Liderança e Motivação

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por Rivaldo Antonio Trindade.

Liderar para servir.

Liderança e Motivação

O desejo e a disposição para assumir responsabilidades é algo inerente ao ser humano.

Na pessoa motivada este desejo e esta disposição são potencializados ao máximo.

Consequentemente a organização, independentemente de seu tamanho, passa a contar com integrantes possuidores de algo fundamental para o sucesso: a responsabilidade; esta, permite mais do que o envolvimento na empreitada, garante o comprometimento.

O líder desempenha papel fundamental como agente indutor da motivação.

Ele deve proporcionar, direta ou indiretamente a satisfação das necessidades humanas de sua equipe.

Contudo, concentra-se na satisfação da necessidade de auto realização a tarefa mais importante do líder como agente motivador.

Mas, como motivar adequadamente?

Quando o colaborador é convidado a participar do processo decisório ele se sente útil e importante para a corporação.

Mesmo que suas ideias sejam inexequíveis, sente-se gratificado por ter participado ou, eventualmente, pode apresentar ideias que se transformem em práticas de melhoria e excelência.

Contudo, sendo escolhida ou não a sua ideia ele, ao participar do processo, também é responsável pelas metas propostas, discutidas e aceitas no final e que devem ser consideradas como responsabilidade de todos.

A ação do líder não deve se restringir a ir ao encontro do liderado; deve permitir que o liderado esteja participando e sinta-se à vontade para ir até ele, de modo espontâneo e colaborativo.

Deve priorizar uma ação horizontal em detrimento da estrutura vertical, eventualmente imposta pela função exercida.

Também se motiva o colaborador quando ele acredita no que faz e, isto só será possível se ele entender o que faz e qual o propósito de sua ação.

É investindo em crescimento profissional (cursos, treinamentos, estágios, etc.) que o líder alavanca a sua equipe para o sucesso.

O colaborador motivado faz porque quer e não porque mandam; ele executa a tarefa de modo colaborativo, sentindo-se parte integrante do processo. Demonstra assim, comprometimento e entusiasmo. Consequentemente, obtém-se resultados mais satisfatórios, para todos.

A participação nas atividades desafiadoras, o exercício da decisão, as oportunidades de representação e prestígio geram a satisfação do pessoal; caso contrário, surge o estado de frustração que acarreta resistências, agressões ou passividade que, em síntese, gera a desmotivação.

Práticas fundamentais

O líder deve se utilizar de práticas fundamentais para a concretização da almejada motivação, dentre as quais destacamos as seguintes.

  • Promover a participação na administração.
  • Ampliar o âmbito de responsabilidades, delegando autoridade.
  • Avaliar periodicamente e reconhecer o mérito.
  • Oferecer oportunidades de promoção.
  • Propiciar programas de treinamento.
  • Adotar programas de benefícios.
  • Estimular o trabalho em equipe.
  • Recompensar a cooperação e o trabalho difícil.
  • Proporcionar os recursos tecnológicos adequados ao trabalho.
  • Incentivar a iniciativa e a criatividade.
  • Manter eficiente sistema de comunicação.
  • Favorecer programas de lazer e de desenvolvimento socioculturais.

A pessoa motivada representa a condição essencial para o crescimento e desenvolvimento da empresa. Ela é capaz de fazer coisas surpreendentes.

Líderes motivadores permitem o crescimento dos indivíduos, e da empresa, acima das expectativas.

Hora de agir!

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Categorizado como Liderança

Por Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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