Autoconhecimento: primeiro passo para investir em você

Share

por Ronaldo Lundgren.

Autoconhecimento: primeiro passo para investir em você

Autoconhecimento: primeiro passo para investir em você

“A COMPETÊNCIA É A REGRA DEFINITIVA DA LIDERANÇA e começa com o autoconhecimento”. (Dave Ulrich)

Precisamos conhecer nossas habilidades, nossos limites, nossas capacidades. E se faz necessário direcionarmos o nosso caminhar num desenvolvimento constante.

Se você não conhece suas crenças e valores, como estará preparado para enfrentar o mundo?

Se você não é emocionalmente maduro, como poderá aprender para melhorar sua capacidade profissional e crescer como líder?

Com o autoconhecimento, você consegue extrair importantes lições de suas experiências de vida. Aplicando-as com cuidado, discernimento, energia, coragem e humanidade, você deixa de seguir aquilo que é desejo dos outros.

autoconhecimento permite você identificar suas fortalezas e fraquezas. A partir daí, começa o caminho para investir em você mesmo. Para adquirir competência.

A competência requer coragem para ousar e assumir riscos. Exige também, humildade para aprender com os colegas e compartilhar com eles os frutos do sucesso.

Já sei quem sou

Se já se conhece, passe a investir em você. Planeje-se para adquirir a competência profissional que você almeja.

Alguns aspectos são comuns para quem deseja melhorar sua competência profissional.

1. PRATIQUE A CLAREZA DE RACIOCÍNIO – a clareza de raciocínio requer superar os detalhes para enxergar as implicações mais abrangentes. Procure identificar padrões. Para enxergar padrões, ao invés de ficar preso aos detalhes, é necessário aprender a estruturar os problemas conceitualmente e comunicar objetivos mais amplos.

2. TOLERE O ESTRESSE – uma das maiores fontes de estresse é o medo do fracasso. Muitas vezes, nada parece fácil. Particularmente com as ambiguidades e complexidades inerentes ao dia a dia. Espera-se que um líder administre as emoções e expectativas dos outros assim como as dele próprio. Então, mantenha a calma, mesmo em circunstâncias difíceis.

3. CUIDE DO SEU CARÁTER E INTEGRIDADE – o seu caráter é formado pelo conjunto de qualidades que define quem você é. Sua adesão a códigos de conduta moral guia suas ações e dimensiona sua integridade. Um caráter baseado em princípios sólidos de integridade desperta a confiança.

4. CUIDE-SE – o cuidado consigo mesmo significa desenvolver a resistência. Adquira a capacidade de responder a adversidades e manter sua energia diante das dificuldades. Cuide de sua saúde física, mental, emocional e social.

Considerações finais

Autoconhecimento: primeiro passo para investir em você. Tenha em mente que a competência começa dentro de cada indivíduo.

Quando você cuida de si, torna-se mais capaz de cuidar dos outros.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta