Como Líderes e Coaches Cultivam o Propósito no Trabalho

Share

por Ann Flanagan Petry.(*)

líderes e coaches cultivam o propósito no trabalho

Como Líderes e Coaches Cultivam o Propósito no Trabalho

No primeiro dia de Satya Nadella como CEO da Microsoft, ele enviou uma carta para todos os funcionários.

Ele começou explicando o que o atraiu para trabalhar nesta empresa – e por que ele ficou.

Ele compartilhou sua crença de que seu trabalho na Microsoft poderia ajudar a tornar o mundo um lugar melhor. E terminou a carta com um convite para que cada funcionário, como ele, encontrasse sentido em seu trabalho.

Finalmente, acredito verdadeiramente que cada um de nós deve encontrar sentido em nosso trabalho. O melhor trabalho acontece quando você sabe que não é apenas trabalho, mas algo que melhorará a vida de outras pessoas. – Satya Nadella.

Nadella poderia ter se concentrado em participação de mercado ou preço das ações. Ou ainda na necessidade de permanecer ágil em uma indústria extremamente competitiva, mas não o fez.

Ele optou por se concentrar em algo profundamente pessoal e sincero: encontrar o significado e o propósito de uma pessoa no trabalho.

O que te motiva

Como se vê, a intuição de Nadella, de direcionar seus funcionários para descobrir o significado mais profundo de seu trabalho, vinha de sua própria necessidade interior de significado em meio a experiências pessoais de tragédia.

Segundo ele, sua clareza de propósito se deve ao seu filho mais velho.  Zain, de 21 anos, que está gravemente incapacitado.

Ele nasceu pesando apenas três quilos. Devido a asfixia no útero, é deficiente visual, tem comunicação limitada e é tetraplégico.

A jornada de Zain é um lembrete constante do que realmente importa na vida.

Na verdade, Nadella acredita que o significado e a empatia são fundamentais para a agenda de inovação da empresa.

Ele parece ter desencadeado algo muito poderoso dentro dos funcionários da Microsoft.

Sob o olhar de Nadella, a empresa transformou rapidamente o foco do Windows para novas tecnologias. Foram incluídos cloud computing e inteligência artificial. Só em 2017, as ações da Microsoft saltaram 35%, a maior da história da empresa.

O que faz de Nadella um líder tão compreensível e atraente é sua capacidade de ajudar seus funcionários a se engajarem no trabalho de uma maneira que pareça profundamente diferente.

Os trabalhos são mais do que tarefas, são contribuições significativas que farão a diferença na vida dos outros.

Ele ajuda seus funcionários a aproveitar sua contribuição exclusiva para melhorar o mundo.

Por que o significado do trabalho importa

As pessoas que acreditam que o seu trabalho é significativo. E que contribuem para uma causa social sentem uma maior sensação de bem-estar. Elas possuem qualidades importantes que as organizações precisam e desejam.

Por exemplo, pessoas que encontram sentido em seu trabalho tendem a trabalhar mais. E são membros de equipe mais inovadores, criativos, engajados e impactantes.

Os millennials têm uma probabilidade 5,3 vezes maior de permanecer no trabalho quando têm uma forte conexão com o objetivo do empregador.

73% dos funcionários que dizem trabalhar em uma empresa orientada por objetivos consideram-se envolvidos. Em comparação, apenas 23% daqueles que trabalham em outras empresas se acham envolvidos.

Empresas como a Microsoft entendem que quando os funcionários acreditam que seu trabalho tem significado, eles são mais comprometidos, criativos e inovadores.

De fato, quando os funcionários podem ver sua conexão com um chamado maior, isso libera energia e motivação positivas. Catalisar a inovação e o trabalho em equipe está no centro do sucesso.

Líderes e treinadores podem ajudar os funcionários a ver o significado em seu trabalho diário.

Infelizmente, menos de um terço dos líderes empresariais ajudam os funcionários a conectar seu próprio objetivo ao trabalho da empresa. Esta é uma enorme oportunidade perdida.

É um mito pensar que encontrar significado em nosso trabalho requer desistir de tudo para prosseguir em alguma outra carreira.

A verdade é que não importa o trabalho que você tenha, há oportunidades para explorar o significado e o propósito.

Líderes e coaches podem ajudar os funcionários a entender a importante contribuição que estão dando agora, mostrando como estamos todos interconectados e interdependentes.

Por exemplo, o gerente que lembra ao técnico de eletricidade que a linha de energia que ele conectou está permitindo que uma criança dependente de uma máquina de oxigênio respire mais facilmente.

Ou o supervisor que indica ao funcionário do call center que ela ajudou alguém a garantir viagens a tempo de estar com a família para uma ocasião alegre.

Mesmo as pessoas que trabalham em profissões que parecem cheias de significado, como saúde ou educação, geralmente experimentam uma falta de significado e propósito. No entanto, existem práticas que podem ajudar alguém a se reconectar com o significado do seu trabalho. Independentemente do trabalho que tenha.

Para descobrir mais significado no seu trabalho, tente isto:

Pense em três coisas que aconteceram durante o dia que foram bem e sua contribuição única no resultado positivo, então anote essas três coisas.

De acordo com a pesquisa, os melhores resultados para este exercício vêm depois de catorze entradas consecutivas. Portanto, seja consistente e dê um pouco de tempo para entrar em vigor.

Essa prática ajuda você a se concentrar nos eventos significativos do seu dia e em sua contribuição exclusiva para o evento.

Ao adotar esta prática, você aprende a sintonizar momentos que, de outra forma, poderiam ser negligenciados.

A pesquisa mostra que prestar atenção a três coisas boas a cada dia constrói um sentido mais profundo de significado e bem-estar. Isto promove uma mentalidade de gratidão.

Como coach ou líder, você pode desenvolver maneiras adicionais de ajudar a conectar seus funcionários ao significado com base nas ofertas exclusivas de sua empresa.

  • Qual é o benefício final para seus clientes ou clientes?
  • Alguém experimenta mais saúde, felicidade ou satisfação como resultado de seu trabalho ou produtos?

Nesse caso, esclareça qual é esse benefício e lembre aos funcionários o que está em jogo e como o papel deles contribui.

Por fim, ajude a dar aos funcionários uma oportunidade de propriedade de projetos de trabalho.

Se eles podem iniciar ideias e seguir adiante para ver os resultados finais, isso é um fator motivador incrivelmente poderoso para uma conexão e engajamento futuros, e finalmente se materializa para elevar o bem maior.

Referência(s)

Ann Flanagan Petry. How Leaders and Coaches Cultivate Purpose at Work. Publicado inicialmente em Key Step Media.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta