4 lições aprendidas com o teletrabalho

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4 lições aprendidas com o teletrabalho

Equipe Gamelearn

Durante a pandemia do coronavírus, empresas já bem estabelecidas no mercado e novas startups têm lutado para se manterem abertas. Isto deve-se ao fato de o número de compradores nas lojas ter diminuído
consideravelmente, mas também porque a manutenção da segurança dos
colaboradores face ao contágio do COVID-19 se revelou muito difícil.

Para lidar com as consequências dessa pandemia catastrófica sem precedentes, os empregadores foram forçados a se adaptar ao trabalho flexível, incluindo o trabalho em casa.

Foi especialmente difícil para quem nunca havia experimentado o trabalho remoto, mas também nos ensinou algumas coisas.

A principal lição que as empresas tiraram desse período é a
necessidade de fazer parceria para garantir a segurança de seus funcionários em caso de pandemia, mantendo bons níveis de produção e serviço.

Num momento em que a gestão de entidades internacionais se revelou extremamente difícil, as empresas multinacionais beneficiaram grandemente dos acordos de trabalho flexíveis para gerir as suas equipes internacionais.

Os CEOs não podiam viajar para se encontrar com suas equipes devido à redução drástica de voos e restrições de viagens na maioria dos países, então precisavam de assistência.

Com isso em mente, esteja sua empresa bem preparada ou não, aqui estão
quatro lições que aprendemos trabalhando remotamente:

1. Organização

Os patrões trabalhavam em casa. Os funcionários trabalhavam em casa.
Profissionais de marketing e influenciadores independentes estavam
trabalhando em casa.

Todos estavam em casa, mas todos precisávamos estar conectados e colaborar uns com os outros.

A maioria dos trabalhadores não tinha um escritório em casa antes do COVID-19, e é provável que ninguém estivesse realmente preparado para o sistema de trabalho ao qual fomos forçados.

Mesmo freelancers experientes têm lutado para serem produtivos em casa porque há mais distrações quando as crianças não podem ir à escola.

Habilidades organizacionais de alto nível ajudaram particularmente os trabalhadores a lidar com as várias mudanças dos últimos meses.

Trabalhar remotamente nos ensinou que os chefes não precisam observar seus subordinados muito de perto para obter resultados. Eles só precisam dar a seus funcionários o know-how necessário, a liberdade de organizar seus horários e gerenciar seu tempo por conta própria.

2. Disciplina

A TV, a cama, a geladeira, o telefone e as tarefas estão lá para chamar sua
atenção, assim como seus animais de estimação e familiares.

Mas os funcionários aprenderam a arte de ser disciplinados e dominar todas as situações, por mais tentadoras que sejam.

Antes do coronavírus, os funcionários achavam difícil evitar a política e o drama do escritório; como era difícil ignorar as distrações no trabalho. Agora que eles experimentaram distrações reais em casa e aprenderam a se adaptar, focar no trabalho pós-coronavírus será muito fácil.

3. Confiança

A melhor ferramenta de colaboração, seja remota ou no escritório, deve ser
a confiança.

Os líderes empresariais aprenderam que, sem desenvolver a confiança com seus funcionários e clientes, qualquer esperança de crescimento do negócio é uma ilusão.

As empresas que negligenciaram essa confiança e se concentraram apenas em vendas têm lutado significativamente em nosso ambiente atual. Suas técnicas de microgerenciamento não estão

funcionando no momento, e fazer vendas com clientes sem primeiro estabelecer uma base de confiança tornou-se quase impossível. Tudo agora é baseado na confiança.

4.Comunicação

Canais de comunicação claros, tanto verticais quanto horizontais, provaram
ser essenciais.

As empresas que investiram em infraestrutura de comunicação adequada muito antes da pandemia tiveram poucos problemas para implementar o trabalho remoto.

Por outro lado, para empresas que só experimentaram soluções de videochamada após o início da pandemia, as coisas podem não ter sido tão simples.

No futuro, as empresas precisam investir pesadamente em redes Wi-Fi de funcionários, VPNs para criptografar as comunicações entre os funcionários e a empresa, bem como o s laptops e smartphones para o trabalho.

Os departamentos de marketing terão que repensar a embalagem de seus anúncios pós-coronavírus. Eles precisarão investir mais em sites oficiais e mensagens de mídia para manter linhas de comunicação bem-sucedidas com seus clientes, especialmente porque a maioria dos clientes agora compra online.

Conclusão

Trabalhar em casa tem sido uma maldição e uma bênção para muitas pessoas.

Todos tiveram que fazer grandes ajustes em suas vidas para se adaptar a
essa nova realidade, e essas mudanças provavelmente continuarão.

Muitas pessoas sempre pensaram que o trabalho remoto não era para todos. No entanto, a pandemia mostrou claramente que, com as estratégias certas, é possível confiar a maior parte das tarefas de uma empresa a equipes de teletrabalho, sem passar por uma quebra de produtividade ou desempenho.

Agora cabe aos líderes empresariais tornar as experiências futuras de
trabalho remoto melhores e mais gratificantes.

Referência(s)

Gamelearn.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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