Conheça a Cultura organizacional e o Clima organizacional

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por Ronaldo Lundgren.

Conheça a Cultura organizacional e o Clima organizacional

Não tem como se falar em Clima Organizacional sem antes definir o que é Cultura organizacional.

Cultura é a causa e o clima é consequência dela. Toda organização tem sua cultura, independente de seu tamanho. Ela é formada pelos valores, as crenças, os costumes e as tradições. A cultura molda a identidade de uma organização.

CULTURA = VALORES + CRENÇAS + COSTUMES + TRADIÇÕES

A palavra clima origina-se do grego klimae. Significa tendência ou inclinação. O clima é algo que não se pode ver ou tocar, mas ele é facilmente percebido dentro de uma organização através do comportamento dos seus colaboradores.

Cultura é a causa e o clima é consequência dela.

Clima organizacional é a situação em que o colaborador se encontra dentro do ambiente de trabalho, que influencia em seu comportamento tanto positiva como negativamente.

Mundo em movimento

Atualmente, as organizações passam por constantes transformações havendo assim a necessidade de buscar por inovação, produtividade e consequentemente lucratividade.

O fator humano é o ponto chave para melhorias nas organizações diante de um mercado tão concorrido. Hoje em dia, mesmo com desemprego em alta, são comuns as reclamações dos colaboradores em diversas áreas. Eles se mostram insatisfeitos com as condições em que trabalham, com as suas remunerações e com a falta de realização profissional.

Nos anos 90, a economia brasileira abriu seu mercado para produtos estrangeiros. Com isso, as empresas brasileiras tiveram que procurar estratégias para reduzir custos e se inserir nesse mercado competitivo.

Entre essas estratégias destacam-se:

  • a terceirização;
  • a reengenharia;
  • o downsizing;
  • as alianças estratégicas;
  • o intenso uso da automação;
  • a aquisição; e
  • fusões.

Um ponto em comum nessas estratégias é a redução do quadro de pessoal. Com elas, a ansiedade, pressões por resultados e insegurança passaram a fazer parte do ambiente de trabalho.

Os funcionários mudaram suas atitudes e a forma de ver a empresa. Deixaram de “vestir a camisa”, o que acarretou em alta rotatividade de colaboradores.

Com as fusões, aquisição e privatizações as culturas algumas vezes se confundem. Os valores e crenças acabam tendo conflitos. Com reflexos no ambiente da empresa e consequentemente no nível de satisfação dos funcionários.

A era da informatização se incumbiu para transformar o mercado. Por meio da automação e da robotização, o capital humano deixou de ser meramente fornecedor de mão-de-obra, com atividades repetitivas e limitativas. Ele passou a ser fornecedor de conhecimento, sendo assim mais criativo e inovador.

Chiavenato acredita que “O capital humano depende de talentos que a empresa precisa conquistar reter, aplicar, desenvolver, motivar e recompensar”. A organização tem que proporcionar as condições para o capital humano alcançar os resultados pretendidos.

Cultura organizacional

cultura organizacional e o clima organizacional

A cultura organizacional são hábitos, crenças, costumes e valores dentro da organização.

Cada empresa possui sua cultura organizacional. Ela se manifesta através do modo como a organização trata seus clientes, seus funcionários e realiza suas transações comerciais. Ou seja, são as normas informais que ocorrem diariamente na empresa.

A cultura organizacional influencia o comportamento de todos os indivíduos e grupos dentro da organização. Ela impacta o cotidiano da organização:

  • suas decisões;
  • as atribuições de seus funcionários;
  • as formas de recompensas e punições;
  • as formas de relacionamento com seus parceiros comerciais;
  • seu mobiliário;
  • o estilo de liderança adotado;
  • o processo de comunicação;
  • a forma como seus funcionários se vestem e se portam no ambiente de trabalho;
  • seu padrão arquitetônico;
  • sua propaganda, e assim por diante.

A cultura apresenta um forte e crescente impacto no desempenho da organização, sendo sua personalidade, seu comportamento e sua mentalidade. A cultura organizacional é um fator de reconhecimento das empresas. Ela, assim como a tecnologia, os equipamentos e os recursos financeiros, pode ser trabalhada da melhor forma possível para conseguir os objetivos da empresa.

