3 práticas que podem torná-lo mais feliz

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3 práticas que podem torná-lo mais feliz

práticas que podem torná-lo mais feliz

Reconecte-se ao que mais importa hoje.

por Aria Campbell-Danesh.(*)

Todos estão conectados pelo desejo de viver uma vida saudável, significativa e gratificante.

Estamos todos tentando o nosso melhor com o trabalho, a família e a nossa saúde. No entanto, lembrar-se de priorizar seu bem-estar emocional é complicado quando você está estressado e ocupado.

Para comemorar o lançamento do meu livro de co-autoria, A Mindful Year, que escrevi ao longo de um ano com o Dr. Seth Gillihan, eu gostaria de compartilhar três rituais práticos e conscientes do bem-estar mental que levam apenas alguns minutos cada dia.

O paradoxo da felicidade

Quando o professor de economia Richard Easterlin voltou sua atenção para o estudo da felicidade na década de 1970, ele encontrou um paradoxo surpreendente:

embora pareça haver uma ligação entre felicidade e renda entre os países, os níveis de felicidade não aumentam a longo prazo como a renda de um país aumenta.

Nos EUA, os salários gerais aumentaram em termos reais nas últimas três décadas e, no entanto, os níveis de felicidade diminuíram em geral.

A prevalência de transtornos mentais aumentou ligeiramente desde 1990.

Embora exista um debate em andamento sobre se a satisfação com a vida acompanha o crescimento econômico, há dados que desafiam a suposição fundamental de que o dinheiro compra a felicidade.

Diariamente, grande parte de nosso tempo e energia concentram-se em nossa progressão financeira e em outros indicadores externos de “sucesso”.

A importância do dinheiro, da fama, do status e do poder está incorporada em nosso tecido social. Somos consumidos com nossas carreiras, muitas vezes em detrimento de nosso bem-estar mental, saúde física e relacionamentos íntimos.

Como psicólogo de alto desempenho, trabalhei com pessoas no topo de seus jogos profissionais na indústria do entretenimento, finanças e esportes. Esses homens e mulheres muitas vezes alcançaram fama global, reconhecimento da indústria e acumularam fortunas na casa das dezenas e centenas de milhões de dólares.

Com muita frequência, no entanto, mesmo no auge de seu “sucesso”, em vez de experimentar satisfação interior, há medo, ansiedade e insatisfação.

O patrimônio líquido não equivale a valor próprio. Os confortos materiais não preenchem o vazio e erradicam a sensação de que algo está faltando na vida.

Os dois caminhos

Existem dois caminhos na vida: o externo e o interno.

Os centros externos se concentram em nossa carreira e em circunstâncias materiais. A jornada interior está relacionada ao crescimento e realização emocional. Ambos são importantes. Ambos são dignos por si mesmos.

Quer estejamos conscientes disso ou não, a maioria de nós espera que o sucesso externo traga paz interior.

Caímos na armadilha de nos fixarmos no exterior. Saltamos para a esteira hedônica, tentando alcançar e alcançar mais enquanto permanecemos no mesmo lugar emocional e espiritualmente.

Se desejamos ter uma saúde mental e física mais forte a longo prazo, é crucial progredir nos dois caminhos. A questão é de equilíbrio.

Uma prática diária

Os antigos estóicos reconheciam a importância de dedicar um pouco de tempo todos os dias para uma reflexão tranquila.

Marco Aurélio, o último dos líderes romanos conhecidos como os Cinco Bons Imperadores, criava esse espaço todas as manhãs para se preparar para o dia seguinte. Essa prática faz parte da arte de viver, sabedoria e autodomínio.

Sem uma estrutura para gerenciar o estresse da vida cotidiana, poucos de nós abrem espaço para limpar nossa mente, aprender com nossas experiências e ter maior controle sobre como reagimos ao que a vida nos lança.

Instagram, Facebook, YouTube, sites e programas de TV competem por nossa atenção.

