Recurso humano: você está demitida!

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Recurso humano: você está demitida!

recurso humano você está demitida

É desse jeito que a liderança deve agir?

por Ronaldo Lundgren.

Nós demitimos nossa RH por chamar um membro da nossa equipe de “estúpido”.

Eu estava andando pelos escritórios quando ouvi alguém falando com raiva: "suas performances caíram, e você não tem nenhuma explicação razoável para isso."

Entrei e vi nossa secretária chorando.

Perguntei o que estava acontecendo e a RH disse que a secretária não estava rendendo ultimamente por algumas razões estúpidas.

Olhei para a secretária; seus olhos estavam vermelhos. Nossa RH ameaçou demiti-la.

Esta foi uma mulher que acabou de perder o marido há alguns meses. Nossa RH esperava que ela entregasse no mesmo nível.
Isso é desumano. Eu pensei comigo.

Convidei as duas para o escritório com o meu sócio para investigar mais.

A secretária achava difícil superar o choque da morte do marido. Mas nossa RH estava preocupada apenas com resultados.

Outras investigações mostraram que a RH foi rude com outros membros da equipe.

Nós demitimos ela.

Não queremos trabalhar com pessoas que não respeitam o bem-estar dos outros.

Reduzimos o horário de trabalho de nossa secretária e perguntamos se ela precisava de mais folga. Suas performances melhoraram significativamente e ela voltou ao seu melhor.

Se você não entende que o negócio é mais sobre pessoas, então você não tem nenhum negócio para liderá-las.

O bem-estar dos trabalhadores vem em primeiro lugar. Todo o resto segue depois.

Este caso aconteceu com Ben Ramedani, Diretor da empresa canadense Unlimited Exposure Online, voltada para E-commerce.

É desse jeito que a liderança deve agir?

Recurso humano: você está demitida.

A demissão aconteceu por dois motivos:

  1. A RH não respeitou o bem-estar da secretária; e
  2. Isto já tinha acontecido com outros funcionários.

Para Christine Porath, da Universidade Georgetown, o respeito é o comportamento de liderança mais importante. No entanto, os funcionários relatam que acontece o contrário. Ou seja, a cada ano o comportamento desrespeitoso aumenta nas empresas.

O que explica a desconexão?

Estudos apontam que os líderes podem simplesmente não ter consciência do problema. Depois de definirem os valores da organização e melhorarem o ambiente físico do trabalho, geralmente, deixam de acompanhar os bastidores do negócio. Quando se dão conta, têm que agir rápido e com energia.

Em regra, os funcionários valorizam dois tipos distintos de respeito:

  • O respeito devido – que atende à necessidade universal de se sentir incluído. É sinalizado por civilidade e uma atmosfera sugerindo que cada membro do grupo é inerentemente valioso.
  • Respeito ganho – que reconhece aqueles funcionários que exibem qualidades ou comportamentos valiosos. Ele distingue os funcionários que superaram as expectativas. Respeito ganho atende a necessidade de ser valorizado por fazer um bom trabalho.

São necessárias ações que contemplem esses dois tipos de respeito. Por todos líderes na cadeia de comando da empresa. Quando assim não acontece, situações como a da demissão da chefe dos recursos humanos podem ser necessárias.

Considerações finais

Foi correta a decisão? Poderia ser dado uma outra chance à RH? O que você faria?

Referência(s)

Ben Ramedani – LinkedIn

Kristie Rogers – Seus funcionários se sentem respeitados?

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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