real, o conselho mais prático para os gestores não é tratar os peões como peões, nem os príncipes como príncipes, mas as pessoas como pessoas“.
Tratar as pessoas com respeito gera respeito
Não está em seu poder tratar as pessoas com respeito e garantir que outros membros da administração façam o mesmo?
Embora todo ser humano mereça ser tratado com respeito, muitos líderes apontam que você precisa tratar aqueles que trabalham para você com o maior respeito para incutir neles um sentimento de pertencimento.
O reconhecimento pelo bom trabalho é desejado e conquistado
De acordo com uma pesquisa da American Psychological Association (APA) de 2012, sentir-se valorizado é um indicador chave do desempenho no trabalho.
Colaboradores que se sentem valorizados são mais propensos a investir em seu trabalho, pois se sentem satisfeitos e motivados.
Todos devem realmente obter reconhecimento por seu trabalho. Connie Podesta e Jean Gatz, dois consultores de gestão, escreveram um livro chamado “Como ser a pessoa que as empresas de sucesso lutam para manter” (publicado pela Simon & Schuster em 1997).
Segundo os autores, é importante que cada líder leve em conta a necessidade de reconhecimento de seus colaboradores. Ignorar essa regra de conduta teria, segundo eles, efeitos desastrosos no comprometimento e motivação dos funcionários.
Uma cultura corporativa inspiradora
Independentemente do seu setor – se você oferece um serviço ou produto – é importante que a cultura da sua empresa seja imbuída de significado.
Estudos de McKnight, Kashdan e Todd realizados em 2009 mostram que as pessoas que têm uma motivação ou propósito específico são mais criativas e bem-sucedidas.
Uma pesquisa de Adam Grant, da Wharton Business School, mostra que mesmo funcionários insatisfeitos se sentem melhor no trabalho quando dedicam tempo a boas causas.
Esses achados mostram que os programas de trabalho apoiados são eficazes não apenas porque as pessoas recebem ajuda, mas também porque podem oferecê-la.
Isso não é surpreendente, pois somos seres fundamentalmente sociais. Acreditar que as interações no local de trabalho são apenas trocas transacionais é um erro.
De acordo com um estudo britânico de 2014 da AAT, camaradagem e reconhecimento são ainda mais importantes para muitos trabalhadores do que um alto salário.
Para aumentar a satisfação dos seus colaboradores e atuar diretamente na sua motivação e empenho, deve, portanto, focar-se em:
- o sentimento de realização;
- a gratidão;
- desafios no trabalho;
- a responsabilidade; e
- crescimento e desenvolvimento pessoal.