Seu trabalho como líder é trazer à tona a grandeza dos outros

Share

Seu trabalho como líder é trazer à tona a grandeza dos outros

seu trabalho como líder

por Tim Denning.

Quando criança, aprendi que liderança era uma maneira de melhorar a vida de uma pessoa ou alcançar um novo nível de sucesso.

Liderança sempre foi sobre o que isso significava para o líder.

Quando me tornei um líder e comecei a ler sobre o assunto, aprendi que ser líder não tinha nada a ver com meu próprio sucesso ou progressão na carreira.

O ponto de medição de um líder é o impacto que ele tem sobre os outros e o impacto que tem sobre as pessoas que lideram.

Se você deseja o título de “líder”, lembre-se de que, com ele, vem a responsabilidade de ajudar outras pessoas a alcançar sua versão de grandeza.

A parte louca é que muitas vezes a grandeza que você ajuda sua equipe a perceber é algo que eles nem sabem.

Muitas pessoas têm talentos e habilidades ocultos que permanecem inativos e só são inflamados quando um líder aparece e nos lembra certos pontos fortes que possuímos que talvez tenhamos ignorado ou negado.

Um líder vê suas forças ocultas e, em seguida, procura maneiras de trazê-las à tona, para que possam ser usadas como evidência de que sua grandeza existe.

Um líder fez isso por mim uma vez

Eles viram um menino ansioso e estressado vivendo no corpo de um homem que tinha medos. Eles viram alguém com uma boa voz  e que podia escrever palavras em uma página tocando o sentimento das pessoas.

Eu nunca pensei que poderia escrever. Ter uma boa voz nunca fez parte de meus pensamentos.

Um líder me ajudou a ver um lado diferente.

Ele me desafiou a imaginar como seria a vida se eu parasse de me esconder e começasse a lidar com alguns dos meus medos.

Esse líder me levou a escrever meu primeiro post nas redes sociais e depois assistir às aulas de oratória. Foi assustador no começo, mas ele me desafiou a continuar trabalhando nos dois ofícios, acreditando que eu poderia superar as limitações.

Francamente, sem essa crença, não tenho certeza se algum dia deixaria minha zona de conforto e executaria qualquer coisa.

Sem um líder para lançar novas ideias que nos mostrem qual é nosso potencial, continuamos dizendo a nós mesmos que não somos bons o suficiente.

Graças a esse líder, uma versão diferente de mim mesmo nasceu.
Até hoje, quando tento explicar a esse líder o que ele fez, ele não consegue ver.

Aos olhos dele, era eu o tempo todo e ele não tinha nada a ver com isso.

Essa é a arte sombria da liderança que geralmente não é destacada nos posts e artigos de sucesso dos feeds de mídia social e das principais publicações.

Os líderes que nos ajudam a ver nossa grandeza estão ocultos e continuam a fazer seu trabalho a portas fechadas, sem nenhuma apreciação ou reconhecimento.

Seu trabalho como líder

Este é o líder que aspiro a ser um dia.

Esse líder me ensinou o seguinte sobre trazer à tona a grandeza dos outros:

  • Crie uma conexão humana genuína com sua equipe
  • Apoie os interesses pessoais de sua equipe fora do trabalho
  • Faça o trabalho de líder sem esperar reconhecimento
  • Incentive sua equipe a fazer coisas que eles não achavam que poderiam fazer

Sua grandeza como líder se resume a saber se você pode destacar a grandeza de sua equipe em primeiro lugar.

Referência(s)

Tim Denning – Your Job as a Leader Is to Bring out the Greatness in Others, publicado em Medium.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta