Carisma você pode desenvolver

Share

por Ronaldo Lundgren.

Esse post teve como referências o artigo de César Romão e as dicas do portal Catho.


Ayrton Senna não era apenas bom de braço. Carismático e com pinta de bom moço, mas sem deixar de lado a sua personalidade forte e absolutamente competitiva, o piloto que alegrava a manhã de domingo dos brasileiros com seu talento e arrojo, também fazia bonito na propaganda. Não à toa, era figura fácil e pole position em comerciais de todos os tipos.Senna

O que é carisma? O que imaginamos ao ouvirmos que aquela pessoa tem carisma?

Segundo o dicionário, carisma é o conjunto de qualidades de personalidade que destacam pessoas a exercerem, espontaneamente, atitudes de líderes, contagiando aos que lhes são próximos. Aquele que tem carisma é estimado, ouvido, desperta o interesse, sendo simpático e contagiante.

A pessoa que tem carisma é aquela capaz de se destacar no meio da multidão. Normalmente, atrai muita atenção e causa boa impressão nas pessoas, apenas estando presente. Em consequência disso, essas pessoas se tornam muito queridas. Podem vir a serem odiadas por causa da inveja que despertam.


Você tem carisma? Faça o teste, é rápido e gratuito.


Carisma você pode desenvolver

Para Eduardo Shinyashiki, toda pessoa pode desenvolver o seu lado carismático. É importante ressaltar que o carisma não é uma qualidade ou um dom que nasce com a pessoa.

“Ele é uma característica que pode ser desenvolvida ao longo da vida. Também vale lembrar que elemento principal presente em quem tem carisma é a intenção verdadeira e honesta de inspirar, servir e se dedicar às pessoas, a um objetivo comum e ao interesse dos envolvidos. É a intenção autêntica de honrar e respeitar os outros que torna a pessoa magnética e carismática”. (Eduardo Shinyashiki)

Principais características

Uma pessoa carismática demonstra possuir quatro características principais. São elas:

Capacidade de se comunicar, que significa saber ouvir com atenção os outros para poder transmitir uma visão, um sonho, uma missão e construir consenso;

Capacidade de se relacionar, ou seja, compreender as outras pessoas, suas vontades, opiniões, cultura, as motivações e se colocar no lugar do próximo para poder flexibilizar os próprios comportamentos e atitudes e poder motivar o grupo e representá-lo nos seus valores como um de seus integrantes;

Capacidade de conhecer a si mesmo, saber direcionar os pensamentos em direção ao resultado, construir uma autoimagem positiva, em que a autoconfiança e a automotivação estejam presentes e fortaleçam a identidade;

Capacidade de realizar, que é saber colocar em prática e concretizar as palavras e intenções, com o objetivo de gerar resultados, satisfazendo as necessidades do grupo representa.

César Romão entende que carisma seja uma linguagem de expressão, uma técnica, não um dom herdado pela genética ou qualquer outra coisa. Prossegue afirmando que a melhor maneira de ser uma pessoa carismática, é ser uma pessoa autêntica com muito carinho, educação e respeito, conquistando assim a atenção de seus interlocutores.

O carisma só sobrevive, assim como as pessoas, baseado na verdade.

Uma pessoa que tem carisma se destaca sempre, e de um jeito bom.

Obs.: caso tenha gostado, por favor não deixe de curtir e compartilhar. Obrigado.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Um comentário em “Carisma você pode desenvolver”

  1. Muito bem pesado o nome do Ayrton Senna como referência de pessoa carismática, ainda mais no dia 1º de maio de 2015, dia em que se completa 21 anos sem a presença dele nas nossas manhãs de domingo.

Deixe uma resposta