Embora estejamos mais conectados do que nunca pela internet e pelas mídias sociais, estamos perdendo um verdadeiro senso de conexão com as coisas da vida que nos proporcionam profundo significado e satisfação.

De alguma forma, perdemos o rumo, priorizando a progressão financeira e tecnológica sobre a nossa saúde mental, emocional e espiritual.

Abaixo estão três dicas simples para encontrar o caminho de volta a uma profunda sensação de satisfação e conexão a cada dia. Tente essas práticas pela manhã para se conectar com o que você valoriza – com o que realmente importa.

Deixe que os valores sejam seu guia

Para começas as práticas que podem torná-lo mais feliz, considere estas três perguntas:

  1. Que tipo de pessoa você quer ser?
  2. Como você gostaria de ser lembrado?
  3. Quem você admira?

Essas perguntas ajudarão você a descobrir os valores que são importantes para você.

Convite:

Tente escrever suas respostas em algum lugar que você possa acessar com facilidade, talvez em uma nota no telefone ou em um pequeno pedaço de papel que possa guardar na bolsa ou na carteira.

Ao longo do dia, lembre esses valores.

Faça algumas respirações lentas e profundas. Com cada expiração, diga cada valor em sua cabeça ou sussurre. Sorria um pouco. Permita que ele encha seu corpo, viva no momento presente e guie suas ações.

Desfrute conscientemente de sua comida

Muitos de nós lutam para estar presentes enquanto comemos. Inúmeras vezes, me vejo comendo com pressa, mesmo que não esteja com tanta fome.

Quando podemos experimentar, a comida pode fornecer conexão.

Anos atrás, uma grande amiga minha teve um ataque cardíaco aos 36 anos (ela se recuperou completamente). Sua repentina crise de vida ou morte questionou as suposições que fazemos sobre a estabilidade da vida.

Naquela noite, encontrei tanto conforto no ritual familiar de guiar minha faca pelos vegetais enquanto preparava o jantar.

Temos pelo menos três oportunidades por dia para experimentar deliberadamente a nossa comida.

Podemos apreciar as cores e texturas da comida, os aromas que provocam salivação, a sensação da comida em nossas bocas, os sons de nossos utensílios e, claro, os gostos – todos os cinco sentidos.

Também podemos perceber nossas respostas emocionais à comida: o desejo se estamos famintos, a satisfação da primeira mordida, nossa gratidão por outra refeição nutritiva.

Convite:

Em cada refeição de hoje, experimente comer com o máximo de presença possível. Saboreie sua comida com consciência. Observe como essa abordagem afeta seu relacionamento com o ato de comer. Estas práticas que podem torná-lo mais feliz. Bom apetite!

Desenvolva compaixão por si mesmo

Como seres humanos, somos extremamente bons em sermos duros conosco.

Mantemos regras e padrões para a maneira como olhamos, pensamos, sentimos, agimos e interagimos. E quando não atingimos esses parâmetros, podemos cair sobre nós mesmos como uma tonelada de tijolos, arremessando abusos e insultos internos.

A autocrítica geralmente se desenvolve como um mecanismo de proteção.

Nossos cérebros estão conectados para nos proteger. A capacidade de discernir quando nossas ações podem nos expor ao perigo é adaptativa. A autocrítica, no entanto, pode facilmente passar da comunicação construtiva para o diálogo destrutivo.

Se queremos ser nossa própria fonte de cuidado, em vez de condenação, o primeiro passo é tomar consciência de nossa voz interior, principalmente nos momentos em que somos acusados ​​de hostilidade e não de calor.

O segundo passo é reconhecer que nossa mente está apenas tentando nos manter seguros, mesmo que isso possa nos prejudicar mais do que está ajudando.

O terceiro passo é falar conosco de uma maneira que elevará e inspirará.

Convite:

Quando você notar um crítico interno falando, reconheça que está tentando ajudar. Então pergunte a si mesmo: o que eu gostaria que um bom amigo me dissesse? Esta é uma das práticas que podem torná-lo mais feliz.

Referência(s)

Aria Campbell-Danesh. Artigo publicado em Psychology Today.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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