Cultura implícita e explícita

A cultura pode ser explícita e implícita.

A explícita pode ser percebida por meio de códigos éticos, declarações de princípio, credos, ou através das políticas e normas da organização, ou seja, através de reuniões, seminários e palestras.

A cultura implícita penetra mais profundamente do que as faladas ou escritas. É identificada por meio das observações das ações, decisões, preocupações e as prioridades da administração.

A mudança da cultura organizacional pode ser uma das maiores dificuldades que a empresa enfrenta. Isso não significa que ela não possa ser mudada. No entanto, sua mudança significa mudar o comportamento dos seus colaboradores e a forma de pensar.

Atualmente vive-se no mundo em constantes mudanças e a cultura organizacional pode e deve acompanhar essa inovação.

Clima organizacional

cultura organizacional e o clima organizacional

Estresse, motivação, liderança são alguns dos fatores que estão associados ao clima organizacional. Seus fatores devem ser levados em consideração para que se tenha um bom desempenho e um ambiente saudável dentro das organizações. As pessoas precisam sentir-se motivadas para se envolverem e se comprometerem com a organização.

“O clima organizacional é favorável quando proporciona a satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades”. (Chiavenato)

O clima organizacional está voltado para análise do ambiente interno. Com isso, a empresa deve elevar o nível de motivação dos seus colaboradores. Assim, ao mesmo tempo que tentam atingir os seus objetivos pessoais, estarão atingindo os objetivos da empresa. (Para mais detalhes ver Fatores que influenciam o clima organizacional).

Existindo um agradável clima organizacional, é provável que a satisfação das necessidades dos funcionários sejam atendidas. Quando o clima é desagradável, existirá frustrações, insegurança e desconfiança entre os colaboradores.

Quando o clima organizacional é insatisfatório, podem-se perceber certos conflitos. Que acontecem tanto entre colaboradores, como entre chefia e subordinado. O que gera prejuízos para a empresa. Um dos aspectos que se pode perceber em um clima organizacional insatisfatório é o alto índice de rotatividade dos funcionários.

Dimensões do clima organizacional

Segundo Chiavenato, as dimensões do clima são:

  • Estrutura organizacional – pode impor liberdade ou limites de ação para as pessoas através de regras, regulamentos, autoridade, especialização, etc. O clima será agradável se obtiver liberdade.
  • Recompensas – a organização pode criticar ou incentivar os colaboradores pelos resultados alcançados, quanto mais estímulo e incentivo melhor será oclima organizacional.
  • Calor e apoio – a organização pode manter um clima de cooperação ou de negativismo, quanto melhor o companheirismo melhor será o clima.
  • Responsabilidade – pode reprimir ou incentivar o comportamento das pessoas por meio da negação de iniciativa, restrição quanto a decisão pessoal, etc.
  • Risco – a situação de trabalho pode estimular no sentido de assumir novos desafios como protetora para evitar riscos, quanto maior o estímulo melhor será o clima.
  • Conflitos – a fim de evitar choques ou incentivar os diferentes pontos de vistas a organização pode estabelecer regras e procedimentos, administrando os conflitos por meio da confrontação.

Considerações finais

O clima organizacional é o espelho da cultura na organização. Ele reflete o universo da empresa. Que, por sua vez, é influenciado pela forma como as pessoas se comportam dentro da organização, sua satisfação e seu desempenho laboral.

O clima é afetado por fatores externos. Entre eles, estão as condições de saúde, habitação, lazer, família dos colaboradores, e a cultura organizacional, que é uma das principais causas. Pode-se afirmar que o clima organizacional é uma consequência da cultura.

Clima é um fenômeno temporal. Altera-se conforme os ânimos dos colaboradores. A cultura é formada por práticas constantes, estabelecidas a longo prazo.

Referência

Aline de Souza Bezerra. CLIMA ORGANIZACIONAL: FATORES QUE INFLUENCIAM NA EMPRESA XYZ

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

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