12 traços positivos de personalidade de pessoas eficazes

Share

12 traços positivos de personalidade de pessoas eficazes

traços positivos de personalidade de pessoas eficazes

Sua personalidade não está gravada na pedra

Sua personalidade é definida pelo que você faz, não pelo que você diz.

Pessoas altamente eficazes têm certos traços de personalidade que os tornam do jeito que são.

Às vezes, olhamos para uma pessoa e pensamos:

“Eu nunca posso ser assim!”

Falso!

Embora todos tenhamos traços de personalidade que parecem fazer parte do nosso DNA, minha experiência é que sua personalidade pode ser moldada mais do que você pensa.

Eu pessoalmente adotei traços de personalidade contrários à minha natureza e cultura.

Eu cresci na Holanda. Minha experiência é que as pessoas aqui são geralmente contrárias e pessimistas. É por isso que menos de 3% da minha audiência é holandesa. Eles não gostam de crescimento pessoal. Eu também era assim.

Mas quando comecei a viajar depois de me formar, mudei de opinião. Fui exposto ao crescimento pessoal e adotei muitas características de pessoas altamente eficazes – pessoas que conheci através do trabalho e da vida. Mas também aprendi lendo sobre pessoas inspiradoras.

A seguir, é apresentada uma lista de 12 traços de personalidade positivos.

Aprendi sobre essas características estudando pessoas eficazes de todas as esferas da vida. Ao adotar essas características para nós mesmos e agir de acordo, podemos formar nossa própria personalidade.

Capaz

Não há exceção para essa característica. Nunca conheci uma pessoa eficaz, feliz ou bem-sucedida que não era capaz. Eles levam a vida e trabalham a sério. Eles fazem coisas com um propósito. E o mais importante, eles sabem do que estão falando.

Curioso

Pessoas eficazes evitam suposições. Essa costumava ser minha maior armadilha. Eu fiz suposições sobre tudo. Um dos meus colegas de trabalho me disse certa vez: pare de fazer tantas suposições! Isso é o que eu fiz. Decidi ficar curioso. Pessoas eficazes fazem muitas perguntas. É assim que você evita suposições.

Assertivo

As pessoas pensam que você tem que ser legal. Isto é errado. É bom ser educado, mas você não precisa se esforçar para ser gentil o tempo todo. Pessoas eficazes pensam em si mesmas. Mas eles não sacrificam os outros. É disso que se trata a assertividade.

Perdoar

Guardar rancor é a coisa menos eficaz que você pode fazer. Muitas pessoas destruíram relacionamentos e dinâmicas de grupo por causa de rancores. “Como essa pessoa pôde fazer isso comigo!” Bem, talvez essa outra pessoa nem saiba o porquê! As pessoas fazem coisas estúpidas. Vá em frente.

Independente

Pessoas eficazes não são facilmente influenciadas por outras pessoas. Elas ouvem os outros. Mas são pensadores independentes. Elas não são facilmente influenciadas por eventos externos.

Respeitoso

Você sabe como as pessoas inseguras julgam você ou outras pessoas? “Você parece muito cansado. O que está acontecendo?” Essa é uma daquelas observações sujas que fazem você se sentir mal. Muitas pessoas querem te derrubar, o que automaticamente faz com que elas se sintam melhores que você. Pessoas respeitosas nunca fazem isso. Você também pode discordar das pessoas e ainda ser respeitoso.

Verdadeiro

Quando você conta mentiras regularmente (não importa quão pequenas sejam), você acaba sendo pego pela sua própria rede. Afinal, a mentira tem pernas curtas. É por isso que é melhor dizer a verdade. Nem sempre é bonito, mas pelo menos não é uma mentira.

Preciso

É difícil explicar as coisas em poucas palavras. Requer pensamento e esforço para ser preciso. É por isso que você vê muitas pessoas conversando sem parar. Elas não sabem o que dizer, então usam uma abordagem de espingarda. Pulverizam palavras e esperam que alguns atinjam a marca. Para ser mais preciso, você deve ser como um atirador. Cada frase e ação serve a um propósito.

Justo

As pessoas que dizem que justiça é um conceito impossível geralmente não são pessoas justas. Existem princípios universais de justiça. Em resumo, seja consistente na maneira como trata as pessoas. Essa é a coisa mais justa que podemos fazer. E sim, isso parece impossível na prática porque às vezes é contra a nossa natureza. Mas pessoas eficazes fazem muitas coisas que vão contra a natureza. Elas fazem coisas que os outros não fazem.

Flexível

A vida é complexa e cheia de mudanças. Para sobreviver e prosperar, é preciso se adaptar o tempo todo. É por isso que pessoas eficazes são altamente flexíveis e fluidas. Se você lhes der uma nova ideia que funcione melhor que a antiga, elas vão com a nova. Elas não se preocupam com o ego nem querem parecer inteligentes. Elas se preocupam com o que funciona.

Autoconsciência

Saber o que você pode e o que não pode facilitará sua vida. Com muita frequência, não temos consciência de quem somos. Mas, para ser eficaz, você deve saber quem é e do que é feito. E se você tiver fraquezas ou cometer erros, a autoconsciência o ajudará a ser honesto. Não há nada errado com a imperfeição. De fato, se você não é imperfeito, provavelmente é um robô.

Otimista

Ofereça às pessoas eficazes um desafio e elas pensarão em uma solução. Dê a elas uma visão sombria e acharão as coisas pelas quais agradecer. Em contraste, ser pessimista é a coisa mais fácil do mundo. Todos podem reclamar e dizer “não podemos fazer isso”. Mas é preciso ter força para dizer “vamos descobrir uma maneira de fazer isso acontecer”.

Outras considerações

Sua personalidade não é imutável.

Você pode ter certas tendências naturais. Mas com a mentalidade certa, pode adotar qualquer um dos traços de personalidade acima. Qual deles você deseja adotar depende da sua natureza.

Mas você não pode errar com os traços positivos.

Lembre-se de que é uma escolha se tornar uma determinada pessoa. É apenas uma questão de tempo para mudar a si mesmo. Porque uma vez que você define sua personalidade e age de acordo, não está mais se tornando um caminho; você simplesmente é assim.

Referência(s)

Darius Foroux –12 Positive Personality Traits Of Effective People.

Autor: Ronaldo Lundgren

Possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras; é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College; e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Deixe uma resposta