Energia e espírito de decisão

Share

por Ronaldo Lundgren.

Lider

Liderar pressupõe decidir em função do interesse do grupo.

Como afirma Eugênio Valadares, Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais, “É o líder, muitas vezes, autor não apenas de seu próprio destino, mas de toda uma equipe, uma coletividade, um povo”.

[…] sem liderança, entretanto, não há organização consistente para cumprir a missão e alcançar o objetivo. Sem liderança as nações fracassam, as organizações naufragam e as instituições se esboroam. (Klinger Sobreira de Almeida)

Os atributos que um líder deve possuir são inúmeros. Dois deles, no entanto, servem para dar um sentido de direção e de estímulo aos liderados. Energia e espírito de decisão são o tema deste post, que se baseou na obra de Jarbas Gonçalves Passarinho – Liderança Militar.

Energia

A energia é uma qualidade moral da maior relevância para o exercício da liderança. Não se compreende um líder apático, delegando suas responsabilidades continuamente.

Pela energia, um líder estimula os demais, motivando-os a se superarem na execução da tarefa. Com energia, o líder consegue, nos momentos dramáticos, impor sacrifícios aos liderados, que compreendem as dificuldades que terão que enfrentar para atingirem juntos o objetivo pretendido.

Vale destacar que energia não é sinônimo de rudeza nem de arbitrariedade. É mais substância do que forma. Está mais no ato em si do que na maneira.

Enérgico é o líder que, após estudar um problema racionalmente, chega à conclusão de que é preciso adotar medidas que ferem frontalmente as conveniências de terceiros. E as adota, a despeito de toda a oposição em contrário. Sem gritos, sem alardes, sem violências verbais.

Espírito de decisão

O espírito de decisão precisa apoiar-se na energia do líder. Para decidir, o líder precisa ter capacidade, inteligência e visão global que lhe permitam adaptar os princípios gerais às peculiaridades do caso em estudo e alcançar, num relance, a melhor solução.

Porém, muitas vezes a decisão tomada pelo líder pode contrariar interesses poderosos. Daí a necessidade da energia. Sem ela, o líder se deixará dominar por sua incapacidade de lutar para enfrentar as fortes reações ou cederá ao sentimentalismo, comprometendo o conjunto por causa de alguns.

Um dos piores defeitos do líder é a indecisão. Um líder sem energia e hesitante não inspira confiança naqueles que lidera. A capacidade de decisão é a condição por excelência do líder. Comentando a importância desse tópico, o Coronel Edward L. Munson Jr escreveu: “o fato de ter esperar que um líder tome uma decisão constitui, por si só, um motivo de descontentamento. Talvez só exista uma outra coisa, pior do que esta, qual seja a de, uma vez iniciado um trabalho, ter de interrompê-lo diversas vezes, devido a ser o dirigente absolutamente incapaz de traçar um plano e segui-lo completamente”.

Jarbas Passarinho ressalta que há chefes que se caracterizam por fazer consulta, reuniões de seus auxiliares imediatos e com eles chegar a uma decisão. No entanto, embora as opiniões alheias sejam importantes e bem-vindas, cabe ao líder decidir. Para isso, ele precisa possuir confiança em si mesmo. As ideias alheias têm valor. Mas o líder não deve se sentir “escravo” delas.

Conclusão

Energia e espírito de decisão caminham juntos. O líder precisa combinar essas duas atitudes, valendo-se da energia para impulsionar, motivar e perseverar na decisão que tomar. Os liderados estão na espreita. Vendo cada passo do líder. Esperando que a direção e o ritmo sejam apontados.


(*) Este post baseou-se na obra de Liderança Militar, de Jarbas Gonçalves Passarinho, publicada pela Bibliex Editora.

(**) Eugênio Pascoal da Cunha Valadares – Monografia “A liderança militar a partir da exigência do bacharelado em Direito para ingresso ao Oficialato da Polícia Militar de Minas Gerais”.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta