Saiba como se aprimorar para o ambiente corporativo

Share

Saiba como se aprimorar para o ambiente corporativo

aprimorar para o ambiente corporativo

Veja o que fazer para estar melhor preparado para o mundo empresarial!

O ambiente corporativo é cada vez mais competitivo. Seja para profissionais recém-formados ou aqueles com anos de experiência, é preciso buscar alternativas para conseguir superar a concorrência.

Isso faz com que os colaboradores procurem por caminhos de capacitação profissional. Mas com tantas opções disponíveis, fica difícil escolher aquele que realmente possa fazer a diferença.

Uma área que pode contribuir positiva e poderosamente para a carreira desses colaboradores é o marketing pessoal.

O marketing, com ensinamentos, estratégias e técnicas que proporciona crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Aprenda melhor o que é o marketing pessoal, como ele pode ajudar na carreira e na vida e quais são os benefícios de investir nessa metodologia.

O que é o marketing pessoal?

É um conjunto de estratégias que tem como objetivo potencializar suas características pessoais e profissionais, de modo a passar uma imagem melhor para o mercado.

Pode-se considerar que o conceito de marketing pessoal seja uma evolução da autoajuda. Isto porque as técnicas derivam entre as áreas intelectual, econômica, emocional e espiritual e visam criar uma melhor imagem para as outras pessoas e empresas.

O processo não tem por finalidade estabelecer um perfil ou uma identidade falsa, mas sim destacar os aspectos que são mais relevantes a respeito da pessoa e do trabalho que ela realiza.

Além disso, o intuito é desenvolver habilidades importantes para a vida corporativa, como liderança, percepção, convívio pessoal e carisma.

Quando as técnicas tiverem sido postas em prática, quem as aplicou passará a ser percebido como uma referência, seja em sua área de atuação profissional ou mesmo sob o viés pessoal.

Com as estratégias certas de marketing pessoal, é possível se destacar perante a concorrência, não importa qual seja o seu ramo de atuação ou mesmo o tempo de experiência no mercado.

Ao desenvolver essa habilidade, o colaborador conseguirá iniciar e manter relacionamentos profissionais e pessoais saudáveis com outras pessoas, como amigos, colegas, colegas de trabalho, diretores, gestores e até mesmo familiares.

Quem pode aplicar o marketing pessoal na vida?

Todas as pessoas! Não existe restrição de idade, formação acadêmica, ocupação profissional ou qualquer outro impeditivo para o aprendizado e aplicação de tais técnicas.

Muitas celebridades aplicaram e aplicam os conceitos de marketing pessoal em suas carreiras, como Michael Jordan, Oprah Winfrey, Donald Trump, David Beckham, Ellen DeGeneres e outras, e o sucesso dessa decisão é evidente.

Isso, porém, não quer dizer que sua aplicação seja restrita às celebridades. É bem provável que você conheça alguém que é referência de mercado em determinada área, e tal pessoa pode ser um exemplo de sucesso do marketing pessoal.

Como trabalhar o marketing pessoal?

Através da aplicação contínua dos conceitos que o formam. Assim, o desenvolvimento será constante e os resultados tendem a ser os melhores possíveis na vida dessa pessoa.

Existe todo um planejamento para que seja possível executar o marketing pessoal, assim como quando uma empresa investe em estratégias de marketing para que consiga divulgar seus produtos e serviços.

É importante ressaltar que o marketing pessoal não consiste apenas de uma ação, mas sim de um conjunto de hábitos e costumes que devem ser aplicados continuamente.

Se você deseja melhorar o seu marketing pessoal, as seguintes iniciativas são recomendadas para mudar sua mentalidade e trabalhar pontos fundamentais na vida:

1 – Participe de eventos em sua área

Se você deseja se destacar profissionalmente, é de suma importância marcar presença em eventos que sejam ligados à sua área de atuação, onde é possível criar relacionamentos profissionais que podem lhe considerar como uma referência no futuro.

Quando souber que haverá algum evento do tipo, participe e promova-o em suas mídias sociais. É possível até mesmo conseguir parcerias profissionais com esse tipo de iniciativa.

2 – Cuidado com as suas redes sociais

É claro que você ainda terá liberdade para compartilhar conteúdos pessoais em suas redes sociais, mas elas devem ser vistas como uma oportunidade de ouro para vender a sua imagem.

Cabe aqui uma observação especial para o LinkedIn, que é uma rede estritamente profissional, onde você pode compartilhar conteúdos interessantes e relevantes sobre a sua área de atuação e, assim, se mostrar como um verdadeiro conhecedor do assunto.

Porém, ainda assim, cabe analisar bem o que é compartilhado em suas redes sociais, de modo a não fugir do objetivo proposto.

3 – Compartilhe seus conhecimentos em um blog

Blogs são ferramentas sensacionais para oferecer seus conhecimentos, insights e ideias para o público. Comece um blog e crie conteúdos relevantes, realmente capazes de chamar a atenção da audiência.

Quanto mais valor você gerar para seus leitores, melhor será a imagem transmitida em sua área de atuação.

4 – Invista nas soft skills

Você já ouviu falar em soft e hard skills? Esses são dois grupos de habilidades fundamentais para quem deseja trabalhar seu marketing pessoal.

As hard skills são as habilidades técnicas, como as obtidas em faculdades, cursos e com a vivência profissional, enquanto as soft skills são as habilidades comportamentais, como atitude, capacidade de resolver problemas, comunicação, motivação e pensamento crítico.

Quando se imagina o estabelecimento de uma referência em determinada área, as hard skills são as mais lembradas, mas sem as soft skills, é quase impossível atingir esse patamar. Invista em ambas e colha os bons frutos dessa decisão.

5 – Procure se especializar constantemente

Conhecimento nunca é suficiente. Sempre há coisas novas a aprender, processos a melhorar e metodologias a complementar para se tornar um profissional mais completo, e isso tem um peso muito grande no marketing pessoal.

Nunca fique parado. Seja uma nova graduação, uma pós-graduação, um curso técnico, profissionalizante ou até mesmo através de livros ricos em conteúdo, aumente sua biblioteca de conhecimentos sempre que puder e mantenha a constância no crescimento.

Esteja melhor preparado para o mercado corporativo!

Reuniões, projetos, decisões, atitudes, escolhas… Há muitos pontos envolvidos na carreira corporativa, e quem deseja estar em uma posição de destaque precisa buscar o desenvolvimento diário.

O marketing pessoal é um ótimo caminho para se alcançar esse patamar, já que pode trazer resultados palpáveis e, felizmente, ainda não é utilizado por tantas pessoas, o que faz com que a diferença seja mais visível.

Aproveite a oportunidade e comece a se capacitar hoje mesmo, seja através de eventos, presença nas redes sociais, compartilhamento de conhecimentos ou realização de cursos online para aprender mais. Acredite: isso pode fazer toda a diferença, positivamente, em sua carreira.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta