Dominando serendipity para liderança

Share

por Ronaldo Lundgren.

O acaso só favorece a mente preparada. Louis Pasteur

Serendipity é uma palavra em inglês que significa uma feliz descoberta ao acaso.

Dizendo de outro modo: é a sorte de encontrar algo precioso onde não estávamos procurando. (Significados)

Serenpidity foi aportuguesado.

Na Wikipedia, descobrimos que Serendiptismo se origina da palavra inglesa Serendipity. Ela foi criada pelo escritor britânico Horace Walpole em 1754, a partir do conto persa infantil “Os três príncipes de Serendip”.

Esta história de Walpole conta as aventuras de três príncipes do Ceilão, actual Sri Lanka, que viviam fazendo descobertas inesperadas, cujos resultados eles não estavam procurando realmente.

Graças à capacidade deles de observação e sagacidade, descobriam “acidentalmente” a solução para dilemas impensados.

Esta característica tornava-os especiais e importantes, não apenas por terem um dom especial, mas por terem a mente aberta para as múltiplas possibilidades.

Acaso e conhecimento

Valeria Mecozzi entende que Serendipipity é a centelha da magia causada pelo simples acaso, um momento no tempo que não pode ser previsto.

Mais do que uma simples casualidade, serendipity combina o acaso com o conhecimento adquirido. É um acidente que cria oportunidade.

Serendipity, portanto, é uma capacidade. E, como tal, deve ser treinada para reforçar seu propósito e probabilidade de sua ocorrência. Portanto, não se trata de sorte. Na verdade é resultado.

E o resultado surge quando você sai de sua “bolha”. Ficar trocando ideias com pessoas de perfil semelhante ou do mesmo ambiente de trabalho não ajuda muito. As diferenças ajudam mais.

Falar da importância da diversidade virou lugar comum. O neo-zelandês Peter Mandeno, criador dos eventos “Wok+Wine“, chegou à conclusão:

“Todos falam sobre diversidade e convidam a diferentes perspectivas, mas muitas vezes retornam aos mesmos lugares para fazer as mesmas coisas e conhecer os mesmos tipos de pessoas”.

Pensando em proporcionar condições para o acaso e o conhecimento se encontrarem, Peter criou um modelo de eventos que reúne um grupo de pessoas tão diversificado quanto possível em uma sala.

Essas pessoas têm uma boa comida, acompanhada por um bom vinho. Durante 3 horas, elas podem interagir e aumentar suas redes de contato.

Wok + Wine é um encontro em pé. Profissionais de várias áreas se encontram para comer camarão e beber vinho. Eles não perdem tempo fazendo escolhas de cardápio. Com isso, concentram suas mentes no que interessa: as outras pessoas que têm um conhecimento que você não possui.

 

É possível planejar momentos serendipity

Para começar, é necessário ter uma mentalidade curiosa. Aumente sua disposição para assumir riscos.  Seja empático, ou seja, tenha a “capacidade de deliberar sobre os estados mentais de outras pessoas”.

Compartilhar experiências profissionais com pessoas de históricos distintos, mesmo por curtos períodos, ajuda a encontrar novas soluções. Porém, as pessoas precisam estar com a mente aberta para adquirir os conhecimentos que “estão no ar“.

Quando todos estão no mesmo barco, aumentam as conexões por terem feito algo juntos.

Para que essas conexões aconteçam, Peter Mandeno acredita que a “conectividade humana” se dá em torno da tríade:

  • Mentalidade
  • Conexões
  • Ativação

Sem a mentalidade certa, conexões inesperadas provavelmente não acontecerão. E o valor inerente a essas conexões é insignificante até que seja ativado.

Quando você projeta os ambientes ao redor para que a oportunidade surja, você cria maiores chances de que isso aconteça.

Considerações finais

Encontrar pessoas para levá-lo mais longe é uma habilidade altamente casual.

Esteja preparado para fazer conexões. Em seguida, certifique-se de que irá encontrar o tipo certo de pessoa que irá complementar seu conhecimento.

Pergunte a si mesmo:

“Como me preparo para conexões improváveis, como posso me colocar em ambientes que criam conexões mais profundas e mais divergentes?”

Referência(s)

Significados – Serendipity.

Wikipedia – Serendipidade.

THNK – Serendipity.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta