Autoaceitação é o antídoto para o auto-julgamento

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Autoaceitação é o antídoto para o auto-julgamento

Aprendendo a ser verdadeiramente livre e feliz

Autoaceitação é o antídoto para o auto-julgamento

por Thomas Oppong.

Mark Twain disse uma vez:

“A pior solidão é não se sentir confortável consigo mesmo”.

Ele não podia estar mais certo.

Se você finalmente aceitar a si mesmo e suas vulnerabilidades, sua vida será muito mais libertadora.

De acordo com a Dra. Tara Brach, autora da Radical Self Acceptance, os sentimentos de vergonha e indignidade são a fonte de muitos problemas que experimentamos com nossos relacionamentos, carreiras e empreendimentos criativos.

Autoaceitação é a capacidade de aceitar a si mesmo como você é, em vez de como você gostaria que fosse, ou como gostaria que os outros o percebessem.

Isso o liberta de uma preocupação excessivamente alta com o que as outras pessoas pensam sobre você.

Autoaceitação é o sentimento de satisfação consigo mesmo, apesar de suas fraquezas e independentemente de seus comportamentos e escolhas passados. É necessário para uma boa saúde mental.

Quando nos aceitamos, somos capazes de abraçar todas as facetas de nós mesmos – não apenas as partes positivas. A autoaceitação pode ser a chave para uma vida mais feliz. Mas é o hábito feliz que muitas pessoas praticam menos.

Como Robert Holden coloca em seu livro Happiness Now!

“Felicidade e autoaceitação andam de mãos dadas. De fato, seu nível de auto-aceitação determina seu nível de felicidade. Quanto mais autoaceitação você tiver, mais felicidade você se permitirá aceitar, receber e desfrutar. Em outras palavras, você desfruta de tanta felicidade quanto acredita que merece”.

Se você não sabe o que os outros pensam de você e não se julga em muitas situações da vida, a autoaceitação provavelmente é irrelevante.

Mas para muitas pessoas, a autoaceitação é uma luta diária. Elas sempre duvidam de si mesmas.

Pensamentos negativos

E com mais dúvidas surgem ainda mais pensamentos negativos sobre si mesmas. E pensamentos mais negativos podem rapidamente se tornar sua realidade.

O amargo é que nunca estaremos livres dos sentimentos de desespero ou de auto-aversão.

A boa notícia é que não precisamos nos identificar com esses sentimentos emocionais. Você pode aceitá-los e ainda se concentrar em ser a melhor versão de si mesmo.

Nass – professor de comunicação da Universidade de Stanford – explica:

“Emoções negativas geralmente exigem mais pensamento, e as informações são processadas mais minuciosamente do que emoções positivas”.

O comportamento humano típico concentra-se em qualidades negativas. As pessoas que se julgam severamente processam emoções negativas mais do que negativas. Isso significa que eles passam mais tempo contemplando as coisas ruins e menos tempo nas coisas boas.

Somos muito melhores coletores de nossas falhas do que nossos pontos fortes, de acordo com Ryan Howes, PhD, psicólogo em Pasadena, Califórnia.

Isso pode facilmente se tornar um ciclo difícil de quebrar.

Passar a vida feliz exige que compreendamos o equilíbrio de emoções positivas e negativas e trabalhemos para nos aceitarmos e ainda nos tornemos as melhores versões de nós mesmos.

Praticar a autoaceitação requer que você desenvolva mais auto-compaixão

A autoaceitação começa com a intenção, de acordo com o psicoterapeuta Jeffrey Sumber, MA.

“É vital que tenhamos a intenção de mudar os paradigmas de um mundo de culpa, dúvida e vergonha para um mundo de tolerância, aceitação e confiança”, disse ele.

Auto-aversão ou má autoaceitação não levam a uma vida satisfatória. A vida com autoaceitação é muito melhor do que uma vida de auto-ódio.

Felizmente, a autoaceitação é algo que podemos nutrir. Veja isso como uma habilidade que você pode praticar versus uma característica inata que você possui ou não.

Aprender a autoaceitação ensina você a concentrar sua mente para fornecer auto-perdão, em vez de repetir o auto-julgamento de hábitos que provocam medo.

Se você está tendo dificuldades para se aceitar, aprimore seus pontos fortes. Preste mais atenção às coisas em que você é bom.

Você pode ir além, anotando suas habilidades. Isso coloca as coisas em perspectiva para você. Comece com algo básico como “Eu sou uma pessoa gentil”.

Se você estiver com problemas para identificar coisas excelentes, peça a seus amigos e colegas para ajudá-lo. Às vezes, as pessoas próximas a nós são melhores em perceber nossas maiores forças.

Não force a escrever tudo de uma só vez. Normalmente, as listas evoluem com o tempo.

Howes sugere que você faça outro tipo de lista para aumentar sua confiança e apreciar até onde você chegou.

Ele diz: “Faça uma lista de todas as dificuldades que você superou, de todos os objetivos que alcançou, de todas as conexões que fez e de todas as vidas em que tocou para melhor. Mantenha-o próximo, revise-o com frequência e adicione-o com frequência”.

Com prática suficiente e uma mudança de perspectiva sobre si mesmo, você pode parar de se julgar e se machucar com o impacto severo do auto-julgamento negativo.

Aprendendo a se aceitar

O caminho para a autoaceitação levará tempo.

Nossas circunstâncias externas, experiências passadas e como fomos criados podem dificultar a aceitação de nós mesmos.

Mas não é impossível.

Com o tempo, você pode evoluir gradualmente para um estado de auto-aceitação incondicional.

Às vezes vale a pena procurar ajuda – de nossos entes queridos ou um profissional – quando as coisas ficam muito difíceis.

Um dos maiores presentes que você pode dar a si mesmo é a auto-aceitação.

Nas palavras da psicóloga Tara Brach:

“A imperfeição não é um problema pessoal – é uma parte natural da existência. O limite para o que podemos aceitar é o limite para a nossa liberdade”.

A famosa expressão francesa, “tout comprendre, cout tus desculpador” (“entender tudo é perdoar tudo”) é um ditado que devemos aplicar a nós mesmos.

Referência(s)

Thomas Oppong. Este artigo foi publicado em Medium.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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