Maneiras de manter os funcionários de TI motivados

Share

Maneiras de manter os funcionários de TI motivados no trabalho

Em todo o mundo, empresas e seus líderes investem cada vez mais na qualidade de vida no trabalho. Hoje, mais do que a garantia de um bom salário ou a existência de benefícios, os profissionais de diferentes áreas também buscam um lugar agradável para trabalhar e interagir com seus colegas. Nesse sentido, uma empresa estruturada e baseada em boas práticas de relacionamento tem muito mais chances de manter seus funcionários motivados, o que é fator determinante para a saúde dos envolvidos e para o caminho da empresa até o sucesso.

Precisando animar seus funcionários de TI? Confira agora 6 maneiras eficientes de manter a motivação no trabalho!

1. Incentive a participação

Um local de trabalho interessante é aquele onde todas as pessoas, independentemente do cargo, conseguem expressar sua opinião de maneira respeitosa e sem a necessidade de permissões. Dessa forma, é importante que o líder sempre incentive a participação dos seus funcionários de TI nas definições de processos de trabalho e busca de soluções. Sabemos que a área de tecnologia da informação evolui constantemente, proporcionar espaço para que os funcionários participem com seus novos conhecimentos é uma boa pedida.

Essa tática permite que você receba um maior número de sugestões e também de novas ideias que possam ser úteis para a empresa. Assim, mostre aos funcionários que eles são peça importante dentro do ambiente corporativo. Como resultado, você verá cada vez mais parceiros buscando melhorias para o seu negócio.

2. Reconheça bons trabalhos

Esqueça a ideia de que um bom chefe precisa ser rigoroso e autoritário ao extremo. Se identificou algum erro ou postura inadequada no trabalho, fale com seus funcionários de maneira sincera, e procure apontar as soluções em vez de criticar. Com transparência e respeito, a equipe se sentirá mais confortável para corrigir problemas e buscar formas de melhorar seu desempenho. Depois, para cada resultado positivo, é fundamental que você saiba reconhecer o esforço através de elogios e frases motivacionais.

3. Delegue funções específicas

Para um funcionário, não existe nada mais chato do que se sentir desvalorizado dentro do ambiente de trabalho. Infelizmente, algumas empresas e organizações contribuem para isso, principalmente quando montam uma equipe variada e delegam funções aleatórias para diferentes profissionais.

Tal ação pode gerar um clima desanimador na rotina diária, com pessoas cada vez mais frustradas em suas funções. Para evitar o problema, conheça sua equipe e saiba identificar as potencialidades de cada membro antes de delegar as atividades. Além de motivar seus funcionários com a orientação adequada, você aproveita ao máximo cada uma das habilidades presentes.

4. Invista no ambiente de trabalho

Considerando que seus funcionários passam a maior parte do dia dentro da empresa, procure tornar esse período mais agradável para todos. Invista em espaços que possam ser usados para a interação do pessoal e para os intervalos do expediente. Pode ser uma pequena copa para o café ou uma sala com televisão e assentos para descanso.

Mesmo em locais onde não há área de sobra para esses usos, é possível melhorar a qualidade do ambiente com algumas modificações nas regras internas. Nesse caso, evite limitar o uso do espaço e permita que cada funcionário personalize seu cantinho de trabalho com fotos e outros pertences importantes. A solução torna o espaço mais informal, aconchegante e familiar, trazendo assim uma sensação de bem-estar e, consequentemente, a valiosa motivação no trabalho.

5. Valorize os relacionamentos

Vá além da função de gestor e seja um intermediador de relações dentro da empresa. Por ser uma figura importante e de destaque entre seus funcionários, você tem em mãos a chave para estabelecer uma relação de confiança entre os membros da equipe. Nesse sentido, desestimule a competitividade negativa no ambiente de trabalho e mostre que pessoas unidas em busca de um bem comum se tornam mais satisfeitas e envolvidas com o sucesso.

6. Seja um exemplo

Mais do que dizer que está do lado de seus funcionários, você deve provar com atitudes. Para isso, esteja sempre presente e participe dos processos, sem esquecer de celebrar cada conquista alcançada ao lado da sua equipe. Um líder que ajuda e se mostra um exemplo pode ser o incentivo que os funcionários procuram dentro de uma empresa, portanto, faça valer sua posição!

Lembre-se que, cada vez mais, a fonte da motivação no trabalho pode ser encontrada nas simples interações do cotidiano.

E você, o que faz para motivar seus funcionários? Deixe um comentário!


(*) Este post foi publicado inicialmente em FindUp.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

2 comentários em “Maneiras de manter os funcionários de TI motivados”

Deixe uma resposta