Mude para mudar: técnicas de coaching

Share

por Tainá Fantin.

mude para mudar: técnicas de coaching

Mude para mudar: técnicas de coaching que vão transformar a sua vida 

Muitas das técnicas do coaching podem ser aplicadas na sua vida e trazer resultados simplesmente incríveis!

 Se você sempre faz a mesma coisa, não espere obter resultados diferentes. É certo que você já ouviu essa frase ou alguma de suas variações, e ela faz todo o sentido.

 Muitas vezes, a nossa vida não está exatamente da forma que queríamos, seja no trabalho, na vida amorosa, na saúde ou em qualquer outra área. Porém, essa pode ser uma consequência dos nossos próprios atos.

 Quem faz sempre a mesma coisa dificilmente obterá outros resultados. É como uma receita de bolo de chocolate: se você sempre seguir a mesma receita, o resultado nunca será um bolo de abacaxi ou de coco, por exemplo.

 Para mudar essa situação de uma vez por todas, nós podemos recorrer às técnicas que são utilizadas no coaching, que é um processo muito interessante e que pode mudar radicalmente a sua vida – para melhor, é claro!

 O que é o Coaching?

 O coaching consiste em um conjunto de técnicas que, quando aplicadas, permitem que você obtenha resultados fantásticos em sua vida, e o melhor, muito mais rapidamente do que se o processo fluísse naturalmente.

 Esse conjunto abrange técnicas das mais variadas áreas, como psicologia, gestão de pessoas, recursos humanos, administração e programação neurolinguística, entre outras. A combinação dessas técnicas pode trazer resultados poderosos.

 O processo de coaching é reconhecidamente eficiente. Não à toa, muitas pessoas atuam profissionalmente como coaches e ministram palestras particulares, para grupos de pessoas ou corporações inteiras.

 É claro que todo esse processo é bastante complexo e sua aplicação na íntegra deve ser feita por pessoas que já o conheçam profundamente, mas algumas das técnicas do coaching podem – e devem! – ser aplicadas na sua vida.

 Se você começar hoje, dentro de pouco tempo já verá todos os benefícios que elas lhe trarão, além de se sentir muito mais confiante, determinado e capacitado para alcançar seus objetivos!

Técnicas de Coaching para você aplicar hoje mesmo

mude para mudar: técnicas de coaching

Cada uma dessas técnicas pode ser aplicada nas mais variadas áreas de nossas vidas: basta fazer isso e comprovar como os resultados realmente virão!

Ensaio dramático

Existem algumas ocasiões que nos deixam mais nervosos em nossas vidas, principalmente quando é necessário conversar com uma ou mais pessoas sobre um assunto muito importante.

Isso se aplica a entrevistas de emprego, apresentações de trabalhos na faculdade, reuniões corporativas importantes e até mesmo um pedido de casamento. Ainda bem que é possível chegar muito mais preparado para essas ocasiões.

Chame outra pessoa para lhe ajudar, que pode ser seu cônjuge, amigo ou parente. Vocês devem simular a ocasião pretendida: se for a apresentação de um TCC, por exemplo, você será você mesmo e a outra pessoa será um dos professores da banca examinadora.

Então, faça tudo como se estivesse realmente naquele momento. Se apresente, fale sobre o que será o trabalho, apresente os slides, abra um espaço para as perguntas e deixe a situação o mais realista possível.

É importante que a outra pessoa também entre no ensaio. No exemplo, ela deve fazer perguntas sobre o trabalho, a metodologia e eventuais dúvidas, como o professor da banca realmente faria.

Na primeira vez será mais difícil, mas depois de mais algumas tentativas, você estará muito mais preparado para aquela ocasião, já que sabe melhor o que lhe aguarda e como proceder.

Ancoragem

Sentir-se bem é fundamental na maioria das ocasiões de nossas vidas, mas nem sempre é possível estar assim, principalmente quando a situação não for propícia.

Mesmo nesses casos, é possível evocar bons sentimentos, que te farão enxergar a situação de uma outra forma e se sentir mais relaxado, o que é fundamental para manter o equilíbrio do corpo e da mente.

Lembre-se de uma coisa muito boa que aconteceu na sua vida. Pode ser a formatura da faculdade, o sim do cônjuge no altar, o nascimento de um filho ou uma conquista esportiva. Seja qual for a situação, o importante é que você tenha se sentido bem.

Então, tente recordar essa ocasião com o máximo de detalhes. Coloque-se naquele dia de novo, lembre-se do clima, do ambiente, dos aromas, dos bons sentimentos e de tudo o que puder. Faça o que for possível para se sentir ali novamente.

Quando já estiver se sentindo mais feliz e tranquilo, faça um gesto simples, como o fato de estalar os dedos, apertar as mãos, mexer no cabelo ou qualquer outro. O gesto irá ancorar aquele momento.

Assim, sempre que quiser sentir isso de novo, faça o mesmo gesto. Seu cérebro se recordará do que aconteceu naquela situação e trará novamente os bons fluídos, que podem te ajudar a manter a tranquilidade e tornar qualquer momento mais leve e alegre. 

Exercício do dia perfeito

É difícil ter um dia perfeito, já que nem tudo depende daquilo que nós fazemos, mas também das outras pessoas. Porém, é possível fazer um exercício que pode ajudar bastante a ter dias melhores.

Para isso, nós devemos pensar em como seria o nosso dia perfeito, com o maior número possível de detalhes. Por exemplo: acordar disposto pela manhã, tomar um bom café, ir para o trabalho, ser cumprimentado por todos, começar a trabalhar, manter a produtividade lá em cima e, então, ter uma pausa para o almoço.

Depois de nos alimentarmos com as comidas que mais gostamos e tirar alguns minutinhos para descansar, nós voltamos ao trabalho, damos continuidade aos processos, conseguimos resolver todas as dificuldades, somos reconhecidos pelos superiores e, então, chega o fim do expediente.

Na hora de ir para casa, não enfrentamos congestionamentos, chegamos super rápido, tomamos um banho relaxante e estamos dispostos para fazer algo descontraído, como assistir a um filme ou ler um livro.

Ao pensar bastante em como seria um dia perfeito, nós ficaremos mais ambiciosos e teremos mais poder de mudar aquilo que está em nosso alcance, até que os dias estejam da forma que imaginamos, mediante todo o esforço que investimos para isso.

Revolucione a sua vida!

Essas são apenas algumas das muitas técnicas de coaching que existem por aí. É possível perceber que elas são simples, mas muito eficientes, e podem fazer com que seus dias sejam muito melhores e você se torne uma pessoa mais motivada.

O resultado da aplicação dessas técnicas será uma vida pessoal e profissional muito melhor e mais equilibrada, em que você se sentirá no controle e, então, poderá tomar decisões mais acertadas sobre todos os assuntos.

Estudar mais sobre coaching te ajudará a entender melhor todo esse processo e saber como aplicar cada uma das técnicas e ferramentas em sua vida, além de também poder atuar profissionalmente com isso.

Todo esse conhecimento pode ser obtido através de cursos online, que são ainda mais práticos e podem ser encaixados mais facilmente no nosso cotidiano. Com certeza, os ensinamentos do coaching serão muito valiosos para toda a vida!

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta