O comportamento da liderança importa

Share

O comportamento da liderança importa

comportamento da liderança importa

É o que impede a empresa de andar à deriva

É um líder centrado só nos resultados ou, pelo contrário, é mais focado nos comportamentos?

A primeira abordagem lida com os sintomas dos problemas de desempenho deixando as causas sem solução; a segunda elimina-as. 

Liderar tem significados diferentes de profissional para profissional.

Se é verdade que somos cada vez mais encorajados a acolher a diversidade de pensamento, também é verdade que alguns tipos de liderança podem levar a um comportamento pouco recomendável por parte de quem é liderado e, consequentemente, a resultados indesejados.

Isto porque o comportamento de todas as pessoas numa companhia afeta a percepção dessa mesma organização e da sua liderança. Mais: o comportamento influencia a reputação e viabilidade das empresas a longo prazo. E não faltam exemplos para ilustrar.

Comportamentos de alto risco

Ignorar o efeito das atitudes da liderança no comportamento da organização contribuiu, por exemplo, para o fracasso do tabloide britânico News of the World, encerrado em 2011 após o escândalo das escutas (que envolveram desde políticos a celebridades, passando por desportistas e até funcionários da família real inglesa).

O comportamento dos responsáveis de topo desencadeou uma conduta de alto risco que levou ao quase colapso do sistema financeiro global.

As organizações de menor dimensão são ainda mais vulneráveis ​​ao tipo de liderança focada apenas nos resultados, dado que a pressão comercial é sentida mais de perto e de forma imediata.

O líder pode pensar que os funcionários têm noção do que é – e o que não é – aceitável. No entanto,

  1. Você está confiante de que todos estão de acordo no que diz respeito a formas aceitáveis de alcançar os objetivos estabelecidos?
  2. A organização tem bem explícitas as expectativas em relação ao comportamento dos colaboradores?

Aqui não se trata de ter listas de valores e de comportamentos, mas sim da conduta relacionada com todos os aspetos da gestão de desempenho.

Mais com menos?

Deixar os valores da empresa bem claros não garante à liderança que o comportamento está em conformidade.

Há “falhas” bem conhecidas. Tome-se a da americana Enron, cujos valores eram excelentes. Porém, na prática, o comportamento na empresa deixava bastante a desejar, o que levou ao escândalo financeiro e consequente falência.

Tudo porque este gênero de organizações não tem condições operacionais que encorajem comportamentos consonantes com os valores apregoados.

A liderança que se concentra apenas nos resultados e ignora as condições necessárias para haver o comportamento desejável acaba por deixar a reputação e o destino da organização ao acaso.

A cultura, a reputação e o futuro da empresa acabam por ser moldados no momento, consoante o que as pessoas decidirem por si mesmas que é conveniente, em vez do que a liderança poderia ter esperado ou desejado.

Num ambiente onde se espera que os trabalhadores façam mais com menos o fraco comportamento é quase garantido – sobretudo nas empresas que se concentram apenas nos resultados.

Desempenho aquém

Quando o desempenho não corresponde às expetativas, as atitudes dos líderes influenciam a forma como a questão é solucionada.

E se o comportamento não é visto como sendo influenciado pela liderança, as atitudes indesejadas passam a ser vistas como “pertencendo” ao indivíduo em si.

Já quando os líderes reconhecem que a sua liderança influencia o comportamento, a questão é vista de forma diferente.

O comportamento é reconhecido como sintoma da influência das expectativas da liderança, das condições operacionais e do indivíduo.

Quando há desgaste ou falta de envolvimento dos colaboradores, a liderança focada nos resultados reage normalmente

  • com capacitação em gestão de stress;
  • com treinamento para desenvolver resiliência; ou
  • com programas vocacionados para que os funcionários fiquem mais envolvidos na empresa.

Já a liderança focada no comportamento procura tornar as situações de trabalho menos estressantes ou identificar o que está causando falta de envolvimento da equipe. Assim, consegue eliminar ou reduzir a origem dos problemas.

A primeira abordagem lida com os sintomas dos problemas de desempenho deixando as causas sem solução, enquanto a segunda visa eliminar as causas.

As intervenções da primeira não produzem retorno sobre o investimento, as da segunda são um autêntico investimento no futuro da organização.

A liderança não pode dar-se ao luxo de ignorar o seu papel no sentido de garantir que o comportamento necessário é possível e provável. A liderança irá sempre influenciar o comportamento das pessoas na organização. Para alguns líderes essa influência será deliberada, já para outros nem será pensada.

Basicamente, alcançar os resultados pretendidos ​​com comportamentos aceitáveis ​​vai depender sempre do quanto a liderança aceita e gere a sua influência nos trabalhadores.

Referência(s)

Este artigo foi publicado no Portal da Liderança.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta