Líder: conheça 9 habilidades para solucionar problemas

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por Ronaldo Lundgren.

habilidades para solucionar problemas

Líder: conheça 9 habilidades para solucionar problemas

Muitas vezes pensamos em líderes como solucionadores de problemas. Isto abre a possibilidade de os líderes aprimorarem suas habilidades de resolução de problemas por meio de treinamento.

Mas como podemos treinar líderes para resolver problemas?

Uma técnica bem eficiente é algo conhecida como “conhecimento baseado em casos”. Ela permite aos líderes resolver problemas complexos.

O conhecimento baseado em casos refere-se ao contexto do problema e a qualquer experiência anterior com problemas semelhantes. É como uma biblioteca mental de informações adaptada a um problema específico.

Mas enquanto o conhecimento baseado em casos tem o potencial de melhorar o desempenho em funções de liderança, não é necessariamente suficiente por si só.

Alguns líderes podem ficar atolados nos detalhes de uma decisão.

Ou então, achar difícil trabalhar em vários casos de uma vez porque seu conhecimento baseado em casos é armazenado em “modelos mentais” insuficientes.

Um modelo mental é uma rede de informações que ajuda as pessoas a processar e armazenar informações de forma eficiente.

Os modelos mentais afetam diretamente o comportamento de um líder e a capacidade de resolver problemas.

Para melhorar o desempenho do líder por meio de treinamento, a questão principal é:

Quais habilidades melhor ajudam os líderes a usar o conhecimento baseado em casos e modelos mentais para resolver problemas complexos?

Pesquisadores (Mumford, Todd, Higgs, & McIntosh, 2017) revisaram a literatura recente para identificar nove habilidades críticas para o desempenho da liderança.

Líder: 9 HABILIDADES PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS

  • Reúna informações para definir o problema.
  • Pense na origem do problema e nas possíveis soluções; e veja como elas estão relacionadas.
  • Considere todos os fatores que podem estar restringindo as soluções.
  • Planeje a solução e considere maneiras de evitar resultados prejudiciais.
  • Preveja objetivamente quais resultados ocorrerão após a implementação do plano.
  • Use a criatividade para desenvolver planos de contingência.
  • Avalie ideias e avalie soluções. Qual será o mais eficaz?
  • Use sabedoria para avaliar soluções usando auto-reflexão objetiva, consciência e bom senso.
  • Crie uma visão e comunique, ajuste e articule planos para seguidores.

IMPLICAÇÕES PARA OS LÍDERES

Ao considerar o líder como um solucionador de problemas, as nove habilidades críticas acima ajudarão a melhorar o uso de conhecimento baseado em casos em modelos mentais de líderes.

Isso leva a uma solução de problemas mais eficaz.

Cada habilidade deve ser considerada mais ou menos importante, dependendo da situação.

Por exemplo, a criatividade pode ser importante durante crises imprevistas, mas a previsão pode ser mais crítica para problemas sociais com uma miríade de resultados possíveis.

Essas habilidades cognitivas são facilmente desenvolvidas por meio de treinamento, como intervenções instrucionais baseadas em estratégia ou exercícios de auto-reflexão.

Elas também podem ser consideradas para uso na avaliação do potencial de liderança.

No geral, essas habilidades permitem que os líderes naveguem com mais eficiência em conhecimento baseado em casos em modelos mentais, resultando em soluções de maior qualidade.

Referência(s)

Nota: este post é tradução do artigo publicado em I/O AT WORK.

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Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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