Seja a pessoa certa no lugar novo

Share

por Ronaldo Lundgren.

seja a pessoa certa no lugar novo

Quem chega na frente bebe água limpa.

Seja a pessoa certa no lugar novo

No livro a “Origem das Espécies”, Charles Darwin explica que quando o ambiente não suporta todos os membros de uma população em crescimento, aqueles espécimes com características de menor adaptação morrerão. Irão sobreviver e prosperar, aqueles membros com características mais adaptativas ao ambiente que se encontram.

Para as empresas, o cenário é semelhante. Pois lutam pela sobrevivência em um mercado globalizado e competitivo.

Cada organização, fazendo uso da sua capacidade de adaptação ao ambiente em que está inserida, persegue a prosperidade do seu negócio. Para isso, contam com sua liderança e todos os colaboradores que dedicam horas de suas vidas ao trabalho para alcançar os objetivos traçados.

A formação de equipes, reunindo as competências individuais de cada integrante, de modo a que venham se complementar, é o desejo maior de qualquer gestor de recursos humanos.

Pessoa certa no lugar certo

Você já deve ter ouvido a expressão “a pessoa certa no lugar certo”.

Ela se tornou quase um mantra, repetido a todo o momento com a ideia de que, atendendo a esse preceito, a organização irá prosperar.

Por sua vez, o setor de Recursos Humanos que conseguiu realizar tal façanha terá demonstrado sua eficiência, colaborando para o sucesso da instituição.

A expressão “a pessoa certa no lugar certo” parece ser um consenso nas organizações e demonstra como as relações entre as pessoas e funções são entendidas pelos gestores.

No entanto, estudiosos de recursos humanos se deram conta de que algumas pessoas apresentam evolução em suas competências individuais, ficando “maiores” do que o cargo que ocupam.

Essas pessoas passam a almejar novos desafios. Com isso, já não basta ter a pessoa certa no lugar certo. É preciso ter a pessoa certa no lugar certo, pelo tempo certo.

Então, os gestores de recursos humanos passaram a vivenciar a seguinte dificuldade: alocar a pessoa certa, considerando suas competências individuais, no lugar certo da empresa, de modo a atender as necessidades da organização da melhor forma.

Partindo do pressuposto que à medida que o colaborador evolui em suas competências – e não ocorrendo a evolução das atribuições de seu cargo, ele pode se desmotivar, os gestores passaram a ter a necessidade de monitorar a evolução individual de cada colaborador para o realocar no momento adequado.

É visível a importância que a variável tempo de permanência de um colaborador em determinado cargo possui.

Por isso, periodicamente, acontecem mudanças de funções dentro da empresa. Movimentações de um setor para outro. Tudo com o objetivo de manter o colaborador se sentindo desafiado com a nova função.

seja a pessoa certa no lugar novo
Prepare-se para ir a um lugar que não existe

Preparando-se para o novo

Acontece que algumas pessoas começam a se preparar para uma tendência futura, que foi identificada graças à enorme facilidade de acesso a informações.

Tomando essa tendência como referência, elas iniciam uma preparação para algo novo, que a empresa onde trabalham talvez, nem tenha se apercebido.

Um caso concreto, recentemente visto na cidade de São José dos Campos-SP, ilustra bem essa tendência.

Um engenheiro percebeu que as reclamações sobre a qualidade das baterias de telefones celulares é muito grande. As baterias estão muito aquém da expectativa dos usuários. Elas demoram muito para serem carregadas e consomem suas cargas muito rapidamente.

Daí, ele vislumbrou que alguém, em algum lugar do mundo, está desenvolvendo uma nova tecnologia para essas baterias. Ele não sabe quem são esses desenvolvedores. Mas sabe que está acontecendo esse movimento.

Com essa tendência em mente, por iniciativa própria, ele iniciou estudos para melhorar sua competência nessa área. Ele está se preparando para algo novo, que vai acontecer daqui a cinco ou dez anos. Você pode está se perguntando:

“- O que ele ganha com isso?”

Ele vai ser a pessoa certa no lugar novo. O lugar que ainda não existe.

E você, está ligado?

Existem vários outros lugares que ainda não existem. Você consegue identificar algum? Seja a pessoa certa no lugar novo. Por que não? Quem chega na frente bebe água limpa, já diz o ditado na região.

Hora de agir!

As pessoas de seu círculo de relacionamento estão esperando indicações vindas de você. Compartilhe. Curta. Elas estão aguardando ansiosas.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta