Não seja insosso. Mostre entusiasmo [cative sua audiência]

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Não seja insosso. Mostre entusiasmo

Não seja insosso. Mostre entusiasmo

por Ronaldo Lundgren.

O líder precisa ter habilidade em transmitir suas ideias, de modo a convencer seus interlocutores sobre os pontos em que acredita. Só assim é possível chegar ao consenso, agregando pessoas na conquista dos objetivos que compartilham em conjunto.

Então, como transmitir sua mensagem?

Sabemos que as mensagens são transmitidas de forma verbal e não-verbal. Isso acontece simultaneamente. Você já deve ter visto alguém falar que concorda com outra pessoa, mas balança a cabeça negando, sem nem mesmo se dar conta do gesto que está fazendo.

Existem algumas dicas que podem ajudar o líder a melhor transmitir sua mensagem.

Prepare-se antes

Prepare-se para dizer aquilo que você quer comunicar. Isso fará com que fique mais seguro e permitirá encontrar a melhor forma de organizar seu pensamento, a fim de atingir o objetivo da sua comunicação.

Seja natural

Preparar o que dizer não significa deixar de ser natural e espontâneo. Você precisa ter em mente os principais aspectos da sua comunicação, mas não precisa agir como se estivesse seguindo um roteiro de cinema.

Mantenha sua mensagem clara e concisa

Não seja vago. Saiba antes o que tem a transmitir e o faça de forma clara, sem rodeios, sem deixar confusa as pessoas que estão lhe escutando. Da mesma maneira, não se alongue no discurso. Ser prolixo passa a ideia de falta de objetividade.

Comunicacao Efetiva 2

Adapte seu discurso a sua audiência

Falar para pessoas idosas é diferente de falar para adolescentes do ensino médio. Cada público merece ser tratado com respeito: uso de gírias, palavrões, linguagem técnica ou mais simples. Estude as características de sua audiência para adequar sua fala, de modo a facilitar o entendimento.

Demonstre paixão e comprometimento

Não seja insosso. Mostre entusiasmo, sem desbancar para o ridículo. Faça aquilo que você está dizendo os outros para fazerem. A mensagem que você está transmitindo é sua mensagem, mesmo que você tenha recebido ordens de seu chefe para transmiti-la. Nunca adote aquela postura de dizer que “você não concorda; que só está passando o que o chefe mandou.”

Seja sincero

Acredite no que está falando e quem lhe ouve também vai acreditar. Ao responder perguntas que podem ser embaraçosas, seja sincero. Escolha palavras amenas, mas não engane.

Sua linguagem não-verbal tem que ser coerente

Se a notícia é triste, seus atos têm que demonstrar serenidade. Ao elogiar, demonstre alegria. Tudo vindo de seu interior, sem procurar agir como um ator. Preste atenção à liguagem não verbal do seu interlocutor enquanto fala. O corpo e a expressão facial não mentem e expressam o que está se passando dentro da pessoa.

Desperte entusiasmo

A única maneira de fazer com que alguém faça o que você quer é despertando na outra pessoa o desejo de fazê-lo. Mostre apreciação pelas pessoas, valorize suas qualidades e dê a cada um com quem estiver em contato o mesmo tratamento que gostaria que tivessem com você se estivesse naquele lugar.


Valendo-se dessas dicas, você terá mais facilidade em comunicar-se efetivamente, transmitindo informações claras, checando se quem as recebeu compreendeu aquilo que você quis dizer.

Uma boa técnica é pedir para que a pessoa diga, com suas próprias palavras, o que compreendeu do que você disse. Faça o mesmo quando for você a pessoa que recebeu a mensagem. Diga com as suas palavras o que entendeu do que ouviu. Uma das maiores causas de mal-entendidos é o ruído na comunicação.


Caso tenha gostado, por favor, divulgue, compartilhe. Obrigado.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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