Fatores que influenciam o clima organizacional

Share

por Ronaldo Lundgren.

fatores que influenciam o clima organizacional

Fatores que influenciam o clima organizacional

O RH Portal define clima organizacional como um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.

Clima organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

Para que serve conhecer o clima organizacional

A apuração do nível de satisfação dos colaboradores, se faz necessária para:

  • Indicar e apoiar as decisões dos gestores;
  • Mensurar como está a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores. Assim, se a qualidade do trabalho for pobre, conduzirá à alienação do empregado e à insatisfação, à má vontade, ao declínio da produtividade. Também, a comportamentos contraproducentes (como absenteísmo, rotatividade, roubo, sabotagem, militância sindical etc.);
  • Estabelecer referências confiáveis sobre um ambiente específico para implementar ações, onde cresça a motivação, gerando um espírito participativo, efetivo, levando a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento.

O clima organizacional é uma variável que influi diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua atmosfera psicológica.

Esta atmosfera é fruto do conjunto de percepções das pessoas que compartilham seu dia-a-dia com a organização. A pesquisa revelará a realidade percebida pelos colaboradores e não somente o que efetivamente acontece.

Se a qualidade do trabalho for boa, conduzirá a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar suas contribuições e elevar suas oportunidades de êxito psicológico e a administração tenderá a reduzir mecanismos rígidos de controle social.

7 fatores que influenciam o clima

Para José Roberto Marques, existem 7 fatores que influenciam o clima organizacional de uma empresa:

Flexibilidade – Quanto os funcionários se sentem livres para inovar.

Responsabilidade – Senso de responsabilidade para com a empresa.

Padrões – Níveis de padrão/processos definidos na empresa.

Recompensas – Quanto as recompensas recebidas são vistas como corretas.

Transparência – O quanto as pessoas entendem os valores e missão da empresa.

Comprometimento – nível de compromisso com um propósito em comum.

Liderança – A qualidade das lideranças em geral da empresa. As atitudes do chefe impactam sobremaneira o clima organizacional. (Consulte o artigo “Quanto vale o sorriso do chefe“)

Considerações finais

Líderes que usam estilos que afetam o clima positivamente conseguem, sem dúvida, resultados financeiros melhores do que aqueles que usam estilos com efeito negativo.

O clima organizacional na empresa é responsável por 1/3 dos resultados, o que é demais para ser ignorado. O estilo do líder é o que mais afeta o clima.

[INFOGRÁFICO] Fatores que influenciam o clima organizacional (233 downloads)

Existem outras pessoas que aguardam uma indicação de leitura vinda de você. Compartilhe! Não as deixe esperando.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta