Seu hobby pode virar profissão

Share

por Mayara Oliveira.

hobby virar profissão

Seu hobby pode virar profissão: saiba como entrar nessa tendência

Saiba que é possível fazer o que você ama e ainda ganhar dinheiro com isso!

É muito comum ter hobbies na vida: quase todo mundo tem pelo menos um. Algumas pessoas gostam de jogar futebol, outras se entretêm através da leitura, ao passo que certas pessoas se sentem realizadas quando estão cozinhando.

Nem sempre essas pessoas conseguem se tornar jogadores profissionais de futebol, escritores com best sellers na carreira ou chefs de cozinha em restaurantes com estrela Michelin devido às circunstâncias da vida, mas isso não quer dizer que seja impossível ganhar dinheiro com o que se ama fazer.

Na verdade, isso é algo que pode estar muito mais próximo do que nós imaginamos. Ao fazer as perguntas certas, analisar a situação e tomar decisões para prosseguir, cada um de nós pode ser um trabalhador que ama o que faz e faz o que ama!

Como ser remunerado por fazer seu hobby?

O processo pode levar um pouco de tempo e dar um certo trabalho, mas tenha certeza que todos os esforços investidos valerão a pena em busca do objetivo tangível de ganhar dinheiro com o que você gosta!

Descubra quais são os seus desejos

Existem duas perguntas muito poderosas que podem te ajudar a chegar mais perto do seu objetivo, e a primeira delas é interna. Lembre-se das vezes que você disse “como eu gostaria de fazer isso!” e anote cada “isso” que você disse em uma lista.

Aqui, não estamos falando necessariamente de atividades profissionais, mas sim de coisas que você se agradaria em fazer, como jogar tênis de mesa, atuar em uma peça de teatro ou criar móveis funcionais, entre várias outras possibilidades.

Sua lista pode ser maior ou menor, não tem problema: o que importa mesmo é o que está escrito nela. Então, pesquise no Google algo do tipo “como ganhar dinheiro com ______”. Caso não encontre muitas sugestões, tente pesquisar em outro idioma, o que pode trazer mais resultados.

Ao fazer isso, você pode ter insights valiosos a respeito de iniciativas para ganhar dinheiro com o que você gosta.

Reúna todas as atividades que você tem facilidade em fazer

A segunda pergunta que pode te ajudar a encontrar o trabalho dos sonhos contará com a ajuda de outras pessoas. Esse será mais um exercício de memória, e é importante separar um tempo para conseguir encontrar a resposta.

Sabe quando alguém chegou e disse: “Como você consegue fazer isso?”. Pois bem, esse é um sinal que você consegue desempenhar, com facilidade e qualidade, algo que é difícil para outras pessoas. Faça outra lista com cada “isso”.

Pensando agora como empreendedor, uma das formas de ter um negócio de sucesso é oferecer soluções que as pessoas precisam, mas nem sempre conseguem fazer sozinhas ou com qualidade, e pode ser que essa necessidade seja exatamente aquilo que você domina.

Ótimas oportunidades que estão bem à nossa frente podem ser perdidas porque não reconhecemos o quão singular é ter facilidade em fazer algo que pode ser muito mais difícil para as outras pessoas.

Se for possível aliar suas facilidades e habilidades com algo que as pessoas desejam ansiosamente, mas não sabem como fazer, então você pode ter encontrado uma verdadeira mina de ouro para ganhar dinheiro com o que mais gosta.

Pense nos seus sonhos de infância

Como vimos anteriormente, nem todos conseguem realizar o sonho que tinham na infância, como ser jogador do time de coração, escritor de best sellers, bombeiro ou médico. Porém, mesmo esses desejos que parecem longínquos podem ajudar a encontrar a profissão dos sonhos.

Por exemplo, se você tinha o desejo de ser um médico, o objetivo era de ajudar pessoas. Ainda que você não tenha se formado em medicina, esse raciocínio pode ser muito útil.

Mesmo se tiver percebido que a medicina não é para você, o objetivo de auxiliar o próximo pode ser realizado de outra maneira, como através da aplicação de aulas de coaching, que são muito benéficas e auxiliam as pessoas a crescer, aprender e se desenvolver.

Se o sonho era de ser um escritor profissional e você não teve essa oportunidade, ser o dono de um blog onde você pode expor sua opinião e auxiliar pessoas que passam pelo mesmo tem um efeito bastante similar, o que também pode ser usado para ganhar dinheiro.

Analise qual é a essência dos seus sonhos e veja o que você pode fazer para chegar mais perto dela, seja através de uma conversa com alguém que atua na área, da realização de um curso ou de alguma experiência que possa agregar uma bagagem intelectual importante.

Ainda que não seja possível realizar esses desejos literalmente e da forma que você imaginava, pode-se percorrer um caminho similar e alcançar um objetivo tão legal quanto o primeiro, e ainda por cima, lucrativo.

Considere que atividades menos legais fazem parte do processo

Ainda que seja possível encontrar aquilo que ama e haja a oportunidade de ganhar dinheiro com isso, é importante entender que também pode haver percalços e dificuldades no caminho. É quase impossível ter um emprego que seja 100% legal a todo momento.

Ainda no exemplo do escritor, você pode ter encontrado ali a sua praia, mas ainda haverá as partes um pouco menos legais, como iniciar um post e se deparar com a tela toda branca, estabelecer uma rotina para conseguir atingir os resultados esperados e acordar cedo para conseguir aproveitar melhor o dia.

Cada atividade tem os seus prós e contras. O ideal é que o primeiro grupo seja maior que o segundo, mas ambos coexistem em praticamente todas as atividades.

Até mesmo os grandes escritores podem não conseguir vender muitas cópias de um livro, enquanto os jogadores profissionais de futebol se lesionam, perdem campeonatos e treinam a técnica, a tática e o físico todos os dias.

O que mais vale nessa equação é que a parte boa seja maior do que aquela que não é tão boa assim, mas também se mostra essencial para a obtenção dos resultados esperados.

Encontre o que você mais gosta e atinja o estágio de realização profissional

Viu como é possível seguir a um processo para chegar na profissão ideal, em que você faz o quê tanto gosta e ainda é remunerado por isso? A estrada pode ser curta para alguns e mais longa para outros, mas todos precisam percorrê-la para chegar ao destino.

Descubra o que você gosta, em que os outros o consideram como bom, lembre dos seus sonhos de infância, adapte-os à sua realidade e lide com os percalços de uma maneira positiva para estar cada vez mais perto de trabalhar com o que te faz feliz.

A capacitação é importante no meio do caminho, seja através de cursos online ou da atuação na prática naquela área, mas lembre-se que o passo mais importante é o primeiro. Depois, os outros serão consequência, e quando se der conta, você já poderá estar sendo o protagonista dos seus maiores sonhos.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta