Liderança não é apenas sobre grandes atitudes

Share

por Ronaldo Lundgren.

Liderança não é apenas sobre grandes atitudes

Liderança não é apenas sobre grandes atitudes

Muitas pessoas ficam paralisadas quando têm um problema grande pela frente. O que fazer? Como fazer?

Este tipo de comportamento é bem comum. Acontece até mesmo com pessoas que ocupam cargos de liderança.

Para enfrentar momentos como esses, é importante entender a situação, definir seus objetivos e enfrentar o problema fazendo primeiro aquilo que está a seu alcance.

Dizendo de outra maneira, sabendo o que você quer, passe a fazer as coisas mais simples e fáceis. As mais complexas, que precisam do envolvimento de outras pessoas, que têm seus próprios interesses, é necessário negociação. Portanto, deixe para depois, mas não esqueça.

- defino o meu objetivo
- busco forças em mim mesmo
- procuro manter a calma, sem desesperar
- planejo o que vou fazer
- primeiro, as coisas mais simples e fáceis
- procuro identificar aquilo que eu tenho ou que estou fazendo que pode estar aumentando o problema
- vejo como está minha vida e como quero que ela fique depois do problema resolvido
- busco apoio de pessoas de minha confiança
- fico atento a meu comportamento, para não esmorecer

Este é um modo de encarar a vida que eu procurei transformar em um princípio, de maneira que possa utilizar em várias situações.

Para reforçar este princípio, costumo recorrer a algumas frases que me ajudam a agir, sem ficar parado, esperando que as coisas se resolvam por elas próprias.

Frases para não esmorecer

  1. Liderança não é apenas sobre grandes atitudes, sobre mudar o mundo. Pensar desse modo só contribui para cercear a própria liderança.
  2. A liderança acontece nas pequenas coisas e atitudes. Ela é para todos, impactando positivamente alguém ou ajudando a compreender o mundo.
  3. Todos têm algo a ensinar e algo a aprender.
  4. Devemos reconhecer pequenos atos de liderança.
  5. Liderança é sobre encorajar e agregar pontos de vista.
  6. Liderança facilita o ambiente para que as pessoas possam ser criativas.

Passar para a ação

Essas frases me ajudam a lembrar que os problemas não são tão grandes que não possam ser resolvidos. E a solução começa pelo mais simples e o mais fácil.

Ao reler que “todos têm algo a ensinar…”, busco apoio nas pessoas que mais confio. Elas sempre ajudam com conselhos simples e fáceis que eu não havia pensado.

A liderança ajuda a me dar coragem a enfrentar os problemas. Fico imaginando o que a minha equipe espera que eu faça. Por certo, ela não imagina que eu vou ficar paralisado, sem nada fazer.

Saber o que quer – definir seu objetivo – fazer o mais fácil e mais simples primeiro – praticar a liderança de você próprio. Este é o princípio que tenho para aplicar aos problemas que a vida me coloca pela frente.

E você? Tem seu princípio? Quer compartilhar?

publicado
Categorizado como Coaching

Por Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta