Como estabelecer metas

Share

por Ronaldo Lundgren.

Metas

Uma meta é um objetivo “almejado” que pode ser mensurado e claramente definido.

O estabelecimento de metas é essencial para a quase totalidade das atividades de uma organização. Com elas, a liderança cumpre, simultaneamente, duas importantes tarefas que estão a seu cargo: aponta a direção a seguir; e define o resultado que considera como sucesso.

Então, como estabelecer metas? Abaixo estão algumas considerações, baseadas no artigo “A era das metas impossíveis“, publicado na revista Exame.

Dose certa

Na hora de definir as metas, o ideal é fazer uma combinação da previsão de crescimento do PIB com a do próprio setor em que a companhia atua. Leve em conta um cenário positivo, um moderado e um pessimista e procure se aproximar do segundo para estipular as metas.

Atenção aos prazos

Em outubro, as projeções para o ano seguinte já começam a ser definidas – e com elas as metas da empresa. Em janeiro, as metas dos principais executivos devem ser repassadas para toda a equipe.

Sentido único

Voltar atrás em relação ao combinado inicialmente, só em casos extremos. Alterar as metas ao longo do ano – para baixo ou para cima – pode desmotivar os envolvidos ou passar a mensagem de que o jogo não é sério.

Poucos – e importantes – objetivos

Escolha ao máximo sete indicadores de avaliação para cada executivo – mais do que isso pode desviar a atenção do que de fato é prioritário. O ideal é que cada indicador tenha pesos semelhantes.

Ninguém ganha sozinho

Misturar metas coletivas ligadas à operação (como melhora de lucro e participação de mercado) a metas individuais (capacidade de inovar e liderança, por exemplo) é a melhor maneira de avaliar o desempenho de cada executivo e de incentivá-lo a buscar metas comuns.

Conversas constantes

Envolva os funcionários com diálogos abertos e contínuos sobre planos, metas e desempenho. É preciso que eles sejam informados sobre os resultados coletivos e individuais já alcançados e sobre como cada um deles pode melhorar.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

2 comentários em “Como estabelecer metas”

  1. Esse post define bem o que são as metas e como atingi-las com excelência. Queria muito que nossa presidente lesse isso, ao invés de virar meme com a frase abaixo:

    “Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta.” – Dilma Rousseff

Deixe uma resposta