Coaching para sua carreira

Share

por Ronaldo Lundgren.

coaching para sua carreira

Parabéns! Você terminou seu curso, aplicou para um emprego e foi contratado. Vai poder colocar em prática anos de aprendizado. Tudo está acontecendo como você imaginava.

No trabalho, depois da fase inicial de interação com os demais colegas, de conhecer um pouco da cultura da empresa e de entender “as manias” do chefe, você vai se sair muito bem. Alguns pequenos erros, que lhe ajudarão a aprender com a prática, são aceitos pela direção. Nada que comprometa.

Em determinados momentos da sua carreira, você vai sentir a necessidade de buscar conselhos. Orientações que lhe ajudem a progredir. O seu chefe pode lhe ajudar, afinal é uma de suas atribuições orientar os funcionários, de modo a cada um produzir o melhor para a empresa. Porém, suas dúvidas podem ser vistas como fraqueza, insegurança, inveja, ambição desmedida.

Coaching para sua carreira

Um outro tipo de profissional, o Coach, tem a expertise própria para lhe auxiliar a responder as suas questões. Normalmente, o Coach não pertencente aos quadros da empresa, tornando mais fácil o seu relacionamento com os funcionários, estabelecendo um bom grau de confiança.

É bem provável que já tenha ouvido, visto ou até mesmo sido assessorado por um Coach, sem se dar conta do serviço que ele estava prestando. Como o Coach pode lhe ajudar? O que é coaching? O que é Coach?

Coaching é uma atividade que visa orientar pessoas a desenvolverem suas habilidades e melhorarem suas performances. O coaching também ajuda a lidar com situações e desafios que inquietam a pessoa que busca esse tipo de serviço, evitando que esses casos se transformem em grandes problemas. Coach é o profissional que realiza o coaching.

Uma sessão de coaching se desenvolve pela conversa, entre a pessoa e o Coach. As questões são apresentadas e discutidas. Pelo diálogo, o Coach vai ajudar a pessoa a refletir para encontrar a resposta que procura.

Uma sessão de coaching


coaching para sua carreira

Para ilustrar, a lista a seguir apresenta certas preocupações que são discutidas durante uma sessão de coaching:

  • administração do tempo;
  • passos a seguir na carreira;
  • como reduzir o stress no trabalho e na vida particular;
  • como obter um equilíbrio entre trabalho e vida privada;
  • competências necessárias para progressão na carreira;
  • e como melhorar o relacionamento interpessoal.

Algumas organizações contratam os serviços de coaching visando corrigir alguma coisa que não está bem, segundo a avaliação da direção. Outras organizações encaram os serviços de coaching de forma positiva, que podem ajudar os funcionários a atingirem seus objetivos.

Coach não é conselheiro, psicoterapeuta, professor ou guru, embora as técnicas desses profissionais possam ser utilizadas nas sessões de coaching. O serviço é oferecido por profissionais bem qualificados e com larga experiência angariada ao longo dos anos.

Considerações finais

A sessão de coaching se reveste de um elevado grau de confidencialidade. Isso assegura liberdade e confiança para a pessoa expor seus questionamentos e seus pensamentos sem o receio de vir ser julgada. O trabalho do Coach é ouvir e fazer perguntas para ajudar a pessoa a chegar às próprias conclusões.

Quando chegar o seu momento, não se acanhe em buscar a ajuda de um profissional para melhorar sua carreira. É bom para você. É bom para os seus companheiros. É bom para sua família. É bom para sua empresa.

E agora?


Liderança – Caminho do Sucesso oferece os serviços de coaching profissional. Caso deseje, entre em contato. Envie uma mensagem para

ronaldolundgren@lideranca.blog.br

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Um pensamento em “Coaching para sua carreira”

Deixe uma resposta