O que te faz ser um bom líder [NÃO TEM MÁGICA]

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O QUE TE FAZ SER UM BOM LÍDER

O que te faz ser um bom líder

Não existe uma fórmula mágica

Uma boa gestão dentro de uma organização carece de boas relações formais e informais presentes na mesma.

O papel de um líder dentro de cada setor é fundamental para o resultado de todo objetivo a ser alcançado pela equipe.

Qual a importância de um líder dentro de uma organização e quais as habilidades que um líder deve ter para o bom desempenho próprio e de sua equipe

Tudo começa e termina na liderança

Dentro de uma organização, todos os papéis são importantes.

Na administração clássica vemos que a gestão de qualquer organização é dividida em três modelos:

  • gestão estratégica, tática e operacional.

Dentro de cada modelo de gestão, existe um líder que tem grande influência na motivação e desempenho dos demais colaboradores. Ele influencia também no comportamento de seus colaboradores.

O papel do líder é valoroso para que haja uma equipe com o mesmo foco e determinação.

“Os líderes têm um papel fundamental, pois tudo começa e termina na liderança. Isso significa que os líderes inevitavelmente melhoram ou complicam a vida da organização e das pessoas que o seguem.” (LARA,2012)

Assim como cada pessoa tem sua personalidade, cada líder tem um estilo de liderança.

Para Maximiano (2012), existem dois estilos mais predominantes de liderança:

  • Liderança autocracia: é um líder autoritário, onde todas as decisões são centralizadas no seu poder, independentemente da participação ou aceitação da equipe;
  • Liderança democracia: é um líder que busca a participação de seus liderados. Diferente da autocracia, a liderança democracia dá o poder de decisão ao grupo.

A comunicação é o alicerce da liderança

O requisito básico para um líder é a capacidade de transmitir sua mensagem de modo a persuadir, inspirar ou motivar seus seguidores. Isto não significa apenas habilidade com as palavras e o modo de dizê-las, mas capacidade de transformar ideias em mensagens convincentes. (GOLEMAN,2014)

Para os autores Blanchard; Johnson (2018), existem três ações que determinam uma excelente gestão de um líder eficaz:

  1. Objetivos: é muito importante que o líder ouça as ideias de seus liderados, estabeleça os objetivos, as estratégias e os mantenha sempre claros sobre suas responsabilidades e prazos;
  2. Elogios: o feedback de algo positivo que o colaborador faz tem grande relevância para que ele se sinta incentivado a fazer as coisas corretas. É importante que o líder demonstre que confia e torce para o seu sucesso;
  3. Redirecionamento: o redirecionamento deve ser rápido, específico quanto aos fatos que levaram o colaborador a errar e claro nos impactos que essa falha pode causar nos resultados. É importante que o liderado tenha um tempo para refletir sobre sua falhas. O líder deve lembrá-lo que confia no trabalho do colaborador e quando o redirecionamento acabar, acaba de vez!

Conforme Wiseman (s/d, apud Goleman, 2014), existem certas habilidades que as organizações procuram cada vez mais no momento de escolher um líder:

  • Trabalhar bem em equipe;
  • Comunicação clara e eficaz;
  • Boa adaptação à mudança;
  • Boa interação com diversas pessoas;
  • Clareza nos pensamentos;
  • Resolução de problemas sob pressão.

A busca por uma gestão diferenciada em meio a tantas organizações existentes está cada vez maior e um fator determinante para o resultado desejado dentro das empresas, é o líder.

Considerações finais

Aqueles que desejam estar no poder de liderança devem buscar aperfeiçoar cada vez mais todas as habilidades para exercer a profissão com eficiência e eficácia.

O ato de liderar tem grande influência nos objetivos de cada organização.

O profissional que deseja exercer este papel, deve procurar aperfeiçoar-se cada vez mais e estar disposto a encarar todos os desafios que surgem dia após dia dentro de uma empresa.

O líder não deve focar em apenas um modelo de gestão. Os gerentes mais eficazes atuam de forma que tanto as pessoas como a organização lucrem com sua presença.

Referência(s)

Este artigo é baseado no texto de José Carlos Belo Rodrigues e Nathália Figueira Silva – Liderança – o que te faz ser um líder.

BLANCHARD, Ken; JOHNSON, Spencer. O Novo Gerente Minuto. Rio de Janeiro: Best Business, 2018

FRANÇA, Sulivan. O Que é Liderança? Disponível em: https://www.slacoaching.com.br/artigos-do-presidente/o-que-e-lideranca. Acesso em: 26 nov. 2018.

GOLEMAN, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

LARA, Edneia D. S. Liderança: a importância do líder na organização. Curitiba: 2012

MAXIMIANO, Antonio César A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2012

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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