por Ronaldo Lundgren.
Sabe aqueles dias que você se sente desorientado, sem saber o que deve fazer primeiro ou pior, sem saber qual caminho deve seguir? Saiba que você não está sozinho. Existem tantas pessoas passando por ocasiões semelhantes, que especialistas criaram mecanismos para ajudarem essas pessoas nesses momentos.
Vou apresentar um desses mecanismos que eu mesmo utilizei em várias ocasiões. Ele funcionou comigo. Pode servir pra você também.
São 5 passos para você se orientar novamente.
Estacione. A primeira coisa a fazer quando a pessoa está desorientada é estacionar. Ou seja, parar. Forçar uma parada. Deixar de caminhar, pois a tendência é aprofundar a sua desorientação. Veja que o verbo é estacionar, que significa mais do que apenas parar. Estacionar pressupõe procurar um local adequado, onde você possa ficar por mais tempo, com certa tranquilidade.
Sente-se. Para isso que você estacionou. Procure relaxar. Retire o peso que carrega em seus ombros. Coloque-o ao lado. Próximo a você, porque é seu e é você que tem que carregá-lo assim que recuperar o senso de orientação. Mas, por ora, livre-se dele.
Alimente-se. Depois de sentar, alimente-se. A intenção é buscar a calma. Reduzir o estresse e a ansiedade. Algumas vezes, precisei de alimento para a alma. O corpo já estava saciado.
Oriente-se. Nesta etapa, reúna o máximo de informações possíveis. Para onde você quer ir? O que você deseja? Onde você está? O que deve ser feito primeiro? O que é urgente? São perguntas fáceis, mas as respostas exigem reflexão. Às vezes, a ajuda de uma outra pessoa é fundamental. Quando tiver as respostas às suas perguntas, navegue.
Navegue. Agora siga o plano. Concentre-se no caminho a percorrer. Não deixe de olhar o que se passa a sua volta, mas tenha foco. Uma coisa de cada vez, até atingir o que você quer.
Adaptei essa técnica de navegação no terreno para várias situações do cotidiano. E ela muito me ajudou. Pode ser que ela ajude você também.
