A importância de uma boa comunicação

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A importância de uma boa comunicação

importância de uma boa comunicação

Uma boa liderança pressupõe capacidade de persuasão, responsabilidade, associação, criação e gestão do sistema de valores, bem como fornecer apoio e motivação às suas equipes.

Para realizar tudo isso, um líder precisará de planejamento, monitoramento e comunicação sólidos. Entre esses fatores, uma comunicação perfeita e precisa é de extrema importância.

Os líderes devem ser comunicadores eficazes e convincentes. É importante que aprendam a se comunicar perfeitamente, pois isso não apenas ajudará as equipes a concluir seus projetos com sucesso, mas também permitirá que as organizações tenham sucesso e crescimento.

Segundo muitos pesquisadores, líder é aquele que tem a capacidade de comandar, dirigir, encorajar ou estimular os outros.

Eles têm uma atitude para convencer os outros para, juntos, atingirem os objetivos por eles definidos. São orientados para resultados, portanto, bem treinados e especialistas em controlar condições difíceis. Ajudam a melhorar os resultados das equipes que trabalham com ele.

Um líder pode ser qualquer um, pois a pessoa que tem a atitude de assumir a responsabilidade é um líder. Ele poderia ser um governante ou um executivo trabalhando em uma organização. Essas pessoas têm um conjunto de qualidades de liderança, mas não são capazes de liderar se não forem bons comunicadores.

70 a 90%

De acordo com um estudo antigo, todos os dias o líder passava 70 a 90 por cento do seu tempo se comunicando com suas equipes e outras pessoas no local de trabalho.

A comunicação permite que eles compartilhem o que têm e o que esperam dos outros. Portanto, é uma comunicação eficaz, que faz com que os líderes liderem com sucesso.

importância de uma boa comunicação

Boas habilidades de comunicação ajudam a desenvolver um melhor entendimento e crenças entre as pessoas e as inspira a seguir os princípios e valores que seu líder deseja inculcar nelas.

Na ausência de boas habilidades de comunicação, um líder não consegue atingir as metas estabelecidas por ele e pelas organizações.

A comunicação da liderança deve ser inspiradora e encorajadora a um indivíduo ou grupo. Ela acontece por meio do compartilhamento sistemático e significativo de informações usando excelentes habilidades de comunicação.

Estilos de liderança que influenciam a comunicação

Como já sabemos que a comunicação tem um grande impacto na liderança eficaz, exatamente o mesmo acontece com os estilos de liderança. Diferentes estilos de liderança também influenciam o processo de comunicação.

A seguir estão os estilos de liderança que afetam a comunicação:

Estilo de acordo com a situação

Nesse estilo de liderança, o líder age conforme a situação se apresenta, de acordo com a necessidade do público. A comunicação é afetada em todas essas situações. Algumas vezes, será necessário uma comunicação direta e objetiva, e noutras o líder deve optar por formas indiretas de comunicação.

Estilo de Liderança Orientado para Objetivos

Todo líder tem uma visão ou objetivo para ele e para sua equipe.

Essa visão ou metas são sincronizadas com as metas e objetivos organizacionais. Os líderes devem comunicar a visão e os objetivos a sua equipe de forma a motivá-los a alcançá-los com eficiência.

Ele se comunica de forma que possa fazer com que os outros vejam o que ele espera deles.

Envolvimento da equipe, escuta eficaz, comunicação clara e oportuna são as principais características deste estilo. Este estilo de liderança torna a comunicação uma comunicação eficaz.

Estilo de liderança diretiva

Nesse estilo de liderança, o líder ajuda suas equipes a atingirem suas metas pessoais de trabalho e metas de equipe, informando-lhes os métodos apropriados e mostrando as direções corretas para atingir esses objetivos.

Ele atua como um diretor, que apoia e capacita sua equipe a seguir o caminho que os leva a alcançar seus objetivos com mais facilidade e perfeição, comunicando-se com eficácia.

Centrado nas pessoas ou orientado para a tarefa

Grosso modo, esse estilo considera que existem dois tipos de funcionários trabalhando em equipe: os ativos e aqueles que não se envolvem.

A categoria ativa inclui aqueles funcionários que são automotivados e entusiasmados para trabalhar duro para realizar as tarefas que lhes são confiadas.

No outro grupo estão aqueles que precisam de motivação e incentivo regulares para o desempenho de suas funções. Aqui, o estilo de liderança centrado nas pessoas deve estar em contato e realizar comunicação regulares com esses funcionários para realizar o trabalho.

O líder tem que traçar estratégias de acordo com os colaboradores para torná-los apegados ao trabalho. A comunicação é uma parte importante desse estilo de liderança.

Estilo de liderança de acordo com o nível intelectual

Acredita-se que um líder deve ajustar seu estilo de liderança tendo em mente o nível intelectual e a maturidade dos colaboradores.

A maturidade não se refere à sensibilidade ou idade, mas significa estabilidade no trabalho, tendência para lidar com situações complexas, potencial para atingir determinado objetivo.

Líderes eficazes sempre tentam manter um bom equilíbrio ajustando o método de liderança que tem mais influência na comunicação.

Estilo de liderança comportamental

Este estilo de liderança diferencia duas formas elementares de liderança:

  • um é voltado para o trabalho;
  • e o outro é voltado para o indivíduo.

Realização, inspiração, prontidão e aptidão para assumir responsabilidades, aprendizagens e conhecimentos regulam a mescla deste estilo. Este estilo de liderança não depende de tantas maneiras, mas depende da situação, onde e por que deve ser usado. A consequência desse estilo é que, durante a comunicação, as associações devem ter consideração suficiente para tornar a interação bem-sucedida.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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