Inteligência emocional é uma das habilidades em crescimento

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7 razões pelas quais a inteligência emocional é uma das habilidades em crecimento

É por isso que os gerentes de contratação dizem que muitas vezes valorizam mais a inteligência emocional do que o QI.

Inteligência emocional é uma das habilidades em crescimento

por Harvey Deutschendorf.

De acordo com o Relatório do Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial, a inteligência emocional é uma das 10 habilidades profissionais em ascensão no Brasil.

A consciência de que a inteligência emocional é uma importante habilidade profissional, em alguns casos até superando a capacidade técnica, vem crescendo nos últimos anos.

Em uma pesquisa de 2011 sobre o recrutamento de mais de 2.600 gerentes de contratação e profissionais de recursos humanos,

  • 71% afirmaram que valorizavam a inteligência emocional de um funcionário em relação ao QI;
  • 75% disseram que eram mais propensos a promover um trabalhador altamente emocionalmente inteligente; e
  • 59% afirmaram que perderiam um candidato com QI alto, mas baixa inteligência emocional.

Por que as empresas estão colocando um prêmio tão alto na inteligência emocional? Aqui estão sete das principais razões pelas quais os candidatos emocionalmente inteligentes são tão valiosos.

1. Eles suportam a pressão no ambiente de trabalho

Lidar com pressões no local de trabalho e funcionar bem sob estresse exige uma capacidade de gerenciar nossas emoções.

Pessoas com níveis mais altos de inteligência emocional são mais conscientes de seu termômetro interno. Portanto, mais capazes de gerenciar seus níveis de estresse.

Elas tendem a ter mecanismos de enfrentamento mais desenvolvidos. Seus sistemas de suporte continuam funcionando de forma eficaz mesmo em situações difíceis.

A crescente rotatividade no local de trabalho provavelmente aumentará o estresse e elevará o valor daqueles que podem gerenciá-lo.

2. Entendem e cooperam com os outros

Pessoas com inteligência emocional altamente desenvolvida são menos defensivas e mais abertas ao feedback. Especialmente quando envolvem áreas de melhoria.

À medida que o trabalho em equipe se torna cada vez mais importante, as pessoas que são capazes de entender e conviver com os outros serão mais procuradas.

Pessoas emocionalmente inteligentes têm habilidades bem desenvolvidas.

O que lhes permitem construir relacionamentos com uma gama diversificada de pessoas de muitas culturas e origens. Isso é um ativo em um ambiente de trabalho cada vez mais globalizado.

3. São bons ouvintes

Todo mundo quer ser ouvido e entendido.

A capacidade de ouvir bem e responder aos outros é crucial para o desenvolvimento de fortes relações de trabalho.

Muitos de nós, no entanto, não somos tão bons em ouvir realmente o que os outros estão dizendo.

Por causa de sua capacidade de entender os outros, pessoas emocionalmente inteligentes estão em uma posição melhor para colocar suas próprias emoções e desejos de lado e levar os outros em consideração.

Sua capacidade de captar as emoções das pessoas, por meio do tom de voz e da linguagem corporal, é útil nas configurações da equipe.

4. Estão mais abertos ao feedback

Feedback aberto, oportuno e honesto é essencial para o desempenho no trabalho. Especialmente em um momento em que as análises anuais de desempenho estão em declínio.

Pessoas com inteligência emocional desenvolvida são menos defensivas e mais abertas ao feedback. Principalmente quando envolvem áreas de melhoria.

Seu elevado nível de auto-estima permite que olhem positivamente para as críticas, ao invés de levar o feedback para o lado pessoal.

5. Eles são empáticos

Pessoas emocionalmente inteligentes estão em uma posição melhor para colocar suas próprias emoções e desejos de lado e levar os outros em consideração.

A colaboração com os outros não se limita apenas a problemas logísticos, mas também responde aos sentimentos dos colegas de equipe.

Pessoas com alta inteligência emocional são capazes de usar sua sensibilidade para construir confiança e coesão.

Isso permite que as equipes se concentrem na tarefa em questão, em vez de se envolverem em brigas e políticas internas. Sua sensibilidade às necessidades dos outros age como um lubrificante que ajuda os membros da equipe a trabalharem juntos.

6. Eles definiram um exemplo para os outros seguirem

Pessoas emocionalmente inteligentes não ficam facilmente confusas quando as coisas não correm de acordo com o planejado.

Seu jeito de se relacionar torna mais provável que os outros tentem imitá-las. É por isso que a inteligência emocional é a chave para influenciar as pessoas em uma organização, independentemente do título oficial.

A capacidade de superar as irritações diárias leva as pessoas com inteligência emocional a respeitar as pessoas que estão acima delas, bem como de seus colegas.

7. Tomam decisões mais elaboradas e completas

Por causa de sua capacidade de ver as coisas do ponto de vista do outro, pessoas inteligentes emocionalmente são capazes de fazer melhores julgamentos sobre como suas decisões afetarão os outros.

Isso não apenas resulta em melhores tomadas de decisão em geral. Também ajuda a gerenciar o controle de danos quando certas decisões levam a consequências negativas.

Ser capaz de julgar os resultados de suas escolhas permite que pessoas emocionalmente inteligentes se comportem de maneira mais proativa.

Considerações finais

As pessoas que demonstram uma capacidade aprimorada de se adaptar à mudança, gerenciar suas emoções e trabalhar bem com uma gama diversificada de pessoas já são valiosas na maioria dos locais de trabalho.

Mas com as taxas de rotatividade e pressões no local de trabalho crescendo, elas se tornarão ainda mais procuradas do que nunca.

Referência(s)

Harvey Deutschendorf -7 Reasons Why Emotional Intelligence Is One Of The Fastest-Growing Job Skills.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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