Para ter agilidade no trabalho

Share

por Ronaldo Lundgren.

para ter agilidade no trabalho

Para ter agilidade no trabalho

Agilidade “é a habilidade de se adquirir velocidade e flexibilidade no gerenciamento de projetos por meio da adoção de práticas de gestão adequadas ao ambiente e tipo de projeto”(EDER et al., 2010).

A ideia de agilidade no trabalho é utilizada relativamente à flexibilidade e rapidez para resolver alguma questão.

É crescente o número de empresas que buscam funcionários com agilidade. Elas buscam pessoas que saibam responder com rapidez a novas situações. Funcionários que atuem com qualidade em um contexto dinâmico e competitivo.

Baixe o Infográfico >>>  Para ter agilidade no trabalho (72 downloads)

Para ter agilidade no trabalho, você precisa “dominar” suas funções na empresa. Isto lhe dará confiança.

As orientações a seguir, publicadas no sítio da Fundação Universia (*), lhe mostrarão como ter efetividade no trabalho.

Tenha uma rotina sólida

Uma rotina sólida permite que você economize tempo. Uma boa maneira de construí-la é dividir seu dia em três passos. Aproveite os 5 primeiros minutos do expediente para planejar o dia. Depois disso, defina prazos para concluir suas tarefas. Uma boa ideia é gerenciar o seu dia hora a hora. Por fim, tire 5 minutos ao fim do expediente para recapitular tudo que foi feito. Identifique as pendências e lembre-se de começar por elas no dia seguinte.

Para ver dicas sobre a utilização do seu tempo, confira o artigo

<<<Como utilizar bem o tempo disponível>>>

Seja automático

O segredo para fazer mais coisas é ser automático. É claro que nem todos os empregos permitem isso, mas, na medida do possível, elimine as decisões do seu dia de trabalho. Planejando as tarefas no início do expediente, por exemplo, você não precisa decidir ao longo do dia o que vem depois de cada uma delas. Se você construir hábitos de trabalho e segui-los diariamente ficará mais fácil concluir suas tarefas com mais agilidade.

Use check-lists

Você já deve ter ouvido diversas vezes que criar listas de tarefas ajuda no trabalho. Acredite nisso. As check-lists permitem que você priorize o trabalho a ser feito e não se perca ao longo do dia, deixando uma coisa ou outra para trás. Aproveite o planejamento feito no início do dia e anote em um papel, agenda ou mesmo no computador tudo que deve ser concluído ao longo do dia. Lembre-se de que você sempre pode reorganizar essa lista caso haja algum imprevisto. A cada tarefa concluída faça uma marcação na sua lista, dessa maneira você não se perde.

Não procrastine

Certamente tem uma tarefa no trabalho que você odeia realizar. Já pensou em começar por ela? Quanto mais rápido você resolver as tarefas que não gosta, mais tempo terá para dedicar apenas ao que agrada você. Pode parecer difícil se manter motivado com tarefas entediantes, mas procure dedicar-se a elas primeiro. Quando estiver trabalhando nesse tipo de coisa, elimine todas as distrações. Mantenha o foco apenas naquela tarefa, pensando em concluí-la sem interrupções e dentro do menor tempo que você puder.

Baixe o Infográfico >>>  Para ter agilidade no trabalho (72 downloads)

Assuma o controle

Se você não tem o controle das suas tarefas acaba se sentindo estressado e, por consequência, não consegue se concentrar e produzir. Se você pretende ser mais efetivo no trabalho, assuma o controle da situação. Lide com aquilo que você tem de concluir e evite o excesso de tarefas. Saiba quando dizer não e quando priorizar uma ou outra tarefa. Entenda exatamente o que os seus superiores esperam de você, para que não haja falhas na comunicação. Só assim você poderá oferecer o máximo que puder.

Considerações finais

Estudos mais recentes indicam que o conceito de agilidade poderá ser complementado com outros componentes, não somente as dimensões “flexibilidade” e “velocidade”.

Como novas dimensões, temos:

  • Acesso imediato às informações pertinentes
  • Ação no tempo real da informação
  • Melhorias nos Fluxos informacionais
  • Tempo de resposta mais rápido
  • Qualidade da Informação
  • Melhor comunicação
  • Interação em tempo real
  • Simplificação do fluxo de trabalho
  • Disponibilidade da Informação
  • Eficiência

Você se considera ter agilidade em seu trabalho? Essas dimensões fazem parte da sua rotina? Deixe seu comentário. Ele é importante para nós.

Baixe o Infográfico >>>  Para ter agilidade no trabalho (72 downloads)

Referências

Fundação Universia. 5 maneiras de ser mais efetivo no trabalho.

Edivandro Carlos Conforto. O conceito de agilidade no gerenciamento ágil de projetos.

Natália Marroni Borges e Raquel Janissek Muniz. Perspectivas da agilidade no contexto da utilização das TIMS no ambiente corporativo.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta