7 simples mas poderosos hábitos que farão você ter mais sucesso

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por Ronaldo Lundgren.

Quer obter mais sucesso em tudo o que você faz na vida? Adote essas três atitudes:

  • reduza o tempo gasto com futilidades;
  • seja mais organizado; e
  • livre-se da desordem mental que preocupa e causa stress.

Para adquirir novos hábitos, ou mesmo reforçar aqueles que você já tem, existem inúmeras técnicas. Umas são mais efetivas do que outras. Todas precisam se adequar às características individuais de cada um.

A seguir, você terá uma lista de hábitos simples que poderão ser implementados gradativamente.

1. Mantenha uma agenda

Faça uma lista de tarefas a serem realizadas a cada dia. Pra começar, mantenha uma lista com poucas coisas a fazer. Não seja detalhista. Não inclua tarefas como: tomar banho, deslocar-se até o trabalho ou lavar a louça de casa. Concentre-se nas grandes tarefas.

Quanto menos tarefas, melhor. Na verdade, o objetivo é adquirir um novo hábito. Por isso, escreva as tarefas mais importantes para o dia e complete-as.

Organize essas tarefas em uma agenda. O que deve ser feito primeiro. A que horas. Por quanto tempo. Mais uma vez, não seja detalhista. Faça uma estimativa de quanto tempo precisa para cada tarefa; que horas deve começar cada uma. O objetivo é definir prioridades e manter o foco naquilo que está sendo executado.

Uma dica: realizar a tarefa mais importante primeiro. Assim, você pode concentrar o máximo de sua energia mental logo na tarefa mais importante.

Uma exceção: se você tiver um início de dia difícil, procure retomar seu equilíbrio. Para isto, execute as tarefas mais fáceis. À medida que elas vão sendo cumpridas, você vai ganhando motivação.

2. Deixe o despertador do outro lado da cama

Se você é daqueles que não conseguem acordar a tempo de cumprir os compromissos diários, coloque o despertador no outro lado da cama. (para quem dorme em cama de solteiro, deixe o despertados longe dela) Assim, você será forçado a levantar.

Esse pequeno esforço físico vai lhe ajudar a despertar. Acenda também as luzes. Deixe o quarto iluminado. Levantar no horário marcado, independente da hora que foi dormir, é um hábito que torna o seu dia mais produtivo.

3. Faça um minuto de exercício físico logo depois de acordar

Tão logo saia da cama, faça um rápido exercício físico. Basta um minuto. Flexões de braço, agachamento, exercícios abdominais são suficientes para ativar o corpo.

Esta pequena sequência deve ser feita com intensidade. Ela vai ajudar seu sistema nervoso a elevar sua energia. Você vai começar o dia mais disposto. Ainda ajuda a não voltar pra cama.

4. Separe planejamento de execução

Planeje as tarefas a serem executadas com antecedência. Não planeje algo para ser executado imediatamente. Separe os dois momentos. Dedique um tempo para pensar e planejar o que deve ser feito.

Com o plano pronto, passe a executá-lo. Ter um planejamento do dia ou da semana inteira vai evitar que você desperdice seu tempo. Você sabe exatamente o que precisa ser feito em cada momento. Você vai estar um passo à frente, sabendo os próximos passos a serem dados.

5. Quando você estiver emotivo, dê um tempo

Sempre que sentir que a emoção está tomando conta de você, evite responder a qualquer questionamento. Às vezes, basta esperar alguns segundos durante uma conversação. Outras, serão necessárias horas ou até mesmo dias. O tempo é o senhor da razão.

Deixar a emoção baixar não serve apenas nos contatos diretos com outras pessoas. Responder a e-mails ou WhatsApp, também. Quantas vezes não ficamos revoltados com mensagens que recebemos? Espere um pouco.

Forte emoções, como raiva, tristeza, excitação costumam embotar nosso senso de julgamento. Dar um tempinho para pensar melhorará sua capacidade de decisão. Desta forma, você terá menos chance de se arrepender posteriormente.

Quando você dá um tempo para se acalmar, você está dando tempo para as pessoas a sua volta. Elas estão recebendo uma oportunidade de também tomarem a melhor decisão.

6. Limpe sua sujeira o quanto antes

Arrume sua cama logo ao se levantar. Limpe a cozinha enquanto prepara sua comida. Deixe sua mesa arrumada antes de voltar para casa.

Desarrumação e sujeira afetam nossas mentes. Um ambiente desorganizado contribui para desorganizar nossos pensamentos. Mantendo seu espaço organizado e limpo, você conserva energia para melhor se dedicar ao trabalho. As coisas vão fluir mais facilmente.

7. Medite 2 minutos por dia

Meditação é um dos mais eficazes meios de limpar a mente, ampliando a capacidade de cognição e melhorando o bem-estar emocional. Parece mentira, mas dois minutos por dia bastam para produzir benefícios visíveis.

Meditar é simples. Basta sentar-se em uma boa cadeira, em um lugar tranquilo. Fechar os olhos e relaxar. Acalme sua mente. Apenas mantenha o foco na sua respiração. Inspire e expire profundamente.

Importante: habitue-se a meditar por, no mínimo, dois minutos por dia. Constância é o segredo.

Hora de agir

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Antes de ir embora…

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Este artigo foi baseado em texto de John Fawkes – Eight simple but powerful habits that will make you more successful.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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