Os estilos de liderança mais e menos adotados no Brasil

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por Luísa Melo.

Este artigo foi publicado inicialmente na Revista Exame.


Os estilos de liderança mais e menos adotados no Brasil

Estudo recente da QuotaMais revela as diferenças entre a forma como os líderes no Brasil se enxergam e como são vistos pelos outros trabalhadores

Chefes que gostam de mandar, que convidam toda a equipe a tomar decisões ou até mesmo que só ficam distantes. Um estudo divulgado recentemente, realizado ao longo dos últimos dez anos pela consultoria QuotaMais mapeou os oito estilos de liderança mais comuns no Brasil e quais deles têm sido mais adotados por gestores de empresas (nacionais ou estrangeiras) que atuam no país.

Metodologia

Para chegar ao resultado informações de um banco de dados com autoavaliações de cerca de dez mil executivos foram cruzadas com análises de pelo menos outros três profissionais que trabalham diretamente com esses líderes, totalizando mais de 30 mil opiniões.

Ao comparar as avaliações, foram identificados não só os estilos de liderança que têm sido mais ou menos adotados, como também as diferenças entre a forma como os líderes se enxergam e como são percebidos por seus subordinados.

“As análises que tomamos como base para mapear as tendências são as heteroavaliações, ou seja, aquelas feitas pelas pessoas sobre os seus líderes. As pessoais servem somente para orientar os gestores quanto ao que eles precisam desenvolver”, explica Beth Zorzi, consultora e sócia da QuotaMais e também autora do livro “Empresas em Movimento”, que esclarece a pesquisa.

As avaliações foram feitas em forma de questionário online, e, observando quantas vezes o líder foi avaliado em cada quesito, chegou-se à porcentagem média de líderes que adotam cada estilo.

Estilo visionário

De acordo com o estudo, o estilo que mais cresceu nos últimos três anos foi o visionário (veja as definições dos estilos abaixo), tanto na heteroavaliação quanto na pessoal. (para ver outros estilos de liderança)

Para Beth, isso pode ser explicado por uma “nova dimensão de mundo empresarial” exigida pelo cenário econômico atual. Segundo ela, “o desalento pode estar tão grande no mercado que os líderes sentem necessidade de propagar uma visão de futuro e  médio prazo, para incentivar suas equipes”.

Estilo autoritário e afetivo

Por outro lado, líderes com estilo autoritário e afetivo têm sido menos encontrados ao longo dos anos, embora a porcentagem deste último tenha aumentado entre as autoavaliações.

“A combinação dos dois estilos forma uma liderança paternalista: aquele líder que protege e manda. Por proteger demais, as pessoas não se desenvolvem. Não é isso o que as organizações buscam hoje”, afirma Beth.

Ainda segundo ela, o líder estar próximo da sua equipe não quer dizer que ele é afetivo. “O que é necessário são doses de afetividade: em momentos de crise pessoal, de erros. São momentos pontuais. A proximidade afetiva é acolhedora. O que as empresas querem agora é uma proximidade diretiva, de coach, para que as pessoas aprendam a fazer”.

Estilo diretivo e visionário

Um dos pontos mais curiosos do estudo é o fato de os líderes pesquisados se avaliarem mais diretivos e menos autoritários do que são vistos pelas pessoas com quem trabalham.

“Não tenho dúvidas de que eles (os executivos) sabem que a tendência é serem mais diretivos e visionários e menos autoritários e estão trabalhando para isso. Mas muitas vezes eles não conseguem a capacitação para que esse esforço seja percebido. Falta habilidade para efetivamente conseguir adotar esses estilos”, explica  Beth. “A própria heteroavaliação é um instrumento para ajudá-los a exergar o problema. Se não está claro para todo mundo, é porque eles foram diretivos”.

Estilo afetivo e participativo

Entre todos os estilos, aqueles em que foram encontrados os menores gaps nos dez anos – diferença entre a auto e a heteroavaliação – foram o afetivo e o participativo.

Para Beth, isso é explicado pelo fato de as duas modalidades terem a proximidade como característica principal. “No afetivo, o líder está conectado aos funcionários, então é fácil perceber a maneira como os outros o avaliam. A mesma lógica serve para o participativo, que é um estilo de troca, de trabalho em conjunto”.

Estilo autoritário e laissez-faire

Já os maiores gaps foram observados nos estilos autoritário e laissez-faire, pelo pensamento inverso. “O líder autoritário é distante e nem percebe o que as pessoas pensam sobre ele. O laissez-faire também, porque deixa o barco rolar, não entra na atuação de liderança”, conclui Beth.

Definições

Afetivo

Privilegia o apoio às pessoas. É aquele líder que acredita que garantir o bem-estar de cada funcionário no ambiente de trabalho é a sua principal responsabilidade.

Autoritário

Tem estilo mandatório e acredita que a relação de poder é unilateral. É o líder que acredita que ele é quem manda. Para esse tipo de liderança, o caminho mais rápido para obter resultados é a obediência imediata.

Coaching

É o líder que estimula os funcionários a crescerem e se desenvolverem, aprendendo noa dia a dia do trabalho. É aquele que influencia, estimula ao desafio permanentemente. Esse líder acredita que o seu papel é despertar os funcionários para o desenvolvimento em todos os âmbitos da vida.

Diretivo

Como o próprio nome indica, o líder diretivo é aquele que aponta a direção comum até um objetivo. Ele deixa claro o que é esperado de cada pessoa, tem uma relação de influência clara e monitora o tempo todo. Acredita que o seu papel é alinhar esforços para obter objetivos comuns.

Laissez-faire

É aquele líder que se mantém afastado do time, não por planejar o desenvolvimento dos funcionários, mas por desmotivação, insegurança, despreparo, interesses paralelos ou até mesmo falta de tempo. É o líder que gera na equipe o sentimento de abandono.

Participativo

É o líder que anda junto com a equipe e permite que as pessoas participem das tomadas de decisão. Ele acredita que o time tem com o que contribuir e que a melhor solução virá através das contribuições compartilhadas.

Modelador

O líder que segue este estilo é aquele que busca a excelência a um padrão definido. Geralmente, ele é rigoroso não só com os outros, mas consigo mesmo. Acredita que sabe como fazer e que a sua maneira é a melhor para alcançar os resultados.

Visionário

É aquele que está sempre pensando no futuro, que cria dimensões para projetos a longo prazo e, por isso, inspira a equipe. Ele acredita que é o futuro que deve orientar as ações do presente.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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