Como melhorar seu relacionamento interpessoal

Share

por Elizabete Otero.*

Relacoes Interpessoais

Como melhorar seu relacionamento interpessoal

Este é um tema que confunde muitas pessoas, mas é essencial para quem deseja alcançar o sucesso e realizar todos os seus sonhos.

Independentemente da esfera de atuação, nada pode ser feito sem a comunicação em sociedade e, portanto, o relacionamento interpessoal precisa sempre de aprumo.

Relacionamento interpessoal nada mais é do que um conceito da sociologia e da psicologia e envolve a relação entre duas ou mais pessoais e pode ser inserido no âmbito das amizades, familiar e profissional.

O mundo dos relacionamentos, ou seja, tudo neste mundo, depende do seu desenvolvimento no relacionamento interpessoal. A congruência é fundamental para alçar voos mais altos e conquistar as metas e objetivos pessoais e da sua empresa.

Neste artigo, você encontrará algumas dicas de como melhorar seu relacionamento interpessoal.

Foco nas emoções positivas

Sem dúvida, você já viveu uma experiência desagradável na vida. Todos estamos sujeitos a esses momentos, mas somente algumas pessoas decidem carregar essas memórias para todas as ocasiões de seu cotidiano.

Esta é uma trava para o sucesso do relacionamento interpessoal. As emoções negativas trarão danos imensos a sua carreira profissional, em todos os aspectos. Imagine uma reunião com um cliente ou uma entrevista de emprego carregada de emoções negativas? Não há como funcionar.

Pense sempre de maneira positiva e, quando a situação for difícil, concentre-se naquilo que te dá mais força e vá a luta.

Ponha-se no lugar do outro

Tu sabes quem és e todas as suas vontades e desejos, mas outras sete bilhões de pessoas no mundo carregam diferentes emoções e expectativas e lidar com elas nem sempre é fácil.

Exatamente por isso, pensar no que o companheiro precisa e o que pode querer é fundamental para um relacionamento interpessoal bem-sucedido.

Desenvolva sua empatia, desvende os anseios dos outros e demonstre sua compreensão com atos e palavras. Tal postura ajudará suas decisões a se tornarem melhores, pelo bem de todos.

Aprenda outra língua

Em um mundo globalizado, a comunicação apenas com sua língua pátria pode não ser o bastante. Muitas experiências aguardam aqueles que aprenderam, ao menos, o inglês. Novas ideias, costumes, educação e um universo inteiro de relacionamentos.

Além do inglês, línguas como o espanhol, o alemão, francês e o mandarim, língua mais falada na China, são ótimas opções para melhorar seu relacionamento interpessoal em todos os aspectos. E no âmbito profissional, falar mais línguas é sempre ótimo para o currículo.

Relacionamento interpessoal com quem você não gosta

O mais bondoso e amigável dos seres humanos, cria diferenças com um ou outro indivíduo, entretanto, o relacionamento interpessoal indica cuidado para não tornar essas diferenças em inimizades desnecessárias. Principalmente no mercado de trabalho.

Abrace as mentalidades divergentes e cresça com isso. Não perca tempo fazendo inimigos errados. Isso é ruim para os negócios e para a vida.

Aprenda a ouvir

Preste atenção quando os outros estiverem falando. Ouça o que eles têm a dizer mesmo que seja para descartar em seguida, mas apure todos os dados antes de fazê-lo, algo que só será possível dando ouvidos a tudo.

Para ajudar a avaliar melhor, faça anotações. Aqueles que prestam atenção nas palavras, armazenam mais dados, isto é um fato.

Reconheça suas falhas

O reconhecimento dos próprios erros é fundamental para o convívio interpessoal. Poucas coisas afastam mais do que a arrogância. E você também perderá muito, pois ninguém se dá ao trabalho de retrucar alguém que se considera acima de tudo.

Não haverá diálogo e o aprendizado advindo da conversa com outros semelhantes, não existirá.

Aprenda a agradecer

Este tópico não trata exatamente de agradecimento, porém, de educação. “Por favor”, “por gentileza”, “muito obrigado” e até mesmo termos mais coloquiais como “abraço”, “até mais” “valeu” fazem maravilhas nos relacionamentos do dia a dia.

Conquiste as pessoas pelo reconhecimento e pela educação, não pela imponência. Os resultados proferidos da gentileza são sempre muito maiores.

Considerações finais

Caso ache todas essas dicas difíceis de lidar sozinho, existem áreas e técnicas que podem ajudá-lo nessa tarefa. Entre elas o coaching, programa que pode identificar as falhas e traçar um caminho completo para se sobressair sobre elas.

Entre em contato conosco para saber mais sobre o coaching e melhorar o seu relacionamento interpessoal.


Elizabete Otero tem mais de 35 anos de experiência profissional. Coach, Treinadora e Consultora, com foco em Gestão Estratégica de Pessoas, Negócios e Transformação Pessoal.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta