CARREIRA: sua vantagem competitiva

Share

Carreira: sua vantagem competitiva

CARREIRA: sua vantagem competitiva
Como se destacar e tornar-se um grande líder

por Ronaldo Lundgren.

Você sabe que possui um grande potencial, mas que ainda não foi reconhecido. Em sua missão pessoal, está determinado a assumir uma posição de liderança no seu trabalho. Daquelas que permitem que você faça a diferença.

O que será preciso fazer para atingir essa missão?

Algumas perguntas podem lhe ajudar a traçar seu plano de carreira. Questões bem formuladas permitem formar uma visão de onde você se encontra e que caminho escolher para atingir seus objetivos.

Perguntas que ajudam

  • Quais competências, habilidades e conhecimentos você precisa para chegar lá?
  • Essas competências mudam conforme o estágio que você se encontra ou permanecem as mesmas ao longo de toda carreira?
  • É melhor continuar ou mudar de empresa para aumentar suas chances?
  • O que seu chefe procura ao avaliar se você tem potencial?
  • É preciso fazer campanha em causa própria e pedir uma promoção ou simplesmente baixar a cabeça e executar seu trabalho da melhor forma possível?
  • Como saber que atingiu o potencial desejado quando os executivos de sua organização não compartilham essas informações com você?

Caso essas perguntas façam sentido para você, o livro “Vantagem Competitiva no Trabalho“, de Jay Conger e Allan Church, traz o resultado de uma ampla pesquisa realizada com diretores de recursos humanos, líderes e fontes bibliográficas.

A ideia central do livro está centrada em 5 competências críticas, identificadas durante a pesquisa, que diferenciam os profissionais de grande potencial dos demais.

Os autores chamam essas competências de Fatores X do Talento de Grande Potencial.

Os 5 Fatores X são:

  1. Percepção da situação.
  2. Aceleração de talentos.
  3. Condução da carreira.
  4. Tradução das complexidades.
  5. Aprendizagem catalisadora.

Este livro identifica os atributos fundamentais para impulsionar a sua carreira e garantir que você permaneça no topo da lista de candidatos durante as discussões de planejamento para talentos” (Chris Kempczinski, Presidente do McDonalds nos EUA).

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta