Uma atitude negativa é mais contagiosa do que você pensa

Share

Uma atitude negativa é mais contagiosa do que você pensa

por Darius Foroux.

atitude negativa é mais contagiosa

O que você acha que é mais provável que aconteça quando uma pessoa preguiçosa se junta a uma equipe altamente produtiva?

Opção A: A pessoa preguiçosa se inspira nas pessoas produtivas e em sua mentalidade positiva. A pessoa preguiçosa automaticamente eleva seu nível.

Opção B: As pessoas produtivas na equipe se tornam preguiçosas ao longo do tempo.

Não pode ser cenário B, né ?! Não é assim que funciona. A pessoa preguiçosa está sozinha. Não há como ele influenciar todo o grupo!

Quando a pessoa preguiçosa é cercada por pessoas produtivas, ela se inspira para fazer mais trabalhos também. Isso é o que a maioria de nós acha que vai acontecer.

Mas na minha experiência e pelo que aprendi com os outros, o oposto acontece.

Uma pessoa negativa pode facilmente destruir a dinâmica do grupo. Então, por que muitos de nós acreditam que a Opção A irá acontecer? É porque você olha para si mesmo.

Quando você tem boas intenções …

Você espera que outras pessoas também sejam assim. Eu recebo e-mails de leitores frustrados o tempo todo.

Líderes que parecem não inspirar sua equipe. Homens e mulheres que estão cansados ​​do comportamento destrutivo do parceiro. Pais que não podem ver seu filho jogando fora seu futuro.

Esses problemas são sérios e acontecem com todas as pessoas que se empenham na vida. Se você é positivo e tenta tirar o melhor de sua vida, espera que isso afete as outras pessoas.

Isso é porque pessoas como você e eu temos boas intenções. Queremos o melhor para os outros e para nós mesmos. Quando você se trata com respeito, você não pode imaginar que os outros estão estragando suas vidas.

Como uma pessoa destrói o coletivo

Sempre achei ser possível levar as pessoas a um nível mais alto. Afinal, sempre vivi assim. Olhava para as pessoas que estavam a minha frente e me inspirava nelas. Ainda sou assim.

Boas pessoas te fazem melhor. Mas não é assim que funciona para pessoas negativas. Demorei muitos anos para aceitar essa dura realidade da vida.

No Almanaque do Pobre Richard, Benjamin Franklin escreveu isso no século XVIII:

“A maçã podre estraga seu companheiro.”

Quando você permite uma maçã podre em sua vida, você está aceitando o comportamento delas. Não está nelas. É sobre nós. Somos nós que as capacitamos. Também cometi esse erro. E, no passado, me comportei como uma maçã podre também. É assim que sei que tem um impacto tão grande nas pessoas.

O grupo desmorona

Mas porque eu mudei, pensei que deveria dar chance para que outras pessoas mudassem. Isso só estraga a dinâmica do grupo. Lembre-se, a vida não é sobre você. É sobre o bem comum.

Então o que acontece quando você permite uma única maçã podre no seu grupo? O grupo desmorona. Um dos meus amigos, que é CEO de uma empresa de médio porte, me contou sobre o erro de contratar uma pessoa negativa. Sua equipe de vendas tinha um ótimo desempenho, registrava crescimento de dois dígitos em cinco anos e ele queria expandir.

O cara que ele contratou tinha um ótimo currículo e teve um bom desempenho durante o processo de entrevista. Nos primeiros 6 meses, fez várias vendas. Mas depois disso, começou a faltar, fofocar e agir negativamente em direção à liderança. Gradualmente, os outros funcionários começaram a fazer o mesmo. Estas eram pessoas que se apresentavam bem antes.

Durante um período de 18 meses, as vendas de quase todos os membros da equipe diminuíram. Quando conversei com meu amigo, ele finalmente demitiu a pessoa negativa. Mas já era tarde demais. Ele teve que reconstruir sua equipe. Disse que, em retrospecto, deveria ter feito algo mais cedo.

Nem tudo é ruim

Olha, esta é uma das coisas mais difíceis da vida. Eu também experimentei situações assim. Um único funcionário ruim pode comprometer sua empresa por anos.

E com que frequência você vê que um único relacionamento ruim estraga todos os seus futuros? A negatividade é contagiante.

Mas todos os itens acima NÃO significam que as pessoas são inerentemente ruins. Longe disso. As pessoas são boas. Eu sinceramente acredito nisso. E não devemos deixar experiências ruins com as pessoas nos deixarem azedas. Caso contrário, corremos o risco de nos tornarmos a maçã podre.

As sociedades mais bem sucedidas do mundo são baseadas na confiança. Precisamos fazer tudo ao nosso alcance para manter assim. E devemos nos aperfeiçoar para que nossa civilização melhore com o tempo. Gandhi disse uma vez:

“Você não deve perder a fé na humanidade. A humanidade é um oceano; se algumas gotas do oceano estiverem sujas, o oceano não ficará sujo”.

Mesmo com as mídias sociais hoje, não parece, mas a maioria das pessoas ainda é boa. Não esqueça isto. E se também formos bons, essas poucas pessoas negativas acabarão por mimar-se mutuamente.

Referência(s)

Darius Foroux – A Negative Attitude Is More Contagious Than You Think.

Observação: Eu uso links afiliados para recomendações de livros, o que significa que se você optar por fazer uma compra, eu ganharei uma comissão. Esta comissão vem sem nenhum custo adicional para você.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta