Personalidade e estilo de liderança

Share

Personalidade e estilo de liderança

por Ronaldo Lundgren.


Conhecer a si próprio talvez seja o ingrediente mais importante para o líder. Ciente de suas características, tendo identificado seus pontos fortes e fracos, torna-se mais fácil destacar os aspectos positivos e procurar ajuda para melhorar aqueles que não são tão bons.

Personalidade e estilo de liderança
Personalidade e estilo de liderança

Existem várias formas para se obter o auto-conhecimento.

Você pode se “observar”, procurando entender o por quê de suas reações.

Uma maneira já testada, sugere que, antes de dormir, você deve procurar lembrar de tudo o que aconteceu durante o dia. Na sequência, desde o momento que acordou. A cada tópico, tente relacionar como estava o seu sentimento. Se você, ao pedir que alguém lhe passasse o café e essa pessoa demorou para lhe atender, qual foi o seu sentimento? Ficou aborrecido? Compreendeu a razão da demora? Daí, você vai tomando consciência de como você reage no relacionamento com outras pessoas.

Se auto-conhecer pelo feedback de um outro indivíduo.

Um olhar externo, que possa pontuar suas reações. Pode ser um familiar, um amigo, um coach, ou até mesmo o seu chefe. Ao receber a crítica, seja ela positiva ou negativa, aproveite para se melhorar. Se não concordar com a observação, haja de tal forma para que a pessoa que lhe falou não se sinta bloqueada, deixando de lhe fornecer dicas importantes. É certo que, se os comentários vêm de pessoas que você não confia, eles não têm muito valor.

Com a ajuda de profissionais

Você pode também realizar testes psicológicos, com profissionais qualificados, que lhe ajudarão a se conhecer. Existem testes gratuitos na internet que ajudam a despertar o interesse. O teste mais difundido é o Myers-Briggs Type Indicator (MBTI).

O MBTI postula a existência de quatro pares opostos de maneiras de pensar e agir, chamados dicotomias.

As dicotomias
Extroversão Introversão
Sensorial iNtuição
Razão (‘T’hinking) Sentimento (‘F’eeling)
Julgamento Percepção (‘P’erceiving)

Astrólogos têm ocupado um espaço importante no auto-conhecimento. Informando sua data, horário e local de nascimento, você obtém dados valiosos de sua vida, com indicações de tendências sobre sua saúde, relacionamentos, dinheiro, etc.

Os serviços de coaching, já abordados em post anterior, embora mais caros, garantem um assessoramento individualizado, orientando mudanças de atitude e reforço de comportamento nas esferas pessoal e profissional.


Conhecer você é o ponto inicial de sua caminhada. Personalidade e estilo de liderança andam juntos. Se você é centralizador, seu estilo de liderança vai refletir tal característica.

Depois, procure conhecer as pessoas que você lida no dia-a-dia. É um aspecto  fundamental para a liderança. Ajuda na arte da persuasão.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta